ESCOLA A LER MAIS E MELHOR
PROGRAMA LEITURA EM FAMÍLIA
No mês de outubro iniciou-se a implementação das iniciativas “Leitura Em Vai e Vem” junto das crianças do Pré-escolar e da iniciativca “Já sei ler” junto dos alunos do 1º ciclo.
“Reconhecendo a proximidade que os educadores e professores têm com as famílias, o PNL2027, através dos Programas Leitura em Vai e Vem e Já Sei Ler, convida-os à leitura diária com as crianças, a diversificar as obras disponíveis, a selecionar textos infantis de qualidade, a escolher outras que lhes agradem e que as incentivem, entusiasmem e ajudem a realizar um percurso evolutivo de leituras.” (in, PNL).
Estas iniciativas pretendem o envolvimento das famílias na promoção do gosto pelos livros e pela leitura junto dos seus educandos, quer do pré-escolar, quer do 1º ciclo. As educadoras, os professores titulares de turma e a equipa das Bibliotecas Escolares, em conjunto, incentivam e promovem a requisição domiciliária do fundo documental junto dos alunos.
Leitura em Vai e Vem | Já Sei Ler
O Programa Leitura em Família deseja incentivar o contacto com os livros e o envolvimento parental na descoberta do prazer de ler em crianças dos 0 aos 10 anos.
A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.
A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender. Neste contexto, a escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida.
Reconhecendo a proximidade que os educadores e professores têm com as famílias, o PNL2027, através dos Programas Leitura em Vai e Vem e Já Sei Ler, convida-os à leitura diária com as crianças, a diversificar as obras disponíveis, a selecionar textos infantis de qualidade, a escolher outras que lhes agradem e que as incentivem, entusiasmem e ajudem a realizar um percurso evolutivo de leituras.
A concretização deste Programa e o seu impacto dependem do apoio de todos: direções dos agrupamentos, docentes, não-docentes e famílias.
(in, https://www.pnl2027.gov.pt/np4/file/2182/Orienta__es_Leitura_em_Familia.pdf)
Leitura em Vai e Vem
O PNL2027 disponibiliza um conjunto de orientações e materiais de apoio com vista à promoção do gosto e da prática da leitura nos Jardins de Infância e no seio das famílias.
Instruções do Diário de Leitura
Já Sei Ler
O PNL2027 disponibiliza materiais de apoio a situações de contacto sistemático com os livros que motivem e envolvam as crianças no gosto de ler e ouvir ler, nas salas de aula do 1.º ciclo e no seio das famílias.
Instruções do Passaporte do Leitor
LER COM AS IMAGENS
"Ler com as imagens" foi uma das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto "Ler + na Peneda Gerês", no ano letivo 2021-2022.
Fica a a conhecer melhor esta atividade, ciclando na imagem abaixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário