07/05/2021

HORA DO CONTO - mês de Abril

      No mês de abril a equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou a todos os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos, mais uma vez, sessões de leitura. O objetivo central é despertar nos alunos o gosto pelos livros e pela leitura.

             “Mamã maravilha” para as crianças do Pré-Escolar da EB do Gerês, EB de Rio Caldo, de Moimenta, Chorense e Carvalheira. As crianças da EB do Gerês e EB de Rio Caldo realizaram a construção de uma flor para oferecerem às mães.


"O coelhinho branco”, para os alunos do 1º ano de escolaridade. Nas sessões além da leitura e exploração da obra, os alunos visualizaram um vídeo sobre a história e cantaram a canção “ Coelhinho branco”.


O príncipe com orelhas de burro”, para os alunos do 2º ano. No final das sessões, os alunos responderam a um pequeno questionário sobre a obra e elaboraram ilustrações.


Há fogo na floresta”, para os alunos do 3º ano e para os alunos do 4ºD. Os alunos do 3º ano da EB de Rio caldo, no final da sessão realizaram um Kahoot sobre a obra.

             “O gigante egoísta”, para os alunos do 4º ano da EB de Rio Caldo. No final das sessões, os alunos tendo por base a descrição do jardim do egoísta, elaboraram ilustrações desse mesmo jardim.


Se eu fosse”, para os alunos do 5º ano. No final das sessões, os alunos foram desafiados a usar a sua imaginação e escreverem pequenas frases sobre “Se eu fosse um instrumento, …”, “Se eu fosse um sentimento…”, entre outros. Além disso, elaboraram pequenas ilustrações sobre a obra.


O rapaz dos sapatos prateados”, para os alunos do 6ºA e 6ºB. No final das sessões, e à semelhança da personagem da história, os alunos foram “poetas” e escreveram pequenos poemas alusivos à Mãe. Os poemas foram, posteriormente, oferecidos às mães no dia da Mãe.


Apenas um desejo”, para os alunos do 6ºC. No final da sessão, foi realizada a atividade " desejos de cada aluno". 

Sem comentários:

Enviar um comentário