28/06/2021

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

 

LIVRO “AS NOSSAS RECEITAS”

No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, no dia 23 de Junho realizou-se uma sessão simbólica de apresentação do livro “As nossas receitas” e de entrega do mesmo aos alunos que para ele contribuíram.

O presente livro é o resultado de um desafio lançado pela equipa das Bibliotecas Escolares à comunidade educativa. A ideia do desafio – elaboração de uma receita original, resultou do tema do Mês Internacional das Bibliotecas escolares (MIBE) do ano de 2020 “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a Biblioteca escolar”.

Neste livro, o leitor poderá encontrar inúmeras receitas que serão uma ajuda para ser um melhor amigo, leitor, professor, aluno, irmã, filho, … e assim ser mais feliz e tornar a sua vida melhor!

25/06/2021

TERTÚLIA LITERÁRIA “O LIVRO DA MINHA VIDA”

             No dia 23 de junho realizou-se uma Tertúlia Literária subordinada ao tema “O livro da minha vida”.

Os alunos participantes foram os alunos do 10ºB, conjuntamente com a sua diretora de turma Ana Catarina Carvalho e a professora bibliotecária Teresa Brandão e Silva.

A tertúlia constituiu um excelente momento de diálogo em torno dos livros e da leitura e a troca e debate de ideias, nas quais os alunos participaram ativamente e deram o seu testemunho bastante enriquecedor!





LEITURAS DIFERENTES, LEITURAS IGUAIS

 

“O RATINHO MARINHEIRO”

 

No dia 16 de junho, a professora bibliotecária em articulação com a professora Teresa Sousa da Educação Especial, dinamizou uma sessão de leitura do livro “O ratinho marinheiro”, para as alunas do 7ºD, abrangidas pela Educação Especial.

Na sessão, foi apresentada a história e de seguida as alunas construíram um barco, semelhante ao utilizado pela personagem da história, e um ratinho.

A atividade contribuiu para proporcionar, mais uma vez, às alunas um momento de leitura, para desenvolver a motricidade fina das alunas e para sensibilizar para a importância dos livros e da leitura.



SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR


(Aprender com a BE)

“PROTEGER O PLANETA É O NOSSO DEVER”

O trabalho colaborativo e de articulação com o currículo, subjacentes à iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, culminou este ano lectivo com a dinamização da atividade “Proteger o planeta é nosso dever”.

A atividade teve como destinatários os alunos do oitavo ano de escolaridade e resultou do trabalho colaborativo entre a Biblioteca escolar e as professoras de Ciências Naturais.

Nas quatro sessões realizadas, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais, sobre a temática da preservação ambiental, através da realização de um Kahoot.

Os alunos que obtiveram melhores resultados no questionário on line aplicado foram: Zhifang Ye (8ºA), Simão Costa (8ºB), Gonçalo Gonçalves (8ºC) e Tiago Rocha (8ºD).

    A atividade contribuiu para, de uma forma lúdica e divertida, os alunos realizarem a revisão, consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais e para a sua sensibilização para a necessidade de adotarmos diariamente comportamentos que contribuam para a preservação ambiental do nosso planeta!






PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”


CONCURSO “A NOSSA TERRA EM PUZZLE”

 

        No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, foram elaborados puzzles com fotografias alusivas à vida animal e vegetal do Parque Nacional da Peneda Gerês. As fotografias foram cedidas, gentilmente, pelo professor José Luís Borges.

                Os puzzles são de três categorias e de graus de dificuldade distintos, de forma a adequar-se aos destinatários – crianças do Pré-escolar, alunos do primeiro ciclo e alunos do segundo ciclo.

Ao longo do mês de junho foram realizadas sessões com todos os grupos do Pré-Escolar e todas as turmas do primeiro e segundo ciclo do agrupamento, nas quais as crianças e alunos tiveram o desafio de completar os puzzles.

Nas sessões para os alunos do primeiro e segundo ciclo a atividade assumiu o carácter de um concurso. As equipas vencedoras foram as seguintes:

- Ana Júlia, Mónica Ferreira, Tânia Cunha e Francisco Costa (2ºJ)

- Clara Sousa, Margarida Sepúlveda, Rodrigo Freitas, Martim Afonseca, Diogo Silva, Gustavo Dias, Ana Peixoto (3ºC)

- Beatriz Martins, David Araújo, João Pereira e Micael Nunes (3ºE)

- Duarte Pinto, Alexandre Azevedo, Bernardo Campos, Matias Pimenta, Duarte Alves (3ºI).

- Clara Sousa, Maria Luísa Silva, Maria Silva, Inês oliveira, Maria Martins (4ºD)

- Vasco Landeira, Eduardo Landeira e Gabriel Pacheco (4ºG)

- Elisa Martins, Maria do Carmo Amaro, Joana Capela (6ºA)

- Cátia Soares, Mafalda Fernandes, Sara Pereira, Vera Pais, Delfina Silva (6ºB)


As sessões contribuíram para despertar a atenção, a concentração, a curiosidade e promover o trabalho em equipa e a cooperação das nossas crianças e alunos.




HORA DO CONTO - mês de Junho

       No mês de junho, a equipa das Bibliotecas Escolares, proporcionaram mais uma vez sessões de leitura, a todos os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos.

Não faz mal ser diferente” para as crianças do Pré-Escolar da EB do Gerês, EB de Rio Caldo, de Moimenta, Chorense e Carvalheira. Além da apresentação e exploração da história, as crianças aprenderam uma canção relacionada com o tema da história.



O elefante cor-de-rosa” de Luísa Dacosta, para os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade do agrupamento. A leitura do livro foi realizada com o recurso a um elefante construído para o efeito.

No final das sessões, os alunos resolveram uma “sopa de letras” e elaboraram uma ilustração da história.


Felismina cartolina e o João papelão” de Pedro Seromenho, para os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade do agrupamento. No final da apresentação da história, foi explorada a mesma, com enfoque para a necessidade de preservarmos o meio ambiente, através da separação do lixo e colocação nos respetivos ecopontos.

Os alunos, também, elaboraram ilustrações sobre a personagem da história – a Felismina cartolina.



A princesa da chuva” de Luísa Ducla Soares, para os alunos do 3ºE, da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro. Após a leitura e exploração da história, os alunos procederam à decoração da princesa.



O menino que não gostava de ler”, Susanna Tamaro para os alunos do 5º ano. Foi concluída a leitura e exploração da obra.


ET – o extraterrestre”. Na sessão de hora do conto, os alunos do 5ºC visualizaram o filme e, posteriormente, realizaram um Kahoot sobre o filme.


O rapaz dos sapatos prateados” de Álvaro Magalhães para os alunos do 6ºA e 6ºB. Foi concluída a leitura e exploração do livro.

A sessão na turma do 6ºC consistiu na realização de atividades práticas sobre os contos/ autores que foram abordados ao longo do ano: leitura de parágrafos,  cartas ao autor, desenhos, textos de opinião....



“LEITURAS À SOLTA”

     Nas sessões da iniciativa “Leituras à solta” das turmas 7ºA e 7ºB, foi realizada a conclusão da leitura do livro “O rapaz dos sapatos prateados”. No seguimento da história, os alunos elaboraram poemas.

    Nas turmas do 7ºC e 7ºD, foi realizada a atividade “Versos voadores”, que consistiu na construção de versos a partir de uma seleção aleatória de poemas, que lhes foi apresentada.

    Nas sessões das turmas do 8ºA e 8ºB, os alunos resolveram um quizizz sobre o texto poético e de seguida, foi realizada a leitura e exploração de um poema.

    Os alunos do 8ºC e 8ºD visualizaram o filme “O clube dos poetas mortos” e participaram num debate sobre o filme e temas abordados no mesmo.

    As sessões da iniciativa “Leituras à solta” contribuíram, mais uma vez, para o treino das competências de leitura e de escrita e, também para a partilha e troca de opiniões.

22/06/2021

“LER PARA VIVER MELHOR”

     No âmbito do projeto de leitura “Ler para viver melhor”, partilhámos mais um conjunto de sinopses/reflexões de obras literárias, elaboradas pelos alunos do ensino secundário.

09/06/2021

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

    Neste dia tão importante para nós portugueses, partilhámos dois poemas do escritor João Manuel Ribeiro.




04/06/2021

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

         Para comemoração do Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), o grupo disciplinar de Geografia organizou uma exposição nas Escolas EBS de Terras de Bouro e na EB de Rio Caldo.

As exposições são constituídas por cartazes elaborados pelos alunos do 9º e 12º ano, no âmbito da disciplina de Geografia, e que têm como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de proteger e preservar o meio ambiente do nosso planeta!

Os nossos alunos estão de parabéns, pois os cartazes construídos são muito apelativos e de excelente qualidade.



RECURSOS DOCUMENTAIS / JUNHO de 2021

 Partilhámos um conjunto de recursos documentais, disponíveis na Biblioteca Escolar da tua escola, para utilização na Biblioteca Escolar ou para requisição domiciliária.








NOVIDADES LITERÁRIAS DO MÊS DE MAIO

 Aqui estão as novidades que chegaram às Bibliotecas Escolares. Poderás requisitar para leitura na Biblioteca da tua escola e para leitura domiciliária.




DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

 No Dia Mundial do Ambiente, partilhámos este poema do escritor João Manuel Ribeiro.



02/06/2021

REVISTA “A CASA DO JOÃO”

        No separador “Leitura digital”, poderás consultar todas edições da revista “A casa do João” (doze edições).

