No “Dia Mundial da Poesia” foi colocado o “estendal literário” com poemas em francês, em inglês e em português, produzidos pelos alunos e em colaboração com o departamento de línguas.
O professor Manuel Adelino e os seus alunos deram voz à poesia, declamando poemas e mostrando várias imagens alusivas ao tema “liberdade” e “solidariedade”. Foi um momento informativo que impressionou todos os presentes, nomeadamente as imagens alusivas ao holocausto.
Posteriormente, desenvolveu-se a oficina da poesia, na BE, onde as turmas do 5º B e C elaboraram um “poema ladrão” através usam enxertos de vários poemas. Os textos construídos foram lidos pelos elementos da equipa, Cristina Martins e Carla Carvalho, ao som de música de fundo, para os alunos participantes na atividade. No final, a professora Sónia Coura, acompanhada à viola pelo professor João Ferreira, cantou “A pedra filosofal”. Foi um momento agradável e inesquecível, enriquecido pela colocação dos poemas no “estendal literário” pelos professores de Língua Portuguesa das turmas B e C do 5º Ano.
Para assinalar o “Dia mundial da poesia”, a professora Fernanda Oliveira, do Gerês, enviou-nos um poema da sua autoria.
Neste dia da leitura
Dedicado à poesia,
Faço versos, sai poema
De amor e de alegria,
Brinco com as palavras
Num carrossel de aventura
e de enorme fantasia.
Fernanda Oliveira - Gerês
Sem comentários:
Enviar um comentário