28/05/2021

SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

(Aprender com a BE)

“VAMOS CONHECER A SOCIEDADE MEDIEVAL”

            O trabalho colaborativo e de articulação com o currículo, subjacentes à iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, continua a ser implementado no nosso Agrupamento de Escolas.

Foi dinamizada a atividade “Vamos conhecer a sociedade medieval”, para os alunos do sétimo ano de escolaridade” nos dias 20 e 27 de maio, fruto do trabalho colaborativo entre a Biblioteca escolar e as professoras de História.

Nas quatro sessões realizadas, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de História, sobre a sociedade medieval, através da realização de um Kahoot.

Os alunos que obtiveram melhores resultados no questionário on line aplicado foram: Ema e Dinis (7ºA), Cosme (7ºB), Luísa Barbosa (7ºC) e Sérgio Azevedo (7ºD).

A atividade contribuiu para, de uma forma lúdica e divertida, os alunos realizarem a revisão, consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de História.



SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

(Aprender com a BE)

“O RATINHO MARINHEIRO”

        No âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, foi dinamizada mais uma atividade de trabalho colaborativo e de articulação com o currículo.

A atividade resultou do trabalho colaborativo entre a Biblioteca escolar e as educadoras dos Jardins de Infância de Moimenta e Chorense.

A professora bibliotecária procedeu à leitura em voz alta da história “O ratinho marinheiro” de Luísa Ducla Soares, a qual foi sendo acompanhada pela sua exploração através de um diálogo bastante participativo das crianças.

No seguimento da atividade, as crianças, sob a orientação da professora bibliotecária, construíram ratinhos e barcos, idênticos ao utilizado pela personagem principal da história.

A atividade contribuiu para desenvolver nas crianças o gosto pelos livros, para sensibilizar para a necessidade de proteger os mares e oceanos e para construírem materiais apelativos e associados à história ouvida e explorada.




COMEMORAÇÕES DO DIA DA EUROPA

         No âmbito das Comemorações do Dia da Europa, realizaram-se várias atividades presentes no Plano Anual de Atividades do nosso agrupamento e da iniciativa do grupo disciplinar de Geografia. Ao longo do mês de maio, os alunos do 7ºano, 10º e 11ºano do Curso de Línguas e Humanidades participaram em atividades e realizaram um conjunto de trabalhos que deram origem a uma exposição no recinto escolar. Os alunos do 7ºano, elaboraram cartazes alusivos ao Dia da Europa, os alunos do 10ºB fizeram cartazes referentes às NUTS II do nosso território nacional e os alunos do 11ºA elaboraram cartazes informativos relativos aos apoios financeiros comunitários, quer à escala nacional, quer à escala local, ou seja, os fundos europeus aplicados em Terras de Bouro.

No mesmo âmbito, os alunos do 11ºA produziram vídeos sobre a União Europeia, onde abordaram a sua história com os seus diversos alargamentos, dando um particular enfâse à adesão de Portugal e às vantagens de se ser cidadão europeu. Destes vídeos, o melhor foi selecionado para ser premiado (com materiais cedidos pela Europe Direct de Barcelos) e apresentado aos alunos do 3ºciclo do Agrupamento nas aulas de Cidadania ao longo do mês de maio.

No dia 19 de maio, aquando a disciplina de Geografia A, os alunos do 11ºA dirigiram-se ao auditório da Câmara Municipal de Terras de Bouro para assistir a uma sessão de esclarecimento sobre os fundos europeus aplicados no nosso concelho.

        Também estiveram expostos e foram disponibilizados aos alunos materiais sobre a União Europeia e cedidos pela Europe Direct de Barcelos.