09/12/2020

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

 Oficina de Leitura e Escrita “Trinta por uma linha”

    No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, estão a ser dinamizadas oficinas de leitura e escrita criativa da obra “Trinta por uma linha” de António Mota, ao longo deste mês de dezembro.

    As oficinas são realizadas pela professora e contadora de histórias Estefânia Surreira e têm como destinatários os alunos do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e os alunos do 3º e 4º ano das Escolas Básica de Rio Caldo e do Gerês.

    As oficinas iniciam-se com a exploração do título, da capa e de algumas ilustrações do livro. De seguida, é realizada a leitura dramatizada de alguns contos do livro “Trinta por uma linha”, com a colaboração ativa e entusiástica dos alunos! De seguida, os alunos realizam uma atividade de escrita tendo por base o conto “Os ratos das botas”.

    As oficinas têm contribuído para o conhecimento de mais uma das obras do Plano Nacional de Leitura, para a sensibilização dos alunos para a importância da leitura e para o treino das competências de escrita.





“A CAROCHINHA E O JOÃO RATÃO” – livro de atividades

 (Projeto Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita)

No seguimento das oficinas de leitura e de escrita da obra “A Carochinha e o João Ratão”, dinamizadas por Estefânia Surreira, para os alunos do 3º ano no mês de novembro, foi oferecido a cada aluno um livro com um conjunto de atividades alusivas à obra.

O livro contém inúmeras atividades e diversificadas que contribuirão, sem dúvida, para aplicação dos conhecimentos adquiridos durante as oficinas realizadas, e para o desenvolvimento de capacidades de leitura, escrita e atenção de forma lúdica!

A impressão dos livros foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Terras de Bouro, no âmbito do projeto Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita.




“VAMOS LER CIÊNCIA”

     Para comemoração do Dia Mundial da Ciência, que se comemora a 24 de novembro, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou a iniciativa “Vamos ler ciência”.

    A iniciativa contou com a colaboração dos professores do 2º, 3º ciclos e secundário, que nos dias 25 e 26 de novembro procederam à leitura em voz alta do poema “Lágrima de preta” de António Gedeão e “A queda das pedras” (um excerto do livro Física Divertida, de Carlos Fiolhais), nas suas turmas.

    A atividade possibilitou a comemoração da data de uma forma simples, mas ao mesmo tempo enriquecedora, já que recorreu-se à leitura de textos apelativos e relacionados com a ciência.



“LEITURAS À SOLTA”

Nas sessões das turmas de 7º ano, foi apresentado aos alunos o poema “Abecedário maluco” de Luísa Ducla Soares. E, tendo em conta o referido poema, os alunos inventaram e escreveram o abecedário de nomes da sua turma.

    As sessões com os alunos do 8º ano contemplaram a exploração da informação paratextual do livro “A bicicleta que tinha bigodes” de Ondjaki e a leitura do primeiro capítulo do livro. De seguida, os alunos realizaram uma atividade de escrita – “Ajuda o menino a escrever a história fantástica para ele/tu ganhar a tal bicicleta que tanto anseia”.

    Mais uma vez, as sessões contribuíram para motivar os alunos para a leitura e para o treino das capacidades de escrita!

“JE CONNAIS LES VERBES”

(Ser Professor. Contar com a BE / Aprender com a BE)

     No final do mês de novembro, a equipa das Bibliotecas Escolares e a professora de Francês, Balbina Dias, dinamizaram a atividade de articulação “Je connais les verbes”.

    Após a lecionação dos verbos Être, Avoir e os verbes do primeiro grupo (verbos terminados em ER) nas aulas da disciplina de Francês, os alunos resolveram resolveram um conjunto de questões sobre os conteúdos referidos.

    A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e o grupo disciplinar de Francês. Por outro lado, possibilitou aos alunos a aplicação de conhecimentos adquiridos nas aulas e a consolidação desses mesmos conhecimentos.

RECURSOS DOCUMENTAIS / Dezembro de 2020

 A equipa das Bibliotecas Escolares, para o mês de dezembro, apresenta as seguintes sugestões de leitura: