24/10/2012

Semana da alimentação
A equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escola de Terras de Bouro em parceria com  a Unidade de Cuidados na Comunidade de Terras de Bouro (UCC), no âmbito do Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar, promoveu, entre os dias 16 e 23, a "Semana da Alimentação", iniciativa que levou aos jardins de infância e escolas do 1ºciclo de Rio Caldo, Valdozende e Terras de Bouro e ainda ao 2º ciclo na EBs de Rio Caldo.
Do programa constava um workshop sobre "Alimentação Saudável" que conseguiu cativar os alunos mais novos. Este era muito interativo e adequado às idades dos alunos. Os resultados foram muito positivos pois as mensagens foram muito claras e as crianças manifestaram já terem adquirido muitas das noções transmitidas.



 
A semana serviu também para apresentação do projeto SOBE, da equipa das Bibliotecas Escolares e à qual esta se tinha candidatado e que serviu igualmente para uma maior promoção da saúde oral junto dos mais novos e para os levar a fazer exercício físico.
 
 
 
 
 
Falando de exercício físico, os docentes de educação física, Amélia e Pedro, que colaboraram com a equipa das BE e com as enfermeiras Marisa e Vânia da UCC nesta iniciativa, abordaram um pouco alguns conceitos e exemplificaram a sua importância aliada à higiene oral e de uma boa alimentação.



 

 
No final de cada sessão, em jeito de prenda pelo bom comportamento, o público assistia a uma peça de teatro “A dor do dentinho canino”






 
e a uma canção com coreografia “Se a minha escova falasse”.


 

Ainda nesta semana, a Equipa das BE em articulação com os professores titulares de turma fizeram muitas atividades relacionadas com o Dia da Alimentação. Umas turmas fizeram cestas com frutas, outras panelas de sopa – jogo de legumes, outros confecionaram a roda dos alimentos. Os elementos da equipa das BE nessa semana, nas horas de atividade, mostraram um pequeno filme e uma canção sobre alimentação saudável. Foi muito divertido e todos estiveram com muita atenção.