29/01/2020

HORA DO CONTO - JANEIRO


No mês de janeiro, a equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou novamente sessões de leitura para os nossos alunos.
As histórias apresentadas e exploradas com as turmas foram:
- “Os três reis magos” para as crianças do pré-escolar de Moimenta, Chorense e Carvalheira;
- “Um bocadinho de inverno” para as crianças do pré-escolar de Rio Caldo e Gerês;

- “A flor vai ver o mar” para os alunos do 1º ano da Escola Básica de Rio Caldo;
- “Uma flor chamada Maria” para os alunos do 2º ano da Escola Básica de Rio Caldo;
- “A menina que queria ser maça” para os alunos do 1º e 2º ano da EBS de Terras de Bouro;  
- “Portugal para miúdos”, para os alunos do 3º e 4º ano;  



- “O rapaz milionário”, para os alunos do 5º ano e alunos do 6º ano da Escola Básica de Rio Caldo.

As sessões dinamizadas contribuíram para despertar nos alunos o gosto pelos livros e pela leitura.





CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – fase concelhia


No dia 23 de janeiro realizou-se a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, na qual participaram os vinte e sete alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, que foram selecionados na fase escolar do concurso.
A cerimónia contou com a presença da coordenadora interconcelhia, Dr.ª Fernanda Freitas, e dos ilustres membros que constituíram o júri de avaliação da prova oral do concurso – Dr. José Antunes (diretor do agrupamento de escolas), Dr.ª Ana Genoveva Araújo (vereadora da educação) e o Dr. João Luís Dias (escritor terrabourense). Também esteve presente o Sr. Luís Pinho da escola de música do Centro de Valências, com duas das suas alunas (Zhifang Ye e Francisca) que abrilhantaram o momento com a sua excelente capacidade musical.
Para apuramento dos finalistas dos três ciclos do ensino básico da fase concelhia de Terras de Bouro do Concurso Nacional de Leitura 2019/2020, foram duas provas: uma escrita e uma oral.
A prova escrita, constituída por questões de escolha múltipla sobre o conteúdo dos livros selecionados, foi realizada em computador /tablet, com recurso a um Quizizz. As obras foram O meu avô consegue voar, de Pedro Seromenho (1º Ciclo – 3.º e 4.º ano); A cidade que queria viver no campo, de Pedro Seromenho (2º Ciclo); Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz (3º Ciclo).
A prova oral contemplou uma prova de leitura expressiva de um excerto da obra selecionado por cada aluno concorrente; e por uma questão de argumentação, que foi atribuída aleatoriamente a cada um dos concorrentes.
A decisão do júri foi muito difícil, dada a qualidade da leitura e argumentação dos alunos concorrentes. Os alunos que representarão, em abril, o nosso agrupamento de escolas em Vila Verde serão:
- Duarte Pinto, Laura Fujaco, Bernardo Carvalho e Lisandro Alves (1º ciclo)
- Joana Gonçalves, Miriam Martins, Duarte Fernandes e Gonçalo Dias (2º ciclo)
- Maria João Freitas, Mónica Simões, Eduarda Martins e Zhifang Ye (3º ciclo)
Parabéns a todos os alunos que participaram na fase concelhia e boa sorte para os doze alunos que em abril representarão o agrupamento na fase seguinte do Concurso Nacional de Leitura!