25/06/2021

TERTÚLIA LITERÁRIA “O LIVRO DA MINHA VIDA”

             No dia 23 de junho realizou-se uma Tertúlia Literária subordinada ao tema “O livro da minha vida”.

Os alunos participantes foram os alunos do 10ºB, conjuntamente com a sua diretora de turma Ana Catarina Carvalho e a professora bibliotecária Teresa Brandão e Silva.

A tertúlia constituiu um excelente momento de diálogo em torno dos livros e da leitura e a troca e debate de ideias, nas quais os alunos participaram ativamente e deram o seu testemunho bastante enriquecedor!





LEITURAS DIFERENTES, LEITURAS IGUAIS

 

“O RATINHO MARINHEIRO”

 

No dia 16 de junho, a professora bibliotecária em articulação com a professora Teresa Sousa da Educação Especial, dinamizou uma sessão de leitura do livro “O ratinho marinheiro”, para as alunas do 7ºD, abrangidas pela Educação Especial.

Na sessão, foi apresentada a história e de seguida as alunas construíram um barco, semelhante ao utilizado pela personagem da história, e um ratinho.

A atividade contribuiu para proporcionar, mais uma vez, às alunas um momento de leitura, para desenvolver a motricidade fina das alunas e para sensibilizar para a importância dos livros e da leitura.



SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR


(Aprender com a BE)

“PROTEGER O PLANETA É O NOSSO DEVER”

O trabalho colaborativo e de articulação com o currículo, subjacentes à iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, culminou este ano lectivo com a dinamização da atividade “Proteger o planeta é nosso dever”.

A atividade teve como destinatários os alunos do oitavo ano de escolaridade e resultou do trabalho colaborativo entre a Biblioteca escolar e as professoras de Ciências Naturais.

Nas quatro sessões realizadas, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais, sobre a temática da preservação ambiental, através da realização de um Kahoot.

Os alunos que obtiveram melhores resultados no questionário on line aplicado foram: Zhifang Ye (8ºA), Simão Costa (8ºB), Gonçalo Gonçalves (8ºC) e Tiago Rocha (8ºD).

    A atividade contribuiu para, de uma forma lúdica e divertida, os alunos realizarem a revisão, consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais e para a sua sensibilização para a necessidade de adotarmos diariamente comportamentos que contribuam para a preservação ambiental do nosso planeta!






PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”


CONCURSO “A NOSSA TERRA EM PUZZLE”

 

        No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, foram elaborados puzzles com fotografias alusivas à vida animal e vegetal do Parque Nacional da Peneda Gerês. As fotografias foram cedidas, gentilmente, pelo professor José Luís Borges.

                Os puzzles são de três categorias e de graus de dificuldade distintos, de forma a adequar-se aos destinatários – crianças do Pré-escolar, alunos do primeiro ciclo e alunos do segundo ciclo.

Ao longo do mês de junho foram realizadas sessões com todos os grupos do Pré-Escolar e todas as turmas do primeiro e segundo ciclo do agrupamento, nas quais as crianças e alunos tiveram o desafio de completar os puzzles.

Nas sessões para os alunos do primeiro e segundo ciclo a atividade assumiu o carácter de um concurso. As equipas vencedoras foram as seguintes:

- Ana Júlia, Mónica Ferreira, Tânia Cunha e Francisco Costa (2ºJ)

- Clara Sousa, Margarida Sepúlveda, Rodrigo Freitas, Martim Afonseca, Diogo Silva, Gustavo Dias, Ana Peixoto (3ºC)

- Beatriz Martins, David Araújo, João Pereira e Micael Nunes (3ºE)

- Duarte Pinto, Alexandre Azevedo, Bernardo Campos, Matias Pimenta, Duarte Alves (3ºI).

- Clara Sousa, Maria Luísa Silva, Maria Silva, Inês oliveira, Maria Martins (4ºD)

- Vasco Landeira, Eduardo Landeira e Gabriel Pacheco (4ºG)

- Elisa Martins, Maria do Carmo Amaro, Joana Capela (6ºA)

- Cátia Soares, Mafalda Fernandes, Sara Pereira, Vera Pais, Delfina Silva (6ºB)


As sessões contribuíram para despertar a atenção, a concentração, a curiosidade e promover o trabalho em equipa e a cooperação das nossas crianças e alunos.




HORA DO CONTO - mês de Junho

       No mês de junho, a equipa das Bibliotecas Escolares, proporcionaram mais uma vez sessões de leitura, a todos os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos.

Não faz mal ser diferente” para as crianças do Pré-Escolar da EB do Gerês, EB de Rio Caldo, de Moimenta, Chorense e Carvalheira. Além da apresentação e exploração da história, as crianças aprenderam uma canção relacionada com o tema da história.



O elefante cor-de-rosa” de Luísa Dacosta, para os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade do agrupamento. A leitura do livro foi realizada com o recurso a um elefante construído para o efeito.

No final das sessões, os alunos resolveram uma “sopa de letras” e elaboraram uma ilustração da história.


Felismina cartolina e o João papelão” de Pedro Seromenho, para os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade do agrupamento. No final da apresentação da história, foi explorada a mesma, com enfoque para a necessidade de preservarmos o meio ambiente, através da separação do lixo e colocação nos respetivos ecopontos.

Os alunos, também, elaboraram ilustrações sobre a personagem da história – a Felismina cartolina.



A princesa da chuva” de Luísa Ducla Soares, para os alunos do 3ºE, da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro. Após a leitura e exploração da história, os alunos procederam à decoração da princesa.



O menino que não gostava de ler”, Susanna Tamaro para os alunos do 5º ano. Foi concluída a leitura e exploração da obra.


ET – o extraterrestre”. Na sessão de hora do conto, os alunos do 5ºC visualizaram o filme e, posteriormente, realizaram um Kahoot sobre o filme.


O rapaz dos sapatos prateados” de Álvaro Magalhães para os alunos do 6ºA e 6ºB. Foi concluída a leitura e exploração do livro.

A sessão na turma do 6ºC consistiu na realização de atividades práticas sobre os contos/ autores que foram abordados ao longo do ano: leitura de parágrafos,  cartas ao autor, desenhos, textos de opinião....



“LEITURAS À SOLTA”

     Nas sessões da iniciativa “Leituras à solta” das turmas 7ºA e 7ºB, foi realizada a conclusão da leitura do livro “O rapaz dos sapatos prateados”. No seguimento da história, os alunos elaboraram poemas.

    Nas turmas do 7ºC e 7ºD, foi realizada a atividade “Versos voadores”, que consistiu na construção de versos a partir de uma seleção aleatória de poemas, que lhes foi apresentada.

    Nas sessões das turmas do 8ºA e 8ºB, os alunos resolveram um quizizz sobre o texto poético e de seguida, foi realizada a leitura e exploração de um poema.

    Os alunos do 8ºC e 8ºD visualizaram o filme “O clube dos poetas mortos” e participaram num debate sobre o filme e temas abordados no mesmo.

    As sessões da iniciativa “Leituras à solta” contribuíram, mais uma vez, para o treino das competências de leitura e de escrita e, também para a partilha e troca de opiniões.