A Semana da
Leitura 2019, com o tema “Hoje leitor, amanhã leitor” realizou-se no nosso
agrupamento e 11 a 15 de março. Foi uma semana de inúmeras atividades,
subordinadas aos livros e à leitura, que contemplaram todos os alunos, desde o
pré-escolar ao 12º ano.
Aqui deixamos o registo:
“Todos juntos
podemos ler”
Nos
dias 11 e 14 de março cinco alunos, de Educação Especial, voluntários de
leitura, realizaram momentos de leitura das histórias “A abelha zarelha”, “A
pata patarata” aos alunos do 1º e 2º ano da EBS de Terras de Bouro, Escola
Básica do Gerês e Escola Básica nº1 de Rio Caldo.
Os
alunos também apresentaram uma história da sua autoria – “A formiga rabiga”.
Esta
atividade demonstrou, claramente, que apesar das dificuldades de aprendizagem
que caraterizam estes alunos, todos somos capazes e acima de tudo “todos juntos
podemos ler”.
“Partilhar
leituras em comunidade”
Nos dias 11 e 14 de março, um
grupo de alunos voluntários de leitura do 5ºC (Escola Básica de Rio Caldo) e do
8ºA (Escola EBS de Terras de Bouro), realizam uma “viagem” por vários
estabelecimentos da comunidade local, com o objetivo de “partilhar leituras”
com a comunidade.
Assim as leituras apresentadas
foram poemas da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, pois este ano, 2019,
comemora-se o centenário do seu nascimento.
“Um olhar sobre Camões”
No
dia 11 de março, e no seguimento da atividade “Luís, homem e o poeta”
(atividade promovida no âmbito do projeto “Ter + Sucesso”), os alunos do 10ºB
realizaram a declamação de alguns poemas de Luís de Camões.
A
atividade decorreu no anfiteatro da Escola EBS de Terras de Bouro e teve como
destinatários os alunos do 9º ano.
Exposição de marcadores de livro
Na Escola Básica de Rio Caldo, ao
longo de toda a Semana da Leitura, estiveram em exposição um conjunto de
marcadores de livro alusivos à temática da leitura.
Os marcadores de livro foram
elaborados pelos alunos do 5ºC e 5ºD, nas aulas de Geira.
Atelier de construção de marcadores de livro
Nos dias 12 e 15 de março, nas
Bibliotecas Escolares da Escola EBS de Terras de Bouro e da Escola Básica de
Rio Caldo, dinamizou-se um atelier de construção de marcadores de livro em
origami.
Na Escola Básica de Rio Caldo, o
atelier foi para quem quisesse participar e participaram alunos de todos os
anos de escolaridade. Na Escola EBS de Terras de Bouro, a atividade foi
direccionada para os alunos do 5º ano.
Os alunos que participaram no
atelier tiveram a oportunidade de construírem marcadores de livros, com
mensagens alusivas à leitura e decoraram-nos com origamis variados.
Oficina de leitura e escrita criativa “A Fada Oriana”
A propósito do centenário do
aniversário da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, foi dinamizada uma
oficina de leitura e escrita criativa sobre “A Fada Oriana” pela contadora de
histórias Estefânia Surreira.
A oficina iniciou-se com a leitura
de um excerto da obra, a partir do qual os criaram novas histórias. No final da
atividade, os alunos leram em voz alta as histórias criadas.
Encontro com a contadora de histórias Estefânia Surreira
No dia 13 de março decorreu um
encontro com a contadora de histórias Estefânia para as crianças do pré-escolar
da Escola Básica do Gerês e da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.
As histórias apresentadas foram “O
jardim das borboletas” e “ A cabacinha”, de forma a irem de encontro ao projeto
do pré-escolar – SOS Floresta.
Ler e Partilhar… Com a Comunidade: CAO de Souto
“Jogos de leitura e de escrita”
Nos
dias 11, 13 e 14 de março, os alunos do 5º ano participaram na atividade “Jogos
de leitura e de escrita.
Aos alunos foram apresentados vários desafios de
leitura e escrita, que os alunos tiveram de resolver.
Os alunos demonstraram boas capacidades de leitura
e interpretação.
“10 minutos a ler”
O
agrupamento de escolas aceitou o desafio proposto pelo Plano Nacional de
Leitura. O desafio de no dia 14 de março, dedicar dez minutos para leitura.
Assim, às 9:50 horas, em todas as
turmas das escolas EBS de Terras de Bouro e da Escola Básica de Rio Caldo foram
lidos poemas ou excertos de obras da escritora Sophia de Mello Breyner
Andresen. Mais uma vez, a Biblioteca Escolar, com a escolha de poemas e obras
de Sophia pretendeu associar-se à comemoração do centenário de nascimento da
escritora.
Oficina de
Leitura e de Escrita
No
dia 12 e 13 de março foram dinamizadas oficinas de leitura e de escrita para os
alunos do 1º e 2º ano da Escola EBS de Terras de Bouro e para os alunos do 1º
ciclo da Escola Básica do Gerês e Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.
Na
atividade realizou-se a constituição de grupos de trabalho, aos quais foi
disponibilizada uma imagem alusiva a uma história infantil ou a uma obra da
Educação Literária.
Aos alunos foi lançado um desafio.
Qual desafio?
O desafio de criarem uma história
a partir da imagem fornecida a cada grupo de trabalho. No final das sessões, o
porta-voz de cada grupo realizou a leitura em voz alta da sua história.
Esta atividade demonstrou,
claramente, que os nossos alunos são capazes de coisas fantásticas.
“As palavras na tradição oral”
Nos dias 14 e 15 de março foi
dinamizada a atividade “As palavras na tradição oral” para os alunos do 6º ano.
A atividade consistiu na
apresentação de um conjunto de desafios associados aos provérbios e os alunos
tiveram como tarefa a identificação e conclusão dos provérbios apresentados.
Foi uma excelente forma dos nossos
alunos conhecerem e relembrarem a tradição oral!
“Dar voz à poesia de Sophia”
No dia 15 de março, último dia da
Semana da Leitura, foi promovida a atividade “Dar voz à poesia de Sophia”.
A atividade foi preparada por alguns alunos do 9º A e 9ºB, nas aulas
de GEIRA, e os destinatários foram os alunos do 9ºA, 9ºB e alunos do ensino
secundário.
Tendo por base a poesia de Sophia de Mello Breyner
Andresen, foram declamados e cantados poemas da poetisa, como forma de
comemorar o centenário do seu nascimento e sensibilizar os nossos alunos para a
importância da poesia e da leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário