15/02/2016

Concurso "Nós lemos, nós sabemos"


No dia 11 de fevereiro os alunos do 3º ano da escola EB1 de Valdosende participaram no concurso "Nós lemos, nós sabemos" sobre a obra "Poemas da mentira e da verdade". A aluna vencedora foi a Diana da Silva Araújo.
No mesmo dia os alunos do 5º ano e 9º ano da escola EB de Rio Caldo participaram igualmente no concurso, o qual incidiu nas obras "A viúva e o papagaio" e "O Auto da Barca do Inferno" respetivamente. 
O aluno vencedor do 5º ano foi o Pedro António e a aluna vencedora do 9º ano foi a Sara Raquel Silva.
Os prémios serão entregues no final do 2º período letivo.




Conhecer para Proteger - Segurança na Internet

No dia 9 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Segura.

As Bibliotecas das escolas EB de Rio Caldo e EBS de Terras de Bouro comemoraram a data com a realização de duas sessões  " Conhecer para Proteger - Segurança na Internet", promovida pelo agente Hugo Gonçalves da Escola Segura.
Os destinatários da sessão na escola EBS de Terras de Bouro foram os alunos do 5ºB, 7ºA, 7ºB e 12ºB, na escola EB de Rio Caldo foram os alunos do 5º, 7º e 8º ano.
As sessões tiveram como ideia central a informação e sensibilização dos alunos para as regras/cuidados a ter na utilização da internet, para que essa utilização seja segura.







Trabalho colaborativo entre os professores de Inglês e a Biblioteca Escolar no âmbito do Plano de Intervenção para as Literacias (PIL)

O trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os professores de Inglês traduziu-se na utilização do espaço das Bibliotecas Escolares, dos seus recursos e do apoio de elementos da equipa das BE na dinamização de uma atividade de pesquisa de vocábulos no dicionário de português-inglês e inglês-português. Os vocábulos estavam relacionados com temas que os professores de Inglês irão lecionar nas suas aulas.
A atividade realizou-se nos dias 11 e 12 de fevereiro, para alunos do 5º, 7º, 8º e 9º ano.






Jornal de Banda Desenhada


A Rede de Bibliotecas Escolares ofereceu a todas as bibliotecas das escolas EBS o primeiro número do Jornal de Banda Desenhada.
A novidade deste jornal despertou a atenção e interesse não só de alunos como de professores.





SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares)

Os kits de higiene oral já chegaram à UCC de Terras de Bouro.
No dia 12 de fevereiro a professora bibliotecária e a enfermeira Vânia da UCC de Terras de Bouro, iniciaram a distribuição dos kits. 
Foram realizadas duas sessões (uma para as crianças do 1º e 2º ano e outra para as crianças do 3º e 4º ano) para distribuição dos kits aos alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Terras de Bouro e para sensibilização das crianças para a necessidade e importância da higiene oral.