22/01/2018

PROJETO “LER E PARTILHAR… COM A COMUNIDADE!”

  FÁBULA "O PASTOR E O LOBO"

      No dia 15 de março, no âmbito do projeto "Ler e Partilhar... Com a Comunidade" realizou-se, mais uma vez, uma atividade de leitura para os utentes do CAO de Souto.
       Foi apresentada a fábula "O pastor e o lobo", a partir da qual foi explorada a temática dos animais e os nomes coletivos associados aos animais.
       Mais um momento de aprendizagem e de muita alegria.




O projeto continua a ser implementado na comunidade local e desta vez contemplou a dinamização de uma sessão de hora do conto, para os utentes do CAO de Souto, no dia 19 de janeiro. 
      Foi apresentada a história "Ali Babá e os quarenta ladrões", a qual foi explorada através da identificação dos frutos secos que existem. Esta identificação fez-se, primeiramente, através de imagens e posteriormente através da observação de frutos secos reais e do desafio "vamos saborear os frutos secos" (para identificação dos frutos através do paladar).

“OS PAIS/MÃES TAMBÉM GOSTAM DE LER”

A Biblioteca Escolar lançou um desafio aos pais e encarregados de educação. Um desafio?
Sim! Os pais foram desafiados a dinamizar uma hora do conto para os seus educandos.

No dia 5 de março, a Joana Costa e uma voluntária de leitura (Ana Dias), mãe e prima de um aluno do Pré-Escolar da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo, colaboraram ativamente com a Biblioteca Escolar e dinamizaram um momento de leitura com a dramatização da história "A Carochinha e o João ratão" para as crianças do Pré-escolar da Escola Básica do Gerês e da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.




As mães e pais dos nossos alunos continuam a colaborar com a Biblioteca Escolar e a envolver-se na dinamização de sessões de hora do conto. Desta vez, a atividade foi dinamizada por uma mãe (Cristela Gonçalves) de um aluno do 2º ano da Escola Básica do Gerês, para todos os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica do Gerês, no dia 6 de março. A partir da história "A maior flor do mundo" foram abordados valores fundamentais para a formação da personalidade dos nossos alunos.




No dia 12 de março, três mães de alunos da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo,a Deolinda, a Paula e a Lurdes "deitaram mãos à obra" e o resultado foi fantástico... a apresentação de um teatro de fantoches do livro "O segredo da lagarta Serafina", para os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo e da Escola Básica de Valdosende.




Os alunos do 5º ano também gostam de ouvir as mães/ pais em momentos de leitura... Que o digam os alunos do 5º ano da Escola Básica de Terras de Bouro, que participaram numa sessão de leitura, no dia 15 de março, realizada por uma mãe (Carmo Cosme) de um aluno do 5º ano. A mãe apresentou um conto de Grimm - Rosa branca e rosa vermelha.




No dia 15 de março as crianças do Jardim de Infância de Chorense, de Carvalheira e de Moimenta "deliciaram-se" com uma dramatização da história "A horta do senhor lobo". A dramatização foi da responsabilidade de uma mãe de uma menina do JI de Moimenta, com a colaboração de uma voluntária de leitura (educadora Cristina da CPCJ).





 No dia 29 de janeiro, o sr. Romeu, pai de uma criança do Pré-Escolar da Escola Básica do Gerês dinamizou um momento de leitura aos alunos do Pré-Escolar da  Escola Básica do Gerês e da Escola Básica nº1 de Rio Caldo.
       A leitura incidiu sobre a história infantil "A Branca de neve e os sete anões" .



No dia 22 de janeiro, o sr. Jacob Alves, pai de um aluno da Escola Escola Básica de Valdosende dinamizou um momento de leitura para os alunos da Escola Básica do Gerês, da Escola Básica nº1 de Rio Caldo e Escola Básica de Valdosende.
       A leitura incidiu sobre o livro " Chico Fantástico, super herói de plástico", que serviu de mote para a abordagem do tema da reciclagem e da necessidade de preservação das florestas.






