15/10/2020

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES: PORDATA KIDS E PORDATA

 No mês de outubro, a Fundação Francisco Manuel dos Santos dinamizou sessões de formação sobre o Pordata Kids para todas as turmas do 4º, 5º e 6º anos de escolaridade e sobre o Pordata para as turmas 10ºB e 11º A.

No caso dos alunos do 4º, 5º e 6º anos, as sessões contribuíram, de forma inequívoca, para os alunos conhecerem a plataforma – Pordata Kids, onde os números e as estatísticas são apresentados de forma a serem compreensíveis pelos mais pequenos.

As sessões realizadas com as duas turmas do secundário permitiram aos alunos conhecer a Pordata (Base de Dados de Portugal Contemporâneo), as suas potencialidades e, sobretudo, como consultar os dados estatísticos à escala dos municípios, nacional e europeia.

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES: UTILIZAR A BIBLIOTECA ESCOLAR EM SEGURANÇA

 No mês de setembro, a equipa das Bibliotecas Escolares, realizou sessões de formação para todas as turmas do 2º e 3º ciclo e ensino secundário.

As sessões foram realizadas na sala de aula de cada uma das turmas, nas quais foi apresentado e explicado o novo regulamento das BE em período de pandemia. Assim, os alunos ficaram a conhecer as novas regras de utilização das BE, para que esta possa ser realizada em segurança.

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES: UTILIZAR A BIBLIOTECA ESCOLAR EM SEGURANÇA

PROJETO MUNICIPAL “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

 No seguimento da palestra sobre o escritor Luís de Camões, para os alunos do 9º B, 9ºC e 10º ano, com a presença da oradora Estefânia Surreira, no mês de janeiro, foi lançado um desafio aos alunos do 10º ano de escolaridade.

O desafio consistiu na concepção de um desenho para estampar em t-shirts.

Eis o resultado:


As t-shirts, no início deste ano letivo, foram oferecidas a todos os alunos da turma.