25/05/2021

HORA DO CONTO - mês de Maio

 À semelhança dos outros meses, neste mês de maio os elementos da equipa das Bibliotecas Escolares proporcionaram sessões de leitura, a todos os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos.

             “Os dedos” para as crianças do Pré-Escolar da EB do Gerês, EB de Rio Caldo, de Moimenta, Chorense e Carvalheira.

 

A princesa da chuva” para os alunos do 1º ano da EB de Rio Caldo e da EBS de Terras de Bouro e para os alunos do 3ºC da EBS de Terras de Bouro. Foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história. Aos alunos também foi apresentada a música “A chuva ping ping”.

   No seguimento das sessões, os alunos realizaram uma ficha de trabalho e procederam à decoração/pintura da princesa da chuva.

A menina gotinha de água” para os alunos do 1º e 2º ano da EB do Gerês, 2º ano da EB de Rio Caldo e 2º ano da EBS de Terras de Bouro. Na sessão da EBS de Terras de Bouro, foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história. Nas sessões da EB do Gerês e da EB de Rio Caldo foi apresentado aos alunos, um vídeo sobre a história.

No final das sessões, os foram construídos cartazes alusivos à história, com o seguinte contributo dos alunos: construção de frases sobre a importância da água e escritas em gotinhas de água ( “Se eu fosse uma gotinha de água…”).





O dia em que a mata ardeu” para os alunos do 2ºJ da EBS de Terras de Bouro. Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.


O ratinho marinheiro” para os alunos do 3ºE da EBS de Terras de Bouro. Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.

No final da sessão, os alunos procederem à construção de barquinhos, idênticos, ao da história.


The colors monster” para os alunos do 3ºI (EB de Rio Caldo) e 4ºG (EB do Gerês).

Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.

A leitura e exploração da história foi realizada com o recurso a monstros construídos para o efeito.

No final das sessões, foi oferecido a cada aluno um mini-book alusivo à história e aos sentimentos explorados na mesma. Os alunos tiveram como tarefas a pintura dos monstros e a ordenação das páginas do book de acordo com a história.


O gigante egoísta” para os alunos do 4ºD (EBS de Terras de Bouro) e 4ºG (EB do Gerês). Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.


O menino que não gostava de ler” para os alunos do 5ºA e 5ºB da EBS de Terras de Bouro. Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.


A menina dos livros” para os alunos do 5ºC (EB de Rio Caldo). Na sessão foi realizada a leitura e exploração da história.

No final da sessão, os alunos redigiram um resumo da história, tendo por base os seguintes tópicos: apresentação da personagem principal, acções da personagem, desenvolvimento e apreciação final.


O rapaz dos sapatos prateados” para os alunos do 6ºA e 6ºB (EBS de Terras de Bouro). Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.


O rapaz e o robot” para os alunos do 6ºC (EB de Rio Caldo). Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.







Sem comentários:

Enviar um comentário