No dia 22 de janeiro, as senhoras Sandra Assis e Tela Lameira, mães de alunos do 5ºC,  dinamizaram um momento de leitura para os alunos do 5º ano da Escola Básica de Rio Caldo.  
        A leitura incidiu sobre o livro " Uma aventura no Gerês", livro este da autoria das referidas mães e outras mães de alunos da Escola Básica do Gerês.






 Os pais/mães dos nossos alunos continuam a colaborar ativamente com a Biblioteca Escolar, através do seu envolvimento na dinamização de sessões de leitura.
      No dia 18 de janeiro, a Srª Teresa Braga, mãe de uma aluna do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro proporcionou um momento de leitura aos alunos das duas turmas de 5º ano.
       A leitura incidiu sobre o livro "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas" e teve como objetivo sensibilizar, mais uma vez, os alunos para a importância da leitura.



13 de dezembro - "O menino que não gostava de ler" para os alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, dinamizada pela mãe Natascha Silva





23 de novembro - poema "Balada de neve" de Augusto Gil para os alunos da Escola Básica do Gerês.
      A mãe, com recurso a emojis, explorou as emoções com os alunos.





20 de novembro - "Os guardiões das florestas" para os alunos da Escola Básica de Valdosende e da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.
A mãe, ainda, presenteou os alunos com a canção "O livro é um amigo".





15 de novembro - "O Capuchinho verde", para os alunos do JI de Moimenta, JI de Chorense e JI de Carvalheira






13 de novembro - "Há fogo na floresta" para as crianças do Pré-escolar da Escola Básica do Gerês e Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.


BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DOS DEPARTAMENTOS, PROJETOS (APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR)

 A Biblioteca Escolar, os Departamentos Curriculares e os Grupos Disciplinares continuam a reforçar o trabalho colaborativo, com a realização de atividades conjuntas que visam o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media nos alunos.


LENDAS: EM PALAVRAS E EM PINTURA

A Biblioteca Escolar, em articulação com os professores de Educação Visual do 9º ano, desenvolveram a atividade “Lendas: em palavras e em pintura”.
Os alunos do 9º ano procederam à leitura de lendas do concelho de Terras de Bouro e selecionaram uma dessas lendas. Posteriormente realizaram uma ilustração da lenda escolhida.

Eis o resultado final:












UM OLHAR PELA FLORESTA

No dia 10 de maio, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Terras de Bouro, realizou-se a atividade de articulação com o Departamento do Pré-escolar “Um olhar pela floresta”.
A atividade incidiu sobre o tema da Floresta, uma vez que é o tema do projeto deste ano letivo do Pré-escolar.

Durante a manhã as crianças realizaram dois jogos: identificação de animais que vivem na floresta e atitudes corretas/incorretas a ter na floresta. Também realizaram pinturas sobre a floresta.










A Biblioteca Escolar, em articulação com a professora de Educação Musical, dinamizaram uma sessão sobre a obra musical "Pedro e o Lobo". Na sessão, os alunos do 5º ano resolveram uma ficha de trabalho sobre a obra em estudo e realizaram uma pesquisa de informação para elaborarem cartazes alusivos ao tema.







A Biblioteca Escolar e os professores continuam o trabalho colaborativo, com vista à melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. Deste modo, no dia 13 de abril os alunos do 5ºC participaram na atividade "A história dos polígonos" - atividade de articulação entre o grupo disciplinar de matemática do 2º ciclo e a BE.
a atividade contou com a colaboração de alunos do grupo "voluntários da leitura".



  CONCURSO "EU SEI GEOGRAFIA ?"

       O trabalho articulado da Biblioteca Escolar com os departamentos e grupos disciplinares continua. Nos dias 6, 8 e 12 de março realizou-se um concurso no âmbito da disciplina de Geografia para os alunos do 9º ano, com o objetivo de aferir os conhecimentos geográficos dos nossos alunos.






