07/06/2016

"O MELHOR LEITOR" DO ANO LETIVO 2015/2016

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. A leitura é de extrema importância, pois é através dela que adquirimos conhecimentos capazes de nos ajudar no desenvolvimento, na imaginação e melhora a nossa criatividade.
       Os hábitos de leitura devem ser estimulados desde a infância, para que as crianças aprendam que ler é algo importante e prazeroso e que as ajudará a serem adultos cultos e dinâmicos.    
       Assim, uma das atividades do Plano Anual de Atividades das Bibliotecas é a seleção e premiação dos melhores leitores de cada ano letivo.
       Os melhores leitores da Escola Básica de Rio Caldo são:
        - Ângela Flávia da Costa Ribeiro do 5ºA1
        - Ana Margarida Ferreira Costa do 5ºA1
        - Professora Cláudia Barreto

 
           O melhor leitor da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro é:

         - Diana Coelho Martins do 8ºA

VENCEDORES DO CONCURSO DE ORTOGRAFIA

O concurso de ortografia decorreu em três fases e teve como objetivos o fomento do correto da Língua Portuguesa, para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio; a valorização da correção ortográfica e a realização de atividades de forma autónoma e crítica.
            Este concurso destinou-se a todos os alunos do 2.ºciclo do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.

            As vencedoras do concurso foram:

            - Adriana Antunes Chaves Afonso da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro;


            - Sílvia Adriana da Silva da Escola Básica de Rio Caldo.

PROMOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE SAÚDE ORAL

  No dia 6 de junho foi concluída a promoção das boas práticas de saúde oral deste ano letivo com a realização de uma sessão para os alunos do 7º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.
          Mais uma vez, a enfermeira Vânia Dias dinamizou uma sessão sobre a importância e os cuidados necessários para uma boa higiene oral.


"PARTILHA DE LEITURAS"


No âmbito do Projeto "Ler e Partilhar... com a Comunidade" (Projeto Ler + Jovem), no dia 3 de junho, decorreu a atividade "Partilha de leituras" na Escola Básica de Rio Caldo.
         A atividade consistiu no encontro com os idosos de algumas das instituições parceiras do referido projeto - Centro Social e Paroquial de Vilar da Veiga, Centro Social e Paroquial de Rio Caldo, Centro Social e Paroquial de Covide e Centro de Solidariedade Social de Valdosende.
       A atividade contou com a participação dos alunos do 5ºA1 que realizaram a declamação de poemas; a participação das alunas Adriana, Beatriz e Francisca do 7ºB1 que presentearam os presentes com um momento de dança de ballet; a leitura do conto "O caldo de pedra" pela técnica Cristina Barbosa e pela professora bibliotecária Teresa Silva.
         Alguns idosos das instituições também participaram ativamente na atividade com a apresentação de adivinhas e com canções populares portuguesas.
          A atividade foi concluída com a excelente e imprescindível participação do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Professor de Braga.
        No final da atividade foi oferecido um lanche a todos os participantes e uma pequena lembrança a todos os idosos e elementos do Grupo de Cavaquinhos.