11/02/2020

DIA DA INTERNET SEGURA – Redes sociais: comunica em segurança


O Dia da Internet Segura é uma iniciativa da rede conjunta Insafe-INHOPE, com o apoio da Comissão Europeia, que visa a criação de uma Internet melhor para todos, especialmente para os utilizadores mais jovens.
O tema deste ano é "Juntos por uma Internet melhor".
As Bibliotecas Escolares promoveram a realização das seguintes atividades: exposição de cartazes elaborados pelos alunos do 8º ano, nas aulas de TIC, resultante do trabalho articulado entre a BE e o professor de TIC (Ser Professor. Contar com a BE – Aprender com a BE); e disponibilização das cartas Quiz4you SeguraNet, na Biblioteca Escolar.
Foram vários os alunos que, ao longo do dia 11 de fevereiro, utilizaram as cartas Quiz4you SeguraNet para jogar e melhorar a sua literacia digital!
Deixamos aqui algumas dicas sobre segurança digital, para que possam utilizar as redes sociais e comunicar em segurança:
- Ter cuidado com e-mails duvidosos;
- Utilizar senhas inteligentes / difíceis de serem descobertas;
- Sair dos programas clicando em "Logout", "Sair" ou equivalente;
- Usar navegadores atuais e conhecidos;
- Atualizar o seu antivírus e seu sistema operacional;
- Ter muito cuidado com downloads;
- Evitar o uso de softwares piratas;
- Ter cuidado com os anexos de e-mails;
- Não responder a ameaças, provocações ou intimidações;
- Não revelar informações importantes sobre si.



OFICINAS DE ESCRITA POÉTICA (Projeto Municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita”)


No âmbito do projeto Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita”, no dia 6 de fevereiro, os alunos do secundário do nosso agrupamento participaram em oficinas de escrita poética.
As oficinas foram dinamizadas pelo jornalista e escritor Alberto Serra, que recorreu a várias técnicas de escrita, para ajudar e motivar os alunos para a escrita poética. De entre as técnicas utilizadas, destacam-se “Texto em leque”, “A máquina poesia”, “Os cinco sentidos” e “O desbloqueia da escrita”.
Foram momentos muito interessantes e enriquecedores que possibilitaram aos alunos o treino da escrita e da imaginação ao serviço da escrita poética!


DIA DO HARRY POTTER


No âmbito das comemorações a nível mundial da “Noite dos livros de Harry Potter”, no dia 6 de fevereiro as Bibliotecas Escolares da EB de Rio Caldo e EBS de Terras de Bouro “abriram portas” ao Harry Potter.
Foram expostos materiais alusivos à figura do Harry Potter, que possibilitaram aos alunos “entrar” no mundo mágico da personagem e foi realizado o concurso “Quem conhece melhor o Harry Potter?”. No concurso participaram alunos do 2º ciclo e as vencedoras foram as alunas Joana Domingues Gonçalves e Carolina Antunes.

PALESTRA “HOLOCAUSTO: PARA NÃO ESQUECER”


Os poucos milhares de prisioneiros que ainda (sobre)viviam no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau foram libertados a 27 de janeiro de 1945 pelas tropas soviéticas. Pelo que este ano, 2020, comemoram-se os 75 anos da libertação de Auschwitz.
Para recordar o holocausto e para não esquecermos tudo o que significou, nos dias 4 e 5 de fevereiro realizaram-se duas palestras para os alunos do 9º ano e secundário. O orador foi o professor Jorge Brandão, que com o seu conhecimento sobre a temática e excelente capacidade de comunicação e abordagem do tema, conseguiu envolver e sensibilizar os alunos e professores presentes nas referidas palestras.
                Nas Bibliotecas Escolares das Escolas EB de Rio Caldo e EBS de Terras de Bouro foi organizada uma exposição alusiva ao Holocausto.


PROJETO “LER E PARTILHAR… COM A COMUNIDADE” (Ler + Jovem)


No mês de janeiro foi dinamizada uma sessão de leitura para os utentes do CAO de Souto, na qual foi explorada a temática do amor e do Dia dos Namorados.
No seguimento da atividade, os utentes do CAO construíram caixinhas com motivos alusivos ao amor.
Com esta atividade, a Biblioteca Escolar proporcionou mais um momento de leitura, de partilha, de animação, de aprendizagem e, acima de tudo, de alegria!