09/05/2019

“SOS FLORESTA” – PEDRO SOARES

     No dia 29 de abril, Pedro Manuel Bastos Rodrigues Soares, professor universitário e dirigente do Bloco de Esquerda, esteve presente no nosso agrupamento de escolas.
     O professor foi o orador de uma palestra alusiva à floresta portuguesa, para os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.

ENCONTRO COM A ESCRITORA JACINTA CORREIA

     No âmbito das comemorações do 25 de abril, a escritora Jacinta Correia esteve presente no agrupamento, para realização de duas sessões para os alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade, no dia 30 de abril.
     As sessões contaram com a presença da escritora para apresentação do livro “O Príncipe da liberdade” e do grupo de teatro “Teatro do longe” que realizou a leitura encenada do livro.
     Foram momentos de alegria, descoberta e muita aprendizagem!



CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – FASE INTERMUNICIPAL

     No dia 29 de abril realizou-se na Biblioteca Municipal de Barcelos a 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
     O nosso agrupamento de escolas esteve representado por um conjunto de oito alunos: Maria do Carmo Amaro e João Paulo Príncipe (1º ciclo), Luís Antunes e Joana Silva (2º ciclo), Maria João Freitas e Sara Pereira (3º ciclo), Luciana Oliveira e Inês Araújo (secundário).
     A aluna Sara Pereira foi selecionada para a realização da prova oral do concurso. Porém, não foi escolhida para a fase final – fase nacional.
     Os nossos alunos estão de parabéns!





PROJETO TER + SUCESSO – Teatro “O amor da Carochinha”

     No âmbito do projeto municipal Ter + Sucesso, os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, assistiram ao teatro “O amor da Carochinha” pelo Tin.Bra – Academia de Teatro de Braga, no dia 26 de abril.
     A atividade realizou-se no seguimento da exploração da obra literária “Robertices” de Luísa Dacosta.







APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR: "Vamos recordar o 25 de abril"

     No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 9º ano participaram na atividade “Vamos recordar o 25 de abril”.
     A atividade foi dinamizada em articulação com as professoras de História.
     Os alunos foram à Biblioteca Escolar e participaram numa sessão sobre a ferramenta digital Kahoot, tendo sido explicado o seu funcionamento e potencialidades de utilização. Posteriormente, foi fornecido aos alunos um guião com uma lista de sites sobre a revolução do 25 de abril e os tópicos para orientação da pesquisa.
     Os alunos realizaram a pesquisa e seleção da informação, de acordo com as orientações dadas no guião, e de seguida procederam à construção de Kahoots sobre o 25 de abril.
     A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e as professoras de História e, igualmente, entre os alunos. Por outro lado, possibilitou aos alunos a aquisição de conhecimentos necessários para a utilização da uma ferramenta digital de aprendizagem.