                     CONCURSO "NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS"


Os alunos do 1º ano de todo o agrupamento realizaram um teste de verificação de conhecimentos da obra "A ovelhinha preta", que foi explorada em contexto de sala de aula.






       
       O desenvolvimento e implementação de atividades de articulação entre a Biblioteca Escolar e os professores está a tornar-se uma prática muito comum nas nossas escolas. 
       No final do estudo, em contexto de sala de aula, de alguns episódios da obra "Os Lusíadas" (Proposição, Consílio dos Deuses e Inês de Castro), os alunos do 9º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro participaram num concurso de forma a consolidarem os seus conhecimentos e aprendizagens. A atividade foi realizada com o recurso à ferramenta digital Quizizz.
       Todos os alunos do 6º ano do agrupamento participaram num concurso alusivo à obra "Ulisses", com o objetivo de reforçarem e testarem os seus conhecimentos sobre a obra explorada em contexto de sala de aula.







"O AMOR... EM SONS E PALAVRAS"

O trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os grupos disciplinares continua...
        Nos dias 15 e 20 de fevereiro, para comemoração do Dia dos Namorados, a Biblioteca Escolar e os grupos disciplinares de Educação Musical, Português e Inglês do 2º ciclo, promoveram dois momentos repletos de alegria, onde o amor esteve presente em palavras e sons. 
        Os alunos do 2º ciclo declamaram poemas em português e em inglês e também tocaram em flauta músicas como "Love me do". 
        Os espaços do anfiteatro na EBS de Terras de Bouro e a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Rio Caldo ficaram repletos, não só, de alunos que assistiram,mas também de magia do amor que contagiou todos presentes.





CONCURSO NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS

        Ao longo do mês de fevereiro decorreu mais uma atividade de articulação entre a Biblioteca Escolar, os professores de Português e os professores titulares de turma do 1º ciclo.
        Em contexto de sala de aula foram lidas e exploradas as seguintes obras:
        - "A menina gotinha de água" (alunos do 2º ano);
        - "A vassoura mágica" (alunos do 3º ano);
        - "O cavaleiro da Dinamarca" (alunos do 7º ano).
        Posteriormente, os alunos participaram no concurso na Biblioteca Escolar.​





CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

         No dia 7 de fevereiro decorreu o momento do concurso a nível de escola, no qual participaram alunos dos vários ciclos de escolaridade.
          As obras a concurso foram as seguintes:
         3º ano - Há fogo na floresta
         4º ano - O segredo do rio
         2º ciclo - Missão impossível
         7º/8º ano - História da gaivota e do gato que a ensinou a voar
        9º ano - O Principezinho
        secundário - A rapariga que roubava livros


        Os alunos que representarão o nosso Agrupamento de Escolas no momento seguinte do concurso serão:
        1º ciclo - Matilde Filipa Moreira Coelho
        2º ciclo  - Gonçalo Duarte Miranda Gonçalves
        3º ciclo - Maria José Araújo Antunes
        secundário - Inês Pereira Araújo

        Parabéns a todos os alunos que participaram no concurso! E claro, muitos parabéns aos vencedores!



HISTÓRIAS... COM MATEMÁTICA: A história dos polígonos

        A Biblioteca Escolar continua o trabalho colaborativo com os vários grupos disciplinares...
        Assim, e em articulação com o grupo disciplinar de Matemática do 2º ciclo, foram realizadas sessões de hora do conto para os alunos do 2º ciclo da Escola EBS de Terras de Bouro, para apresentação de uma história com Matemática, sobre os polígonos.

         Além de ter sido apresentada a história, foram explorados alguns conteúdos relacionados com os polígonos.




NAVEGAR EM SEGURANÇA



Vamos explorar o Pordata

  “Vamos explorar o Pordata” - (atividade de articulação com o Grupo Disciplinar de Geografia), para os alunos do 8º ano de escolaridade. 
A atividade insere-se no conteúdo "Indicadores demográficos" lecionado na referida disciplina.




