29/10/2020

“LEITURAS À SOLTA”

    No mês de outubro deu-se continuidade à iniciativa “Leituras à solta”, que consiste na dinamização de sessões mensais de leitura e escrita para os alunos do sétimo ano de escolaridade e iniciaram-se, este ano letivo, as sessões para os alunos do oitavo ano.

    Nas sessões das turmas 7ºC e 7ºD, os alunos visualizaram a curta-metragem “The fantastic flying books of Mr Morris Lessmore”. De seguida, realizaram uma oficina de escrita, na qual refletiram sobre a mensagem transmitida pela curta-metragem e, ainda, procederam à leitura em voz alta das conclusões. No final das sessões, realizou-se uma reflexão crítica conjunta sobre a importância dos livros e da leitura.



    Nas sessões das turmas do 7ºA, 7ºB, 8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD, e tendo por base a temática do MIBE 2020 – Descobrir caminhos para a saúde e bem-estar, os alunos redigiram receitas originais: Receita para ser um bom aluno, receita para ser um bom leitor, receita para ser feliz, ….

    As receitas originais criadas pelos alunos serão publicadas num livro.

    Aqui ficam dois exemplos de receitas:




HORA DO CONTO

     A Biblioteca Escolar apresenta-se crucial na promoção do livro e da leitura. Assim, este ano letivo a equipa das Bibliotecas Escolares continua a dinamizar, mensalmente, sessões de hora do conto para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos.

    No mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) a equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou as seguintes sessões de leitura para os alunos do nosso Agrupamento:

- “Os duendes dos legumes” para as crianças do Pré-Escolar.





- “Adivinha quanto gosto de ti Outono”, para os alunos do 1º ciclo.





- “O lápis mágico de Malala”, para os alunos do 5º ano.


Os alunos do 5º ano, elaboraram textos criativos, alusivos ao tema “Se eu tivesse um lápis mágico, usá-lo-ia para…”. Eis alguns textos produzidos pelos alunos:








- “O menino Nicolau” para os alunos do 6ºA e 6ºB.



- “O cuquedo” para os alunos do 6ºC.



Os alunos do 6ºC, redigiram textos e ilustrações sobre “Os meus medos…”. Aqui fica um exemplo



“VAMOS NAVEGAR NOS DESCOBRIMENTOS” SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR (Aprender com a BE)

    Os alunos do 8ºC e 8ºD, no âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, participaram na atividade “Navegar nos Descobrimentos”, a qual foi dinamizada em articulação com a professora de História.

    Aos alunos das turmas foi fornecido um guião de pesquisa com uma lista de sites sobre os descobrimentos portugueses e os tópicos para orientação da mesma. Em contexto de sala de aula e com o recurso aos tablets , os alunos realizaram a pesquisa e seleção da informação, de acordo com as orientações dadas no guião, e de seguida preencheram quadros síntese sobre o caminho marítimo para a Índia, o cabo Bojador e o cabo das Tormentas, a descoberta do Brasil e a descoberta dos Açores e da Madeira.

    A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e a professora de História e, igualmente, entre os alunos. Por outro lado, possibilitou aos alunos o treino de pesquisa e seleção de informação e a consolidação de conhecimentos históricos lecionados nas aulas.

“LEITURAS SAUDÁVEIS – A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTA” SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

    No âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, foi dinamizada uma sessão de “Leitura saudável” do livro “A menina que não gostava de fruta”, para os alunos do 1º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.

    A atividade resultou do trabalho colaborativo e de articulação entre a professora titular da turma e a Biblioteca Escolar.

    Após a “Leitura saudável” os alunos identificaram alguns tipos de fruta e foram sensibilizados para a importância do consumo de fruta.

    A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e o Departamento Curricular do 1º ciclo e, igualmente, entre os alunos. Por outro lado, possibilitou um momento de leitura e a sensibilização para uma alimentação saudável.




DIA DA ALIMENTAÇÃO

    No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação e do MIBE 2020, nas Bibliotecas Escolares da EBS de Terras de Bouro e da EB de Rio Caldo foram expostos trabalhos realizados pelos alunos e foi construída uma pirâmide da alimentação.

    As iniciativas contribuíram para a sensibilização da comunidade escolar sobre a necessidade de realizarmos uma alimentação saudável e equilibrada.