        Partilhámos o número 12 da revista.



01/06/2021

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

     Neste dia partilhámos um lindo poema do escritor João Manuel Ribeiro e desejamos um Feliz Dia a todas as crianças!



28/05/2021

SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

(Aprender com a BE)

“VAMOS CONHECER A SOCIEDADE MEDIEVAL”

            O trabalho colaborativo e de articulação com o currículo, subjacentes à iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, continua a ser implementado no nosso Agrupamento de Escolas.

Foi dinamizada a atividade “Vamos conhecer a sociedade medieval”, para os alunos do sétimo ano de escolaridade” nos dias 20 e 27 de maio, fruto do trabalho colaborativo entre a Biblioteca escolar e as professoras de História.

Nas quatro sessões realizadas, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de História, sobre a sociedade medieval, através da realização de um Kahoot.

Os alunos que obtiveram melhores resultados no questionário on line aplicado foram: Ema e Dinis (7ºA), Cosme (7ºB), Luísa Barbosa (7ºC) e Sérgio Azevedo (7ºD).

A atividade contribuiu para, de uma forma lúdica e divertida, os alunos realizarem a revisão, consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de História.



SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

(Aprender com a BE)

“O RATINHO MARINHEIRO”

        No âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, foi dinamizada mais uma atividade de trabalho colaborativo e de articulação com o currículo.

A atividade resultou do trabalho colaborativo entre a Biblioteca escolar e as educadoras dos Jardins de Infância de Moimenta e Chorense.

A professora bibliotecária procedeu à leitura em voz alta da história “O ratinho marinheiro” de Luísa Ducla Soares, a qual foi sendo acompanhada pela sua exploração através de um diálogo bastante participativo das crianças.

No seguimento da atividade, as crianças, sob a orientação da professora bibliotecária, construíram ratinhos e barcos, idênticos ao utilizado pela personagem principal da história.

A atividade contribuiu para desenvolver nas crianças o gosto pelos livros, para sensibilizar para a necessidade de proteger os mares e oceanos e para construírem materiais apelativos e associados à história ouvida e explorada.




COMEMORAÇÕES DO DIA DA EUROPA

         No âmbito das Comemorações do Dia da Europa, realizaram-se várias atividades presentes no Plano Anual de Atividades do nosso agrupamento e da iniciativa do grupo disciplinar de Geografia. Ao longo do mês de maio, os alunos do 7ºano, 10º e 11ºano do Curso de Línguas e Humanidades participaram em atividades e realizaram um conjunto de trabalhos que deram origem a uma exposição no recinto escolar. Os alunos do 7ºano, elaboraram cartazes alusivos ao Dia da Europa, os alunos do 10ºB fizeram cartazes referentes às NUTS II do nosso território nacional e os alunos do 11ºA elaboraram cartazes informativos relativos aos apoios financeiros comunitários, quer à escala nacional, quer à escala local, ou seja, os fundos europeus aplicados em Terras de Bouro.

No mesmo âmbito, os alunos do 11ºA produziram vídeos sobre a União Europeia, onde abordaram a sua história com os seus diversos alargamentos, dando um particular enfâse à adesão de Portugal e às vantagens de se ser cidadão europeu. Destes vídeos, o melhor foi selecionado para ser premiado (com materiais cedidos pela Europe Direct de Barcelos) e apresentado aos alunos do 3ºciclo do Agrupamento nas aulas de Cidadania ao longo do mês de maio.

No dia 19 de maio, aquando a disciplina de Geografia A, os alunos do 11ºA dirigiram-se ao auditório da Câmara Municipal de Terras de Bouro para assistir a uma sessão de esclarecimento sobre os fundos europeus aplicados no nosso concelho.

        Também estiveram expostos e foram disponibilizados aos alunos materiais sobre a União Europeia e cedidos pela Europe Direct de Barcelos.



26/05/2021

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

         ENCONTRO, On-line, COM O ESCRITOR E ILUSTRADOR  PEDRO SEROMENHO

        No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, no mês de maio foram realizadas sete sessões, por videoconferência, com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho.

Os destinatários das sessões foram os alunos do 3ºC, 3ºE, 3ºI, 4ºG, 6ºA, 6ºB e 6ºC. No início das sessões, Pedro Seromenho realizou uma breve, mas entusiástica, apresentação da sua biografia e das suas novidades literárias.

De seguida, proporcionou aos alunos uma “viagem” por alguns dos seus livros – “O meu avô consegue voar” e “Porque é que os animais não conduzem?”.

Após a “viagem” pelo mundo dos livros, o escritor elaborou uma ilustração, em direto.

No final das sessões, os alunos, embora tímidos por ser uma sessão por videoconferência, participaram ativamente e colocaram questões muito interessantes ao escritor e ilustrador Pedro Seromenho.