OS DIREITOS DAS MULHERES PELO OLHAR FILOSÓFICO

        Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro decorreu mais uma atividade de articulação da Biblioteca Escolar com o currículo, no âmbito do tema "Os direitos humanos".
        Os alunos do 10º ano de escolaridade, na Biblioteca Escolar, visualizaram o filme "Budda collapsed out of shame" e posteriormente realizaram a pesquisa de informação alusiva aos direitos das mulheres, tendo por base o guião de pesquisa fornecido pela Biblioteca.
        Em contexto da sala de aula, nas aulas de Filosofia, elaboraram materiais diversos sobre a temática, que foram expostos e apresentados no espaço da Biblioteca Escolar.




Concurso de Ortografia

   No dia 13 de dezembro decorreu  a realização de mais uma atividade de articulação da Biblioteca Escolar com o grupo disciplinar de Português - 2.ºciclo.
        O concurso de ortografia tem como destinatários todos os alunos do 5.º e 6.º anos, contempla a realização de três eliminatórias e tem como objetivos fomentar o uso correto da Língua Portuguesa, para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio, e valorizar a correção ortográfica.
        Os alunos apurados para a segunda eliminatória do concurso, a realizar no final do segundo período letivo são: Zhifang Ye, Juliana Dias Amaro,Carolina Antunes Veloso, Miguel Zhou Ye, Sara de Sousa Rocha (5.ºA), Diana da Silva Araújo, Gisela dos Reis da Fonseca, Gonçalo Duarte Miranda Gonçalves, Joana Maria da Silva, José Miguel Moreira Lobo (5.ºC), Dália Dias Mendes, Eduardo Gabriel Esteves Adão, Rodrigo Miguel Rocha Arantes, Maria João de Brito Martins (6.ºA), Ana Almeida Esteves, Núria Ribeiro Singh (6.ºB), Abel da Costa Ferreira, Ana Beatriz Branco Martins, Ana Clara Borges Pinto, Gonçalo de Carvalho Lourenço Ribeiro (6.ºC).

                                              "Um olhar pela violência doméstica”

“Um olhar pela violência doméstica”, para os alunos do 9º ano (atividade em articulação o Grupo Disciplinar de EMRC), no âmbito da temática da disciplina "Atentados à vida".



                                       “Concurso Nós Lemos, Nós Sabemos” 

“Concurso Nós Lemos, Nós Sabemos” (atividade em articulação com os professores do Departamento Curricular do 1º ciclo e com o Grupo Disciplinar de Português – 3º ciclo). A atividade teve como destinatários os alunos do 7º, 8º ano de escolaridade e os alunos do 2º ano.
O concurso incidiu em obras da educação literária exploradas em contexto da sala de aula: 2º ano - "A girafa que comia estrelas"; 7º ano - "O cavaleiro da Dinamarca"; 8º ano - Saga.




                                      “Os Direitos das Mulheres pelo Olhar Filosófico”

 “Os direitos das mulheres pelo olhar filosófico” (atividade em articulação o Grupo Disciplinar de Filosofia), para os alunos do 10º ano de escolaridade. Os alunos visualizaram o filme "Buddha collapsed out of shame" na Biblioteca Escolar. Posteriormente, em sala de aula, constituíram grupos de trabalho e foram distribuídas tarefas pelos mesmos. No dia 17 de janeiro os alunos foram novamente à Biblioteca realizar uma pesquisa orientada e sugerida, para seleção de informação para a elaboração de trabalhos sobre os direitos das mulheres. Os trabalhos serão apresentados à comunidade escolar através de uma exposição e sessão para os alunos do terceiro ciclo.




