22/01/2018

“OS PAIS/MÃES TAMBÉM GOSTAM DE LER”

A Biblioteca Escolar lançou um desafio aos pais e encarregados de educação. Um desafio?
Sim! Os pais foram desafiados a dinamizar uma hora do conto para os seus educandos.

No dia 5 de março, a Joana Costa e uma voluntária de leitura (Ana Dias), mãe e prima de um aluno do Pré-Escolar da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo, colaboraram ativamente com a Biblioteca Escolar e dinamizaram um momento de leitura com a dramatização da história "A Carochinha e o João ratão" para as crianças do Pré-escolar da Escola Básica do Gerês e da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.




As mães e pais dos nossos alunos continuam a colaborar com a Biblioteca Escolar e a envolver-se na dinamização de sessões de hora do conto. Desta vez, a atividade foi dinamizada por uma mãe (Cristela Gonçalves) de um aluno do 2º ano da Escola Básica do Gerês, para todos os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica do Gerês, no dia 6 de março. A partir da história "A maior flor do mundo" foram abordados valores fundamentais para a formação da personalidade dos nossos alunos.




No dia 12 de março, três mães de alunos da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo,a Deolinda, a Paula e a Lurdes "deitaram mãos à obra" e o resultado foi fantástico... a apresentação de um teatro de fantoches do livro "O segredo da lagarta Serafina", para os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo e da Escola Básica de Valdosende.




Os alunos do 5º ano também gostam de ouvir as mães/ pais em momentos de leitura... Que o digam os alunos do 5º ano da Escola Básica de Terras de Bouro, que participaram numa sessão de leitura, no dia 15 de março, realizada por uma mãe (Carmo Cosme) de um aluno do 5º ano. A mãe apresentou um conto de Grimm - Rosa branca e rosa vermelha.




No dia 15 de março as crianças do Jardim de Infância de Chorense, de Carvalheira e de Moimenta "deliciaram-se" com uma dramatização da história "A horta do senhor lobo". A dramatização foi da responsabilidade de uma mãe de uma menina do JI de Moimenta, com a colaboração de uma voluntária de leitura (educadora Cristina da CPCJ).





 No dia 29 de janeiro, o sr. Romeu, pai de uma criança do Pré-Escolar da Escola Básica do Gerês dinamizou um momento de leitura aos alunos do Pré-Escolar da  Escola Básica do Gerês e da Escola Básica nº1 de Rio Caldo.
       A leitura incidiu sobre a história infantil "A Branca de neve e os sete anões" .



No dia 22 de janeiro, o sr. Jacob Alves, pai de um aluno da Escola Escola Básica de Valdosende dinamizou um momento de leitura para os alunos da Escola Básica do Gerês, da Escola Básica nº1 de Rio Caldo e Escola Básica de Valdosende.
       A leitura incidiu sobre o livro " Chico Fantástico, super herói de plástico", que serviu de mote para a abordagem do tema da reciclagem e da necessidade de preservação das florestas.






No dia 22 de janeiro, as senhoras Sandra Assis e Tela Lameira, mães de alunos do 5ºC,  dinamizaram um momento de leitura para os alunos do 5º ano da Escola Básica de Rio Caldo.  
        A leitura incidiu sobre o livro " Uma aventura no Gerês", livro este da autoria das referidas mães e outras mães de alunos da Escola Básica do Gerês.






 Os pais/mães dos nossos alunos continuam a colaborar ativamente com a Biblioteca Escolar, através do seu envolvimento na dinamização de sessões de leitura.
      No dia 18 de janeiro, a Srª Teresa Braga, mãe de uma aluna do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro proporcionou um momento de leitura aos alunos das duas turmas de 5º ano.
       A leitura incidiu sobre o livro "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas" e teve como objetivo sensibilizar, mais uma vez, os alunos para a importância da leitura.



13 de dezembro - "O menino que não gostava de ler" para os alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, dinamizada pela mãe Natascha Silva





23 de novembro - poema "Balada de neve" de Augusto Gil para os alunos da Escola Básica do Gerês.
      A mãe, com recurso a emojis, explorou as emoções com os alunos.





20 de novembro - "Os guardiões das florestas" para os alunos da Escola Básica de Valdosende e da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.
A mãe, ainda, presenteou os alunos com a canção "O livro é um amigo".





15 de novembro - "O Capuchinho verde", para os alunos do JI de Moimenta, JI de Chorense e JI de Carvalheira






13 de novembro - "Há fogo na floresta" para as crianças do Pré-escolar da Escola Básica do Gerês e Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.


Sem comentários:

Enviar um comentário