16/11/2020

“JORNALISTA POR UM DIA”

 (Ser Professor. Contar com a BE / Aprender com a BE)

    A atividade teve como destinatários os alunos das três turmas de 5º ano, resultante do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e as professoras de Português.

    Em contexto de sala de aula, na disciplina de Português, foi abordado o conteúdo “Entrevista”. Posteriormente, foi realizada uma revisão sobre o conteúdo e os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos. A aplicação dos conhecimentos e aprendizagens realizou-se através de duas atividades: a elaboração de questões para as respostas dadas por Paolo Nespoli (astronauta da Agência Espacial Europeia) numa entrevista no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa; a elaboração de um conjunto de questões para uma suposta entrevista a Cristiano Ronaldo.

    A atividade permitiu aos alunos a consolidação de aprendizagens da disciplina de Português e o treino da competência de leitura e de escrita.

“VAMOS EXPLORAR O PORDATA”

 (Ser Professor. Contar com a BE / Aprender com a BE)

    O trabalho colaborativo da Biblioteca Escolar com os departamentos e grupos disciplinares continua…

    No dia 12 de novembro realizou-se a atividade “Vamos explorar o Pordata” em articulação com o grupo disciplinar de Geografia, tendo como destinatários os alunos do 10º B.

    Tendo por base os conhecimentos adquiridos na apresentação sobre o Pordata realizada por uma formadora da Fundação Manuel dos Santos, os alunos com o recurso aos tablets e tendo como suporte de trabalho um guião, exploraram o site para recolha de dados e informação estatística. Com a informação pesquisada, os alunos preencheram o guião sobre a evolução demográfica e as migrações a nível nacional e a nível do município de Terras de Bouro.

    A participação dos alunos na atividade possibilitou a exploração da base de estatísticas Pordata, a aplicação de conhecimentos adquiridos e a consolidação de importantes aprendizagens das aulas de Geografia.

" O UNIVERSO DOS PLANETAS"

 (Ser Professor. Contar com a BE / Aprender com a BE)

    No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 7º ano, ao longo deste mês de novembro, estão a participar na atividade “O Universo dos planetas”. A atividade é dinamizada em articulação com os professores de Ciências Físico Químicas.

    A atividade consiste na resolução de um Kahoot sobre os planetas, após o conteúdo ter sido lecionado nas aulas pelos docentes da disciplina.

    A atividade contribui, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os professores de Ciências Físico Químicas e possibilitou aos alunos a aplicação de conhecimentos alusivos aos planetas.

MOSTRA LITERÁRIA

 JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS / OUTONO

    A mostra literária do mês de novembro tem como destaque o autor José Rodrigues dos Santos (nas Bibliotecas Escolares da EB de Rio Caldo e da EBS de Terras de Bouro) e o outono (na Biblioteca Escolar do Centro Escolar).