12/06/2019

APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR - “Leandro, rei da Helíria”

     No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 7º ano participaram na atividade “Leandro, rei da Helíria”. A atividade foi dinamizada em articulação com os professores de Português.
     Nas aulas de Português, em contexto de sala de aula, foi realizada a leitura e exploração da obra “Leandro, rei da Helíria”.
     Posteriormente, os alunos foram à Biblioteca Escolar e foi-lhes explicado e fornecido um tutorial para a construção de “sopa de letras” on line. De seguida, os alunos em trabalho de pares, selecionaram quinze palavras relacionadas com a obra e construíram uma “sopa de letras” com as palavras anteriormente selecionadas. No final da sessão, os alunos resolveram a “sopa de letras” elaborada por outro grupo de trabalho.
     A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português e, igualmente, entre os alunos. Por outro lado, possibilitou aos alunos a aquisição de conhecimentos necessários para a construção de “sopas de letras” on line e para uma aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Português.





DRAMATIZAÇÃO “A MENINA DO MAR”

     No dia 31 de maio os alunos do 5º e 6º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro assistiram a uma dramatização da obra “A menina do mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, encenada pelos alunos do 5ºA.
     A preparação da dramatização, os ensaios, o cenário e os materiais foram da responsabilidade da professora Aldina Domingues, no âmbito do Geira.
    Obrigada professora Aldina pelo empenho e dedicação manifestada na concretização da atividade!
     A equipa das Bibliotecas Escolares, também, deixa umas palavras de agradecimento aos professores Paulo Dias, José Antunes e Virgínia Gomes que de uma forma ou outra colaboraram para que a atividade fosse possível.
     Parabéns aos alunos do 5ºA pelo excelente desempenho na dramatização!




PROJETO “LER E PARTILHAR… COM A COMUNIDADE”

     No dia 4 de junho, no âmbito do projeto “Ler e Partilhar… Com a Comunidade” (projeto Ler + Jovem), a equipa das Bibliotecas promoveu mais um encontro intergeracional para os utentes dos lares de Vilar da Veiga, Rio Caldo e Valdosende.
     Os alunos do 5ºC realizaram a leitura de dois contos do livro “Histórias, Memórias e Contos Tontos” de Maria do Céu Nogueira, e apresentaram algumas canções populares.
     Os alunos do 5ºD, 6ºC e 6ºD, também colaboraram na atividade, com a apresentação de duas músicas em flauta e canções populares.
     Foram momentos de partilha, aprendizagem e de muita alegria, sobretudo, para os idosos da nossa comunidade!




CONCURSO DE ORTOGRAFIA – FASE FINAL

     No dia 5 de junho realizou-se a terceira e última fase do concurso de ortografia, no qual participaram vinte alunos do segundo ciclo – os alunos apurados na segunda fase do concurso.
     Os vencedores do concurso foram: Zhifang Ye (Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro) e Gonçalo Duarte Miranda (Escola Básica de Rio Caldo).

“OS PAIS TAMBÉM GOSTAM DE LER”

     Os pais/mães dos nossos alunos continuam a aceitar o desafio lançado no início do ano letivo – dinamizarem uma sessão de leitura.
     No dia 27 de maio, a mãe Sílvia Ramos realizou uma sessão de leitura da obra “Há fogo na floresta” para as crianças dos JI de Moimenta, Chorense e Carvalheira.
     No dia 30 de maio, as mães Filipa Carvalho, Rita Rodrigues, Cátia Carvalho e Andreia Sousa (mães de crianças do JI de Rio Caldo), com a colaboração de algumas crianças realizaram uma dramatização do conto “O capuchinho vermelho”.
     Parabéns a todas as mães que aceitaram o nosso desafio e, assim, proporcionaram momentos de alegria às crianças dos jardins-de-infância.


BIBLIOFILME

     Nos dias 29 e 30 de maio, a equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou às crianças dos jardins-de-infância do nosso agrupamento mais uma atividade lúdica relacionada com o projeto “A floresta”, com a apresentação do filme “O grande príncipe da floresta – Bambi II”.
     Mais um momento de descoberta, curiosidade e alegria para os nossos alunos!


CONCURSO “NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS” – 1º ano

     Nos dias 27 e 28 de maio realizou-se mais uma atividade de articulação da Biblioteca Escolar com os professores titulares de turma do 1º ano.
     A atividade, concurso “Nós Lemos, Nós Sabemos”, consistiu na realização de um questionário sobre a obra “A ovelhinha preta” pelos alunos do 1º ano de escolaridade do agrupamento, após ter sido realizada em contexto de sala de aula a leitura e exploração da obra.
     Os vencedores do concurso foram:
     - Gustavo Dias, Maria Barroso e Tomás Fraga da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro;
     - Márcia Barroso da Escola Básica nº1 de Rio Caldo;
     - Guilherme da Costa da Escola Básica do Gerês.

HORA DO CONTO: “ O JARDIM CURIOSO” DE PETER BROWN

     A equipa das Bibliotecas Escolares do agrupamento, no dia 22 de maio, dinamizou mais uma sessão de leitura / hora do conto para os alunos do 1º e 2º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.
     Na sessão explorada foi a obra “O Jardim Curisoso”, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Este livro narra, com texto singelo e belas ilustrações, a busca de um menino por um mundo mais verde, um único e grande jardim.