  JE CONNAIS LES VERBES

A Biblioteca Escolar e o grupo disciplinar de Francês promoveram uma atividade de articulação, alusiva à temática "Les verbes".
Os alunos do 7º ano foram à Biblioteca Escolar participar num concurso sobre os verbos "Être", "Avoir" e "verbes du prémier groupe".








                                                                             My Daily Routine


 “My daily routine”, para os alunos do 6º ano (atividade de articulação com o Grupo Disciplinar de Inglês).



 Um olhar pelo Holocausto / Shoah

 "Um olhar pelo Holocausto / Shoah" (atividade de articulação com o Grupo Disciplinar de História), que contempla a dinamização de várias atividades do dia 22 a 26 de janeiro (Semana em memória das vítimas do Holocausto): exposição fotográfica, exposição documental (livros e DVD) – Ler e ver para não esquecer, “Este é o meu testemunho…” – Testemunhos de vítimas do Holocausto.








DIA DO NÃO FUMADOR

As Bibliotecas Escolares assinalaram a data com a elaboração de cartazes e a distribuição de autocolantes, para sensibilizar a comunidade educativa para o não consumo de tabaco.
A atividade na Escola Básica de Rio Caldo foi realizada em articulação com as professoras do PES.




SESSÕES SOBRE A HIGIENE ORAL


No dia 10 de novembro realizaram-se duas sessões de sensibilização sobre a saúde oral, para os alunos da Escola Básica de Rio Caldo.
A atividade resultou do trabalho colaborativo da Biblioteca Escolar e do PES da escola.







O trabalho de articulação da Biblioteca Escolar e os grupos disciplinares continua...

O grupo disciplinar de Português e a Biblioteca Escolar promoveram sessões de hora do conto alusivas ao São Martinho, com a apresentação da história "A minha capa é de nuvem. Vida de São Martinho de Tours", para os alunos do 5º e 6º ano da Escola Básica de Rio Caldo.
Nas sessões, os alunos ainda resolveram um questionário alusivo à história apresentada.



COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR?


Nos dias 9 e 12 de outubro, foram dinamizadas sessões com os alunos do 6º ano de escolaridade com o objetivo de formar os alunos na literacia da informação, nomeadamente a pesquisa, seleção e tratamento da informação e posterior elaboração do trabalho escrito.





INTRODUÇÃO AO WORD...


Nos dias 11 e 19 de outubro, foram dinamizadas sessões com os alunos do 5º ano de escolaridade com o objetivo de formar os alunos na literacia da informação, nomeadamente a utilização das ferramentas e potencialidades do word.





APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR - Dia Mundial da Alimentação

A Biblioteca Escolar, em articulação com o projeto PES e professoras de Ciências Naturais da Escola Básica de Rio Caldo, dinamizaram uma atividade de articulação no âmbito do projeto "BE: Parceira dos Departamentos e dos Projetos - Aprender com a Biblioteca".
A atividade inseriu-se na comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Foi construída uma roda dos alimentos no espaço da Biblioteca Escolar da EB de Rio Caldo e os alunos colaboraram na construção de uma "Cesta saudável" (frutos e provérbios) na EB de Rio caldo e na EBS de Terras de Bouro.






APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR - À descoberta dos animais

A Biblioteca Escolar, em articulação com as professoras de Ciências Naturais do segundo ciclo, dinamizaram uma atividade de articulação no âmbito do projeto "BE: Parceira dos Departamentos e dos Projetos - Aprender com a Biblioteca".
A atividade intitulou-se "À descoberta dos animais" que consistiu na elaboração de trabalhos sobre animais preferidos e animais em vias de extinção pelos alunos do 5º e 6º ano. Os alunos participaram num concurso que contemplou questões sobre os conteúdos programáticos da disciplina - alimentação, revestimento e reprodução dos animais.

Os vencedores do concurso foram:
Rodrigo Lage Sousa 5ºA, nº13
Zhifang ye 5ºA, nº19
Ana Margarida 5ºB, nº4
Tiago Rocha 5ºC, nº28