14/02/2019

“OS PAIS TAMBÉM GOSTAM DE LER”

     O envolvimento dos pais / encarregados de educação na dinamização de atividades de promoção da leitura continua!
No mês de fevereiro as mães das crianças do pré-escolar aceitaram o desafio… assim foram dinamizados dois momentos de leitura:
     - “Ovelhinha dá-me lã”, para as crianças do JI de Moimenta, Chorense e Carvalheira, dinamizada pela Sr.ª Cristina (mãe da Eva e da Iva do JI de Chorense).











    - “A galinha ruiva”, para as crianças do pré-escolar da EB do Gerês e da EB nº1 de Rio Caldo, dinamizada pela Sr.ª Sofia (mãe do Gabriel da EB do Gerês) e pela educadora Fátima.


BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DOS DEPARTAMENTOS E DOS PROJETOS

Dia dos Namorados 

      No dia 14 de fevereiro comemora-se o Dia dos Namorados. Assim a Biblioteca Escolar, associou-se à iniciativa do projeto GIA da Escola Básica de Rio Caldo, e comemorou a data com a oferta de um “miminho” a todos os elementos da comunidade escolar e com a construção de um coração. Na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, os alunos de educação Musical, presentearam os professores da escola com um momento musical e declamação de poemas e.. claro, com a oferta de “um miminho”.



PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

Teatro “ULISSES – O REGRESSO A ÍTACA”

     No dia 13 de fevereiro os alunos do 6º ano do Agrupamento de escolas, no Auditório do Gerês, assistiriam à apresentação da peça “Ulisses – regresso a Ítaca”, pelo grupo de teatro “Teatro Educa”.
A atividade decorreu no âmbito do projeto municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na escrita”.






DESAFIOS PNL – MÊS DE FEVEREIRO

          Fevereiro… mês do Dia dos Namorados, do amor!
          O Plano Nacional de Leitura propõe, para este mês, um conjunto de desafios de escrita e de leitura alusivos à temática do amor.




BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DOS DEPARTAMENTOS E DOS PROJETOS

“Navegar em segurança”

     Fevereiro… mês da Internet Segura!
     Assim a Biblioteca Escolar, em articulação com o grupo disciplinar de TIC, está a dinamizar as sessões “Navegar em segurança” para os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade.
     Nas sessões, aos alunos, são apresentadas situações de utilização correta e incorreta da internet e das redes sociais. Os alunos perante as situações apresentadas têm de refletir sobre os cuidados necessários a ter para que a utilização da internet seja segura.


“COMO UTILIZAR O WORD?” /”COMO UTILIZAR O POWERPOINT?”

Sessões para formação de utilizadores

    Ao longo do mês de fevereiro e início de março, a Biblioteca Escolar está a dinamizar sessões de formação dos alunos do 6º ano.
    O objetivo das sessões é dotar os alunos de capacidades e destrezas que lhes permitam utilizar o word e powerpoint com correção na realização de atividades escolares e apoiar o seu processo de ensino aprendizagem.
     Após as explicações dadas pelo professor Paulo Dias, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos, com a realização de um trabalho prático nos computadores.



BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DOS DEPARTAMENTOS E DOS PROJETOS CONCURSO “NÓS LEMOS, NÒS SABEMOS”

    A Biblioteca Escolar em articulação com os professores titulares de turma do 1º ciclo e com os professores de Português do 3º ciclo continuam a implementar o concurso “Nós Lemos, Nós Sabemos”.
    A atividade pressupõe a leitura exploração de uma obra em contexto de sala de aula e, posteriormente, os alunos vão à Biblioteca participar no concurso. Este contempla a participação num kahoot ou quizizz sobre a obra trabalhada.
    O concurso pretende desenvolver, nos alunos, hábitos de leitura e interpretação.
    O concurso para os alunos do 4º ano de escolaridade incidiu na obra de educação Literária “O Príncipe feliz” e os vencedores foram: Filipe Alves e Martim Silva (EB nº 1 de Rio Caldo), Carolina Antunes, Joana Gonçalves, João Príncipe e Leonor Silva (EB do Gerês), Francisca Silva, Mafalda, Gonçalo Dias, Carmo Amaro e Miriam Martins da EBS de Terras de Bouro.
    O concurso para os alunos do 8º ano de escolaridade incidiu sobre o conto “Assobiando à vontade” e os vencedores foram: Mónica (8ºA), Inês e António (8ºB), Miguel Silva (8ºC), Catarina (8ºD) e Eduarda Lisboa (8ºE).
    Os alunos do 9º ano de escolaridade leram e exploraram a obra “Auto da Barca do Inferno” e os vencedores foram: Armanda (9ºA), Fátima (9ºB), Sílvia (9ºC) e Francisca (9ºD).