Nas sessões, Pedro Seromenho proporcionou aos alunos uma “viagem” por mundos desconhecidos, e motivaram os alunos para a importância dos livros e da leitura.



Partilhámos a ilustração que a  aluna Carolina Antunes do 6ºC concebeu no seguimento do encontro online com o Pedro Seromenho.




25/05/2021

PLÁGIO E DIREITOS DE AUTOR

 


O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio.
                Assim, ao longo do mês de maio, e com o objetivo de homenagear os autores portugueses e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade e da necessidade de respeitar os direitos de autor, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou sessões para os alunos do 6º ano.

Nas sessões, os alunos foram alertados e sensibilizados para a necessidade de respeitarem os direitos de autor e evitarem o plágio.

 As sessões foram muito participativas, através da colocação de questões e dúvidas por parte dos alunos, e contribuíram para educar e sensibilizar os alunos para a necessidade de respeitarem os direitos de autor e evitarem o plágio.

“LEITURAS À SOLTA”

          Nas sessões da iniciativa “Leituras à solta” para os alunos do sétimo C e D de escolaridade, foi dinamizada a atividade " Palavras à solta". A actividade consistiu no seguinte: os alunos recortaram algumas palavras de um jornal ou revista e colocaram-nas num saco. De seguida, e à sorte, cada aluno tirou uma palavra de cada vez e a partir das palavras que foram saindo (e na ordem por que saíram), os alunos escreveram um pequeno texto em que as palavras se articularam e ofereceram um sentido possível.

Nas sessões das turmas do oitavo ano de escolaridade, foi realizada a leitura em voz alta do conto “Fronteira” do livro “Novos contos da montanha” de Miguel Torga. O conto retrata uma história de amor em tempo de contrabando.

As sessões da iniciativa “Leituras à solta” contribuíram, mais uma vez, para o treino das competências de leitura e de escrita e, também, para o desenvolvimento da criatividade.


HORA DO CONTO - mês de Maio

 À semelhança dos outros meses, neste mês de maio os elementos da equipa das Bibliotecas Escolares proporcionaram sessões de leitura, a todos os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos.

             “Os dedos” para as crianças do Pré-Escolar da EB do Gerês, EB de Rio Caldo, de Moimenta, Chorense e Carvalheira.

 

A princesa da chuva” para os alunos do 1º ano da EB de Rio Caldo e da EBS de Terras de Bouro e para os alunos do 3ºC da EBS de Terras de Bouro. Foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história. Aos alunos também foi apresentada a música “A chuva ping ping”.

   No seguimento das sessões, os alunos realizaram uma ficha de trabalho e procederam à decoração/pintura da princesa da chuva.

A menina gotinha de água” para os alunos do 1º e 2º ano da EB do Gerês, 2º ano da EB de Rio Caldo e 2º ano da EBS de Terras de Bouro. Na sessão da EBS de Terras de Bouro, foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história. Nas sessões da EB do Gerês e da EB de Rio Caldo foi apresentado aos alunos, um vídeo sobre a história.

No final das sessões, os foram construídos cartazes alusivos à história, com o seguinte contributo dos alunos: construção de frases sobre a importância da água e escritas em gotinhas de água ( “Se eu fosse uma gotinha de água…”).





O dia em que a mata ardeu” para os alunos do 2ºJ da EBS de Terras de Bouro. Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.


O ratinho marinheiro” para os alunos do 3ºE da EBS de Terras de Bouro. Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.

No final da sessão, os alunos procederem à construção de barquinhos, idênticos, ao da história.


The colors monster” para os alunos do 3ºI (EB de Rio Caldo) e 4ºG (EB do Gerês).

Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.

A leitura e exploração da história foi realizada com o recurso a monstros construídos para o efeito.

No final das sessões, foi oferecido a cada aluno um mini-book alusivo à história e aos sentimentos explorados na mesma. Os alunos tiveram como tarefas a pintura dos monstros e a ordenação das páginas do book de acordo com a história.


O gigante egoísta” para os alunos do 4ºD (EBS de Terras de Bouro) e 4ºG (EB do Gerês). Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.


O menino que não gostava de ler” para os alunos do 5ºA e 5ºB da EBS de Terras de Bouro. Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.


A menina dos livros” para os alunos do 5ºC (EB de Rio Caldo). Na sessão foi realizada a leitura e exploração da história.

No final da sessão, os alunos redigiram um resumo da história, tendo por base os seguintes tópicos: apresentação da personagem principal, acções da personagem, desenvolvimento e apreciação final.


O rapaz dos sapatos prateados” para os alunos do 6ºA e 6ºB (EBS de Terras de Bouro). Nas sessões foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.


O rapaz e o robot” para os alunos do 6ºC (EB de Rio Caldo). Na sessão foi realizada a leitura em voz alta, bem como a exploração da história.