16/03/2020

SEMANA DA LEITURA 2020

     A Semana da Leitura 2020, com o tema “Ler sempre. Ler em qualquer lugar” realizou-se no nosso agrupamento de 9 a 13 de março. Foi uma semana de inúmeras atividades, subordinadas aos livros e à leitura, que contemplaram todos os alunos, desde o pré-escolar ao 12º ano.
    É de salientar que devido à conjuntura atual e à necessidade de adoção de medidas preventivas para evitar o contágio pelo Coronavírus (Covid-19), algumas das atividades previstas para a comemoração desta semana foram canceladas e outras foram realizadas apenas para algumas turmas.
     As atividades realizadas, e apesar das limitações resultantes da situação atual, contribuíram de forma inequívoca para a promoção do gosto e hábitos de leitura, da compreensão leitora, da expressão oral e escrita e, acima de tudo, para o envolvimento dos alunos na dinamização das atividades.


“ASSALTO À SALA DE AULA”

     Nos dias 9 e 10 de maio os alunos das turmas 11ºA e 12ºB, pela manhã, realizaram um “assalto” às salas de aula das turmas do ensino secundário.
     Um assalto? Sim, um assalto! A iniciativa consistiu na entrada surpresa nas salas de aula e a leitura de poemas de autores portugueses e estrangeiros (Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Almeida Garrett, Pablo Neruda, Leonard Cohen, Charles Bukowski e Simone de Beauvoir).
     A atividade contribuiu para dar a conhecer poemas de autores de renome, sensibilizar para a importância da leitura e, claro, o fator surpresa suscitou o interesse e curiosidade dos alunos pela iniciativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário