25/03/2021

CONCURSO DE FOTOGRAFIA ESTOU @ LER

          No âmbito da Semana da Leitura 2021 "Ler sempre, Ler em qualquer lugar", a equipa das Bibliotecas Escolares lançou este desafio – Qual é o local mais estranho em que te imaginas a ler?

O desafio teve como destinatários os alunos do 9º ano e secundário, que tiveram de tirar uma fotografia de si próprio (a) ou de alguém a ler, sem mostrar rostos ou marcas, nesse local e partilhar as suas leituras em lugares ou poses radicais e diferentes! Além da fotografia, os alunos tinham de completar a frase “Ler é…”.

Divulgamos as fotografias/frases vencedoras do concurso:



















LEITURAS DIFERENTES, LEITURAS IGUAIS

                                             “UM PRESENTE DE PÁSCOA

No dia 24 de março, numa sessão síncrona via Google Meet, a professora bibliotecária em articulação com a professora Teresa Sousa da Educação Especial, dinamizou uma sessão de leitura do livro “Um presente de Páscoa”, para as alunas do 7ºD, abrangidas pela Educação Especial.

Na sessão, foi apresentada a história e de seguida foi realizada a exploração da mesma através do diálogo com as alunas.

Foi lançado um desafio às alunas – a pintura de um ovo de Páscoa.

A atividade contribuiu, mais uma vez, para proporcionar às alunas o conhecimento de uma história relacionada com a Páscoa e para a melhoria da capacidade de atenção e concentração. A pintura do ovo irá contribuir para o desenvolvimento da motricidade fina das alunas.


   

“NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS” – A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS

            O trabalho colaborativo e de articulação com o currículo, desenvolvidos pela Biblioteca Escolar, continuam a ser realizados!

A atividade “Nós lemos, nós sabemos”, teve como destinatários os alunos da turma 2ºJ da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.  Em contexto de sala de aula e em casa, previamente, foi lida e explorada a obra “A girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa. No dia 24 de março, a professora bibliotecária, numa sessão síncrona via Google Meet apresentou a obra e os alunos responderam a um conjunto de questões sobre a obra.

Os alunos obtiveram resultados muito bons no questionário, tendo o aluno Sandro Lima respondido corretamente a 31 das 32 questões incluídas no questionário. O excelente resultado deste aluno demonstra que a leitura é imprescindível e quando “lemos,  nós sabemos”!