18/03/2019

SEMANA DA LEITURA 2019


     A Semana da Leitura 2019, com o tema “Hoje leitor, amanhã leitor” realizou-se no nosso agrupamento e 11 a 15 de março. Foi uma semana de inúmeras atividades, subordinadas aos livros e à leitura, que contemplaram todos os alunos, desde o pré-escolar ao 12º ano.
                Aqui deixamos o registo:

“Todos juntos podemos ler”
                Nos dias 11 e 14 de março cinco alunos, de Educação Especial, voluntários de leitura, realizaram momentos de leitura das histórias “A abelha zarelha”, “A pata patarata” aos alunos do 1º e 2º ano da EBS de Terras de Bouro, Escola Básica do Gerês e Escola Básica nº1 de Rio Caldo.
                Os alunos também apresentaram uma história da sua autoria – “A formiga rabiga”.
                Esta atividade demonstrou, claramente, que apesar das dificuldades de aprendizagem que caraterizam estes alunos, todos somos capazes e acima de tudo “todos juntos podemos ler”.



“Partilhar leituras em comunidade”
Nos dias 11 e 14 de março, um grupo de alunos voluntários de leitura do 5ºC (Escola Básica de Rio Caldo) e do 8ºA (Escola EBS de Terras de Bouro), realizam uma “viagem” por vários estabelecimentos da comunidade local, com o objetivo de “partilhar leituras” com a comunidade.
Assim as leituras apresentadas foram poemas da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, pois este ano, 2019, comemora-se o centenário do seu nascimento.





“Um olhar sobre Camões”
                No dia 11 de março, e no seguimento da atividade “Luís, homem e o poeta” (atividade promovida no âmbito do projeto “Ter + Sucesso”), os alunos do 10ºB realizaram a declamação de alguns poemas de Luís de Camões.
                A atividade decorreu no anfiteatro da Escola EBS de Terras de Bouro e teve como destinatários os alunos do 9º ano.




Exposição de marcadores de livro
Na Escola Básica de Rio Caldo, ao longo de toda a Semana da Leitura, estiveram em exposição um conjunto de marcadores de livro alusivos à temática da leitura.
Os marcadores de livro foram elaborados pelos alunos do 5ºC e 5ºD, nas aulas de Geira.



Atelier de construção de marcadores de livro
Nos dias 12 e 15 de março, nas Bibliotecas Escolares da Escola EBS de Terras de Bouro e da Escola Básica de Rio Caldo, dinamizou-se um atelier de construção de marcadores de livro em origami.
Na Escola Básica de Rio Caldo, o atelier foi para quem quisesse participar e participaram alunos de todos os anos de escolaridade. Na Escola EBS de Terras de Bouro, a atividade foi direccionada para os alunos do 5º ano.

Os alunos que participaram no atelier tiveram a oportunidade de construírem marcadores de livros, com mensagens alusivas à leitura e decoraram-nos com origamis variados.







“Em torno dos livros e da leitura”
No dia 12 de março, no âmbito da Semana da Leitura, realizou-se a atividade “Em torno dos livros e da leitura” para os pais/encarregados de educação dos alunos da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.
A atividade contemplou um conjunto diversificado de iniciativas em torno dos livros e da leitura: momentos musicais por alunas do 9ºB, leitura de poemas da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen por alunas do 8ºA, sessão dos contos “O papão” e “A bruxa arreganhadentes” pela contadora de histórias Estefânia Surreira e “Universalidade das palavras e da música”, pelos alunos do 6º ano e professora Sónia Coura.
Neste momento cultural tão importante estiveram presentes a vereadora Dr.ª Ana Genoveva, a Dr.ª Sandra (responsável do SABE), o Dr. Óscar Rodrigues (Diretor do Agrupamento de Escolas) a Dr.ª Fernanda Freitas (Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares), funcionários e pais/encarregados de educação.
No dia 14 de março, no âmbito da Semana da Leitura, realizou-se a atividade “Em torno dos livros e da leitura” para os pais/encarregados de educação dos alunos da Escola Básica de Rio Caldo.
A atividade contemplou um conjunto diversificado de iniciativas em torno dos livros e da leitura: momentos musicais pela aluna Sara do 9ºC e pelos alunos Clara Pinto e Tiago Rocha (Clube de Música), leitura de poemas da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen por alunos do 8ºD e E, sessão dos contos “Mocho comi”, “O franganito” e “O dia em que me tornei pássaro” pela contadora de histórias Estefânia Surreira e dramatização “O rapaz de bronze” pelos alunos do 6ºD.
Neste momento cultural tão importante estiveram presentes a vereadora Dr.ª Ana Genoveva, a Dr.ª Sandra (responsável do SABE), o Dr. Óscar Rodrigues (Diretor do Agrupamento de Escolas), funcionários e pais/encarregados de educação.
Foram, sem dúvida, atividades repletas de muita alegria, aprendizagem e enriquecedora para todos os que nelas participaram!




