16/03/2020

SEMANA DA LEITURA 2020 - “LER … LENGALENGAS”

A atividade “Ler… lengalengas” consistiu na leitura em voz alta de lengalengas, por cada um dos alunos do 5ºA ,5ºB e 5ºC
Os objetivos foram incentivar os alunos para a leitura, realizar a leitura de forma lúdica e divertida e, ainda, premiar os alunos com melhor fluência leitora.
Os alunos vencedores foram: Miriam Martins (5ºA) e Francisco Nunes (5ºB). No 5ºC não houve vencedores pois todos os aluno foram capazes de ler as lengalengas.

SEMANA DA LEITURA 2020 - “O PRAZER DE PARTILHAR LEITURAS”

A iniciativa resultou do trabalho colaborativo da Biblioteca Escolar com os professores de Português, Inglês e Francês da Escola Básica de Rio Caldo. Os professores e a professora bibliotecária procederam à seleção de poemas na língua portuguesa, inglesa e francesa e, posteriormente, foram convidados os alunos do 8º ano para realizarem a leitura dos poemas na outra turma do seu ano de escolaridade.
Os alunos revelaram vontade e muito empenho na concretização da atividade.
Na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, apesar dos professores não terem colaborado com a Biblioteca Escolar, a atividade foi realizada.
A atividade contribuiu para a sensibilização dos alunos para a importância da leitura, para a partilha de leituras em línguas diferentes, para o reforço do trabalho de articulação da BE com os professores e, também, para a promoção do voluntariado de leitura.

SEMANA DA LEITURA 2020 - “LER DEPRESSA E BEM… HAVERÁ QUEM?”

A leitura foi o mote para esta atividade, que foi realizada com os alunos das turmas 7ºA, 7ºC e 7ºD.
Aos alunos foram apresentados os poemas “Um livro é um amigo” e “Livros” de Maria do Rosário Macedo. Os alunos tiveram o desafio de conseguir ler o maior número de palavras durante um minuto e, claro, corretamente.
Os alunos que revelaram maior rapidez e proficiência leitora foram: Edgar Ribeiro (7ºC) e Soraia (7ºD).
A atividade contribuiu, de forma lúdica, para o treino da leitura e para a motivação dos alunos para a leitura.

SEMANA DA LEITURA 2020 - EXPOSIÇÃO DE CARTAZES

     Ao longo da Semana da Leitura estiveram expostos cartazes alusivos à importância da leitura, para sensibilização da comunidade escolar.
     Os cartazes foram elaborados pelos alunos do 7º ano, no contexto das sessões de “Leituras à solta”, que são realizadas mensalmente com os referidos alunos.


SEMANA DA LEITURA 2020 - “A LEITURA SAI À RUA”

Os alunos do 5ºA e do 5ºC saíram do contexto da sala de aula e realizaram a leitura em voz alta, como se de uma “procissão” de leitura se tratasse, nos espaços exteriores das escolas.
A iniciativa permitiu o treino da leitura em voz alta e a dinamização do voluntariado de leitura e, por outro lado, suscitou o interesse e curiosidade dos elementos da comunidade escolar que se foram cruzando com a “procissão de alunos”.

SEMANA DA LEITURA 2020 - “LER…NAS E COM AS IMAGENS”

A ausência e incipiente capacidade leitora dos alunos do pré-escolar e do 1º e 2º anos de escolaridade, levou a que fosse realizada a iniciativa “Ler… nas e com as imagens”. A atividade realizou-se apenas com as crianças do pré-escolar e do 1º e 2º ano da Escola Básica de Rio Caldo e do 1º e 2º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.
Os alunos foram distribuídos por grupos de trabalho, aos quais foram fornecidas imagens das histórias “Pimpim vai à escola” (pré-escolar) e “O nabo gigante” (1º e 2º anos). A tarefa que os grupos tiveram foi a de ordenar as imagens e criar a sua história a partir das mesmas.
A leitura a partir das imagens, associada à criatividade dos alunos, originou diferentes histórias e muito originais. Além disso, possibilitou o trabalho em equipa e a vontade de criar uma história da sua autoria.




SEMANA DA LEITURA 2020 - “LER… NO DIGITAL”

     Ao longo da semana foram realizadas sessões de leitura digital para todas as turmas do 6º ano e para os alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica de Rio Caldo.
     Os alunos do 3º e 4º anos procederam à leitura em suporte digital do livro “O incrível rapaz que comia livros”. Os alunos do 6º ano realizaram a leitura do livro “O homem que plantava árvores”, com recurso ao texto em Pdf. Após a leitura conjunta e em voz alta, e, de seguida, houve um diálogo sobre a mensagem transmitida pela história de cada um dos livros.
     No final, e com recurso aos tablets e computadores, os alunos do 3º e 4º anos resolveram um Kahoot e os do 6º ano um Quizizz com questões sobre os livros lidos. Os alunos com melhores resultados foram: Duarte Pinto, José Ribeiro e Lisandro Alves (Lara Madureira (6ºA), Gabriel Fernandes (6ºB), Luciana Pereira (6ºC) e Filipa Bernardo (6ºD).






SEMANA DA LEITURA 2020 -TERTÚLIA LITERÁRIA “O LIVRO DA MINHA VIDA”

     Nos dias 9 e 10 de março decorreram tertúlias literárias em torno da temática “O livro da minha vida”.
      Na Escola Básica de Rio Caldo participaram os alunos do 9ºD, a técnica superior Cristina Barbosa uma convidada da comunidade e as professoras Cassilda Ramoa, Glória Pereira, Inês Gonçalves, Susana Santos e Teresa Silva.
Na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro a tertúlia contou com a presença dos alunos do 12º ano e das professoras Ana Catarina Carvalho, Ana Cristina Moreira, Teresa Leitão e Teresa Silva.
     As tertúlias constituíram verdadeiros momentos diálogo em torno dos livros e da leitura e a troca e debate de ideias, nas quais os alunos participaram ativamente e deram o seu testemunho bastante enriquecedor.


SEMANA DA LEITURA 2020

     A Semana da Leitura 2020, com o tema “Ler sempre. Ler em qualquer lugar” realizou-se no nosso agrupamento de 9 a 13 de março. Foi uma semana de inúmeras atividades, subordinadas aos livros e à leitura, que contemplaram todos os alunos, desde o pré-escolar ao 12º ano.
    É de salientar que devido à conjuntura atual e à necessidade de adoção de medidas preventivas para evitar o contágio pelo Coronavírus (Covid-19), algumas das atividades previstas para a comemoração desta semana foram canceladas e outras foram realizadas apenas para algumas turmas.
     As atividades realizadas, e apesar das limitações resultantes da situação atual, contribuíram de forma inequívoca para a promoção do gosto e hábitos de leitura, da compreensão leitora, da expressão oral e escrita e, acima de tudo, para o envolvimento dos alunos na dinamização das atividades.


“ASSALTO À SALA DE AULA”

     Nos dias 9 e 10 de maio os alunos das turmas 11ºA e 12ºB, pela manhã, realizaram um “assalto” às salas de aula das turmas do ensino secundário.
     Um assalto? Sim, um assalto! A iniciativa consistiu na entrada surpresa nas salas de aula e a leitura de poemas de autores portugueses e estrangeiros (Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Almeida Garrett, Pablo Neruda, Leonard Cohen, Charles Bukowski e Simone de Beauvoir).
     A atividade contribuiu para dar a conhecer poemas de autores de renome, sensibilizar para a importância da leitura e, claro, o fator surpresa suscitou o interesse e curiosidade dos alunos pela iniciativa.