14/06/2012

Dia do Autor Português VI

Na BE da EB1/JI de Rio Caldo promoveu-se, pelas dez horas e trinta minutos, um encontro com a poetisa da freguesia, Adelina Rocha, que declamou vários poemas e respondeu, alegre e orgulhosamente, às questões dos alunos. Neste encontro, a poetisa elaborou um poema e ofereceu-o à escola, demonstrando a sua alegria e gratidão por ter estado na nossa escola, neste dia dedicado aos autores portugueses.  

Durante estas sessões foram diversos os momentos em que os escritores brindaram os presentes com a declamação de alguns poemas, com a leitura de pequenos enxertos dos livros ou narrativas/proezas das suas vidas. Houve momentos de prazer, satisfação, testemunhos de simplicidade e uma comunicação perfeita com os alunos e os idosos presentes, mantendo-os atentos e enriquecendo-os culturalmente.

Os encontros decorreram de forma interativa, tendo superado as expectativas iniciais, pois foi possível conhecer a poesia e o amor que os convidados têm à sua terra – Terras de Bouro. Promover a literatura e dar a conhecer um pouco mais os nossos autores aproximou mais a comunidade educativa às BE. Nesta atividade procurou-se, fundamentalmente, criar encontros intergeracionais entre a população escolar e os seniores do concelho, no qual cada geração mostrou diferentes e valiosas capacidades literárias.

A comemorar também se aprende!
Obrigado a todos os que contribuíram para que este dia fosse memorável!

 
 
 

Dia do Autor Português V

Na BE da EB1/JI do Gerês, pelas nove horas e trinta minutos, os alunos receberam a ilustradora Mariana Rio. A ilustradora apresentou o livro “O Quebra-Cabeças” e dinamizou uma atividade de expressão plástica/ilustração a partir de algumas frases do livro: "tenho em mãos", "tenho entre mãos", "está nas minhas mãos". 

Cada criança fez, sobre papel branco, diversos carimbos com a sua mão e trabalhou-os com lápis de cores. Para os alunos mais velhos esta atividade foi um pouco mais complexa. 

A ilustradora também promoveu uma sessão de apresentação do livro e uma atividade prática na EB1/JI do Rio Caldo no período da tarde.

 
 
 
 
 
 
 


Dia do Autor Português IV

Na Escola BS de Terras de Bouro, pelas dez horas, esteve presente o Dr. José Araújo, escritor também da terra, que divulgou e comentou as suas obras para os alunos dos 7º e 9º anos. No final, presenteou a BE com vários exemplares, enriquecendo o nosso fundo documental. Este encontro contou também com a presença do Diretor, Dr. Óscar Rodrigues, e com o Presidente do Conselho Geral, Dr. Aurélio Rui.

 
 
 

Dia do Autor Português III

Ainda que o “Dia do Autor Português” deva ser comemorado todos os dias, no dia 22 de maio, tivemos o privilégio de estar na companhia de vários escritores da nossa terra, que nos deliciaram com a sua presença e simpatia. Ao assinalar este dia, tivemos oportunidade de divulgar autores terrabourenses nas Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento.

Assim sendo, celebrou-se este dia, na Biblioteca (BE) do Centro Escolar de Terras de Bouro, no dia 21, pelas catorze horas e quinze minutos, com as visitas dos ilustres terrabourenses, Dr. Manuel da Silva Martins, que apresentou o livro “Gondoriz”, e o Dr. António Afonso, que nos falou um pouco das suas produções literárias e das lendas que existem em Terras de Bouro. 

A sessão contou também com a presença do senhor Presidente da Calidum (Clube de Autores) João Luís Dias, que muito elogiou a iniciativa e nos falou, com orgulho, dos feitos dos convidados, contou, ainda, com o professor Álvaro Carneiro e com os idosos do Centro Social de Cibões, do Centro Social de Chorense e do Lar da Cruz Vermelha.

Todos foram recebidos pelos alunos das turmas do 4º ano. Durante o encontro, os alunos e os idosos foram envolvidos no diálogo, interagindo com os convidados.


 
 

Dia do Autor Português II

Nós por cá celebramos o dia do Autor Português com a visita de um ilustre autor terrabourense por forma a divulgá-lo a públicos diferentes, crianças e idosos, esse autor foi o Sr. Dr. Manuel da Silva Martins. Natural da freguesia de Gondoriz que se viu obrigado a abandonar a terra natal muito cedo, com apenas 11 anos, e a procurar sustento noutro local. Foi em Lisboa que realizou toda a sua vida profissional, regressando a Gondoriz na situação de aposentado.

Nesta fase da sua vida onde a sabedoria e a experiência o forçam a iniciar todo um trabalho de registo para que factos, acontecimentos e tradições não se percam para sempre. Ele centra o seu estudo na freguesia de Gondoriz e fez a história da sua freguesia.

Para este trabalho ouviu, investigou e acima de tudo viu e sentiu, isto é VIVEU!

Por aqui o Dia do Autor Português foi de partilha, isto é o Dr. Manuel da Silva Martins partilhou connosco, alunos do 4º ano, e com os idosos do nosso concelho, o fruto da sua obra.

O Dia do Autor Português por aqui é todos os dias porque ouvir, pesquisar e escrever acontece todos os dias.

Na nossa missão de aprender/descobrir também quisemos marcar este dia tão especial apresentando através de desenho/ilustrações e reconto oral de duas lendas fruto da recolha efectuada mas nossas freguesias e oferecendo aos presentes canetas recicladas alusivas a este dia. Ao autor oferecemos um quadro pintado com motivos dos “Lenços dos Namorados” e quadras de agradecimento.

O Dia do Autor Português por aqui foi interessante, agradável, estimulante e aliciante na medida em que queremos preservar a história das nossas freguesias, sejam elas orais ou escritas. Esperemos que o bichinho que contagiou o Sr. Dr. Manuel da Silva Martins também nós tenha contaminado a nós.
Terras de Bouro, 23 de maio de 2012
Texto coletivo, realizado pelos alunos do 4º H


 



Dia do Autor Português I

O dia do Autor Português (22 de maio) foi comemorado na Biblioteca Escolar da Escola EBS de Rio Caldo, com um encontro com o escritor João Luís Dias e com os idosos dos Lares de Terceira Idade das freguesias de Vilar da Veiga e de Rio Caldo. A comemoração foi articulada com o projecto “Biblioteca Escolar: Parceira da Comunidade”.

O encontro contou, igualmente, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e dos alunos da turma B1 do 7º ano, que foram os dinamizadores de uma mensagem de boas vindas a todos os presentes, a qual constou da declamação do poema “Lápis de cor”, da autoria do escritor João Luís Dias.

Durante o encontro foram diversos os momentos em que o escritor presenteou os presentes com a declamação de alguns poemas, tais como “Sei de ti”, “A minha terra”, “Porquê senhora?”. Um dos momentos mais significativos, foi o facto de o escritor apresentar o seu mais recente poema, intitulado “Dedicado à Prazeres que me pegou no colo”, escrito nessa noite.

O presidente da autarquia, Dr. Joaquim Viana, também, evidenciou as suas capacidades literárias, através da declamação do poema “Lírio do Gerês”, da autoria do escritor João Luís Dias.

De entre os idosos presentes no encontro, esteve um idoso que através da declamação de dois poemas, intitulados “Balada de neve” e “Primavera”, demonstrou que a velhice é sinónimo de alegria e vitalismo.

O encontro decorreu de uma forma excelente, tendo superado as expectativas iniciais, pois foi possível conhecer a poesia e o amor que o escritor João Luís Dias tem à sua terra – Terras de Bouro e proporcionou um encontro intergeracional, no qual cada geração mostrou diferentes e valiosas capacidades literárias.




Hora do conto

Hora do conto dinamizada pela professora Cristina Mrtins.
Vem aí o Zé das moscas, de António Torrado.