Oficina de leitura e escrita criativa “A Fada Oriana”

A propósito do centenário do aniversário da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, foi dinamizada uma oficina de leitura e escrita criativa sobre “A Fada Oriana” pela contadora de histórias Estefânia Surreira.
A oficina iniciou-se com a leitura de um excerto da obra, a partir do qual os criaram novas histórias. No final da atividade, os alunos leram em voz alta as histórias criadas.






Encontro com a contadora de histórias Estefânia Surreira

No dia 13 de março decorreu um encontro com a contadora de histórias Estefânia para as crianças do pré-escolar da Escola Básica do Gerês e da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.
As histórias apresentadas foram “O jardim das borboletas” e “ A cabacinha”, de forma a irem de encontro ao projeto do pré-escolar – SOS Floresta.












Ler e Partilhar… Com a Comunidade: CAO de Souto

 No dia 13 de março, no âmbito do projeto “Ler e Partilhar… Com a Comunidade”, foi realizada uma sessão para os utentes do CAO de Souto, na qual foi apresentado o processo de elaboração dos livros.





“Jogos de leitura e de escrita”

                Nos dias 11, 13 e 14 de março, os alunos do 5º ano participaram na atividade “Jogos de leitura e de escrita.
Aos alunos foram apresentados vários desafios de leitura e escrita, que os alunos tiveram de resolver.
Os alunos demonstraram boas capacidades de leitura e interpretação.







“10 minutos a ler”

                O agrupamento de escolas aceitou o desafio proposto pelo Plano Nacional de Leitura. O desafio de no dia 14 de março, dedicar dez minutos para leitura.
Assim, às 9:50 horas, em todas as turmas das escolas EBS de Terras de Bouro e da Escola Básica de Rio Caldo foram lidos poemas ou excertos de obras da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. Mais uma vez, a Biblioteca Escolar, com a escolha de poemas e obras de Sophia pretendeu associar-se à comemoração do centenário de nascimento da escritora.


Oficina de Leitura e de Escrita
                No dia 12 e 13 de março foram dinamizadas oficinas de leitura e de escrita para os alunos do 1º e 2º ano da Escola EBS de Terras de Bouro e para os alunos do 1º ciclo da Escola Básica do Gerês e Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.
                Na atividade realizou-se a constituição de grupos de trabalho, aos quais foi disponibilizada uma imagem alusiva a uma história infantil ou a uma obra da Educação Literária.
Aos alunos foi lançado um desafio. Qual desafio?
O desafio de criarem uma história a partir da imagem fornecida a cada grupo de trabalho. No final das sessões, o porta-voz de cada grupo realizou a leitura em voz alta da sua história.

Esta atividade demonstrou, claramente, que os nossos alunos são capazes de coisas fantásticas.



“As palavras na tradição oral”
Nos dias 14 e 15 de março foi dinamizada a atividade “As palavras na tradição oral” para os alunos do 6º ano.
A atividade consistiu na apresentação de um conjunto de desafios associados aos provérbios e os alunos tiveram como tarefa a identificação e conclusão dos provérbios apresentados.

Foi uma excelente forma dos nossos alunos conhecerem e relembrarem a tradição oral!


“Dar voz à poesia de Sophia”
No dia 15 de março, último dia da Semana da Leitura, foi promovida a atividade “Dar voz à poesia de Sophia”.
A atividade foi preparada por alguns alunos do 9º A e 9ºB, nas aulas de GEIRA, e os destinatários foram os alunos do 9ºA, 9ºB e alunos do ensino secundário.
        Tendo por base a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, foram declamados e cantados poemas da poetisa, como forma de comemorar o centenário do seu nascimento e sensibilizar os nossos alunos para a importância da poesia e da leitura.