24/06/2025

“HISTÓRIA ANDARILHA”

A "História Andarilha", uma atividade pedagógica colaborativa, consiste na criação e circulação de uma história entre as diferentes salas da Educação Pré-escolar (Jardins de Infância), promovendo a partilha, continuidade e enriquecimento da narrativa por várias crianças e educadoras. 

Um Jardim de Infância (JI) iniciou a história, escrita pela educadora, em que as crianças de cada grupo é que imaginaram, ditaram o texto e a ilustraram-no.  A história foi enviada para outro JI (ou outra sala do mesmo JI), que deu continuidade à narrativa, acrescentando novos episódios, personagens e ilustrações. 

Esta dinâmica continuou até todos os JIs participantes terem contribuído para a criação da história. 

No final a história completa foi compilada, lida e partilhada com todos.

A realização desta atividade teve como objetivos:  promover competências de literacia e linguagem; estimular a criatividade e imaginação; desenvolver o espírito colaborativo; fortalecer a articulação entre JIs; fomentar o gosto pela leitura e escrita; e desenvolver competências transversais."

Cicla na imagem seguinte!



#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro


“VAMOS À CAÇA DO LIVRO”

Enquanto os alunos do 2.º ano iam sendo avaliados individualmente na sua fluência leitora, os restantes colegas participaram na atividade “Vamos à Caça do Livro!”, uma proposta que juntou leitura, imaginação e criatividade.

Cada aluno escolheu um livro, folheou as várias páginas com atenção e, depois, preencheu uma ficha com informações sobre a obra – título, autor, personagens, e muito mais! Para completar, deram asas à imaginação e criaram uma ilustração colorida e original inspirada na história lida.

Foi uma forma divertida de manter todos envolvidos com os livros, promovendo o gosto pela leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora, enquanto se aguardava a vez de ler em voz alta.

Ler, pensar e criar... assim se vive a magia dos livros!


#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro