14/06/2012

Dia do Autor Português I

O dia do Autor Português (22 de maio) foi comemorado na Biblioteca Escolar da Escola EBS de Rio Caldo, com um encontro com o escritor João Luís Dias e com os idosos dos Lares de Terceira Idade das freguesias de Vilar da Veiga e de Rio Caldo. A comemoração foi articulada com o projecto “Biblioteca Escolar: Parceira da Comunidade”.

O encontro contou, igualmente, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e dos alunos da turma B1 do 7º ano, que foram os dinamizadores de uma mensagem de boas vindas a todos os presentes, a qual constou da declamação do poema “Lápis de cor”, da autoria do escritor João Luís Dias.

Durante o encontro foram diversos os momentos em que o escritor presenteou os presentes com a declamação de alguns poemas, tais como “Sei de ti”, “A minha terra”, “Porquê senhora?”. Um dos momentos mais significativos, foi o facto de o escritor apresentar o seu mais recente poema, intitulado “Dedicado à Prazeres que me pegou no colo”, escrito nessa noite.

O presidente da autarquia, Dr. Joaquim Viana, também, evidenciou as suas capacidades literárias, através da declamação do poema “Lírio do Gerês”, da autoria do escritor João Luís Dias.

De entre os idosos presentes no encontro, esteve um idoso que através da declamação de dois poemas, intitulados “Balada de neve” e “Primavera”, demonstrou que a velhice é sinónimo de alegria e vitalismo.

O encontro decorreu de uma forma excelente, tendo superado as expectativas iniciais, pois foi possível conhecer a poesia e o amor que o escritor João Luís Dias tem à sua terra – Terras de Bouro e proporcionou um encontro intergeracional, no qual cada geração mostrou diferentes e valiosas capacidades literárias.




Sem comentários:

Enviar um comentário