A par dos livros, as tecnologias de informação e
comunicação (TIC) ocupam atualmente na sociedade um papel importante no
desenvolvimento e sustentação da qualidade de vida das pessoas. Diariamente,
crianças, jovens e adultos são imersos em ambientes computacionais – por
exemplo, através da televisão e de jogos interativos, do acesso a redes de
comunicação disponíveis com custos cada vez menores, em atividades
profissionais e no lazer.
Desta forma, a Biblioteca tem procurado promover e
integrar os avanços tecnológicos nas atividades escolares e na sua missão, tal
como acontece com todos os recursos que habitualmente se usa nas aulas (livros,
fichas de trabalho, lápis, etc.). Porém, essa “naturalização” dá-se
progressivamente, passo a passo, e requer o reconhecimento da utilidade das TIC
na atividade docente, o reconhecimento de que o uso das TIC tem um sentido
transformador em algumas práticas letivas. Atendendo a este facto, os Jardins
de Infância do Agrupamento, desde o início do mês de maio têm-se deslocado, uma
vez por semana, à biblioteca do Centro Escolar para contactarem e manipularem
os computadores.
As Educadoras aproveitam pedagogicamente tal
oportunidade, fazendo-a reverter positivamente a favor das aprendizagens dos
alunos. Isto não significa apenas integrar os computadores em atividades mas
inclui também procurar criar ambientes de aprendizagem estimulantes, abertos,
que apelem à autonomia e responsabilidade dos alunos e ao assumir um papel
ativo.
A BE oferece um bom número de computadores com ligação à
internet.
Na opinião das educadores, as atividades semanais no
computador estão a ter um impacto bastante positivo nas crianças, ou seja,
verifica-se um reforço no desenvolvimento da concentração, das capacidades
matemáticas e da autonomia.