13/12/2011

Biblioteca Escolar: Parceira da comunidade

A atividade “Biblioteca Escolar: Parceira da comunidade” é um projeto, já implementado no ano letivo anterior na BE de Rio Caldo, que pretende estabelecer parcerias entre a Biblioteca Escolar e outras instituições da comunidade local, ao nível da dinamização de atividades culturais e lúdicas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e social.
Assim, este ano letivo, como aconteceu com os idosos do nosso concelho, nos dias 8 de Novembro e 12 de Dezembro, foi dinamizada a atividade “Hora do Conto” na Creche de Moimenta e no Centro de Solidariedade Social de Valdosende, respetivamente, pela professora Manuela Cracel, pela Técnica Superior de Educação - Cristina Barbosa e pela Professora Ana Isabel.
Foi apresentado no dia 8 de Novembro, na creche de Moimenta, a dramatização da lenda de S. Martinho; no dia 12 de Dezembro, no Centro de Solidariedade Social de Valdosende apresentamos um PowerPoint da história “O Pinheirinho de Natal” e um DVD com a canção “Pinheirinho, Pinheirinho”; e na creche de Moimenta neste mesmo dia, foi lida a história “O Pinheiro de Natal”. De seguida, foi realizada a exploração oral das histórias apresentadas e cantadas canções alusivas às histórias.
As três sessões da Hora do Conto decorreram muito bem, observando-se uma grande atenção, curiosidade e participação por parte das crianças.
As educadoras das duas instituições mostraram interesse e gosto em dar continuidade a esta iniciativa, se possível mensalmente.


Lenda de S. Martinho (Moimenta)


 Registo da lenda de S. Martinho. 


 Centro de Solidariedade Social de Valdosende




 Creche de Moimenta



No final do conto os meninos pintaram os pinheirinhos.

Feira do Livro

Sessão musical e conto.
Alunos do 2º ano e do 10º C (CP TR-RB)


  Prof. João Ferreira e Carolina Fernandes