24/10/2011

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

24 de Outubro – Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

O Dia Internacional das Bibliotecas Escolares foi comemorado conforme o previsto e ocorreu como se acreditava. Todas as turmas do Agrupamento, desde o pré-escolar ao 12º Ano, participaram com entusiasmo e colaboraram na composição do cartaz em tamanha A3, cumprindo as orientações dadas e dando continuidade à frase “A minha Biblioteca é…”. O resultado traduziu-se numa exposição incrível, com trabalhos muito criativos e imaginativos.  

A exposição decorreu no salão do Gigante da Escola BS Padre Martins Capela, montada e decorada pelos docentes Manuela Cracel, Celeste Rebelo e Emanuel Cruz e seus alunos, e no salão dos alunos da Escola BS de Rio Caldo, montada e ornamentada pela técnica Cristina Barbosa. Foram também dinamizadas intervenções pelas funcionárias de serviço que apoiaram nas visitas à exposição, na entrega dos marcadores surpresa aquando requisição de livros e nos jogos preparados para este dia.

Neste dia, pela novidade, curiosidade e interesse registou-se 169 requisições nas BEs deste agrupamento. Os alunos reagiram bem e interagiram de forma dinâmica/ativa com os dinamizadores. Esta atividade teve grande sucesso na medida em que levou os alunos e os docentes a refletirem sobre o que é a Biblioteca Escolar, seus objetivos, sua função e consciencializar da sua importância no seio da comunidade escolar.

A equipa das BEs manifestou o seu agrado pelos produtos obtidos, reconhecendo o empenho, o rigor e a criatividade de todos os envolvidos.