À semelhança dos outros meses,
neste mês de maio os elementos da equipa das Bibliotecas Escolares
proporcionaram sessões de leitura, a todos os alunos do pré-escolar, do
primeiro e segundo ciclos.
“Os dedos” para as crianças do
Pré-Escolar da EB do Gerês, EB de Rio Caldo, de Moimenta, Chorense e
Carvalheira.“A princesa
da chuva” para os alunos do 1º ano da EB de Rio Caldo e da EBS de
Terras de Bouro e para os alunos do 3ºC da EBS de Terras de Bouro. Foi
realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história. Aos alunos
também foi apresentada a música “A chuva ping ping”.
No
seguimento das sessões, os alunos realizaram uma ficha de trabalho e procederam
à decoração/pintura da princesa da chuva.
“A menina gotinha de água” para os alunos do 1º e 2º ano da
EB do Gerês, 2º ano da EB de Rio Caldo e 2º ano da EBS de Terras de Bouro. Na
sessão da EBS de Terras de Bouro, foi realizada a leitura em voz alta, bem como
a exploração da história. Nas sessões da EB do Gerês e da EB de Rio Caldo foi
apresentado aos alunos, um vídeo sobre a história.
No final das sessões, os foram
construídos cartazes alusivos à história, com o seguinte contributo dos alunos:
construção de frases sobre a importância da água e escritas em gotinhas de água
( “Se eu fosse uma gotinha de água…”).
“O dia em que a mata ardeu” para os alunos do 2ºJ da EBS de
Terras de Bouro. Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a
exploração da história.
“O ratinho marinheiro” para os alunos do 3ºE da EBS de Terras
de Bouro. Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração
da história.
No final da sessão, os alunos
procederem à construção de barquinhos, idênticos, ao da história.
“The colors monster” para os alunos do 3ºI (EB de Rio Caldo)
e 4ºG (EB do Gerês).
Nas sessões foi realizada a
leitura em voz alta, bem como a exploração da história.
A leitura e exploração da história
foi realizada com o recurso a monstros construídos para o efeito.
No final das sessões, foi
oferecido a cada aluno um mini-book alusivo à história e aos sentimentos
explorados na mesma. Os alunos tiveram como tarefas a pintura dos monstros e a
ordenação das páginas do book de acordo com a história.
“O gigante egoísta” para os alunos do 4ºD (EBS de Terras de
Bouro) e 4ºG (EB do Gerês). Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta,
bem como a exploração da história.
“O menino que não gostava de ler” para os alunos do 5ºA e 5ºB
da EBS de Terras de Bouro. Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem
como a exploração da história.
“A menina dos livros” para os alunos do 5ºC (EB de Rio
Caldo). Na sessão foi realizada a leitura e exploração da história.
No final da sessão, os alunos
redigiram um resumo da história, tendo por base os seguintes tópicos:
apresentação da personagem principal, acções da personagem, desenvolvimento e
apreciação final.
“O rapaz dos sapatos prateados” para os alunos do 6ºA e 6ºB
(EBS de Terras de Bouro). Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem
como a exploração da história.
“O rapaz e o robot” para os alunos do 6ºC (EB de Rio Caldo).
Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da
história.