24/05/2017

"O MUNDO DAS HISTÓRIAS - HORA DO CONTO"

Os alunos do 3º, 4º e 6º ano ano do agrupamento , durante  mês de maio, participam mais uma vez na "hora do conto" e têm a oportunidade de "navegar" nas asas dos livros.
As obras exploradas são:
"As fadas" (Contos de Perrault, tradução de Maria Alberta Menéres) - 3º ano
"História com recadinho" (Luísa Dacosta) - 4º ano
- "Rosa, minha irmã Rosa" (Alice Vieira) - 6º ano




CONCURSO "NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS"

Ao longo do mês de maio, os alunos do 3º ciclo têm participado no Concurso "Nós lemos, nós sabemos" que incide em obras trabalhadas em contexto de sala de aula pelos professores de Português. 
A obra do 7º ano foi "O Cavaleiro da Dinamarca", a do 8º ano  foi "A Saga" e a de 9º ano foi "Auto da Barca do Inferno".
A atividade foi dinamizada com o recurso à ferramenta digital "Quizizz".



11/05/2017

Mês do coração

O mês de maio é o mês do coração.
As Bibliotecas Escolares em articulação com a UCC de Terras de Bouro e com a professora Emília Pinto de Ciências Naturais elaboraram cartazes e folhetos alusivos à temática.
Os cartazes foram afixados nas escolas e em diversos espaços da comunidade local.
Os diretores de turma e professores de Ciências Naturais, ao longo do mês, explorarão os conteúdos dos folhetos elaborados.



09/05/2017

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - Final Regional (Comunidade Intermunicipal do Cávado)

No passado dia 5 de maio decorreu na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela a final regional do Concurso Nacional de Leitura.

05/05/2017

MIÚDOS A VOTOS

Numa iniciativa inédita, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizaram a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens, foi dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje. O processo foi semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: houve recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos. Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderam junto dos colegas os seus livros preferidos – podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates…
A iniciativa foi aberta a todas as escolas que têm alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade e decorreu durante o ano letivo de 2016-2017. 
As eleições realizaram-se no dia 17 de março e os resultados destas eleições, que apuraram a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam, foi conhecido em abril, assinalando o Dia Mundial do Livro.
Eis os resultados: