13/06/2025

Era uma vez... a magia da leitura no 1.º ciclo!

Os alunos do 1.º ciclo embarcaram, mais uma vez, numa verdadeira viagem pelo mundo das histórias durante as sessões da Hora do Conto, realizadas ao longo do mês de maio.

Entre flores gigantes, meninos corajosos e animais em perigo, cada história foi uma porta aberta à imaginação, à escuta ativa e ao prazer de ler.

Estas sessões, dinamizadas com entusiasmo e criatividade, não só incentivaram o gosto pela leitura, como também fortaleceram o vocabulário e a compreensão dos nossos pequenos grandes leitores. Porque ler é sonhar de olhos abertos... e nas nossas escolas, os sonhos não têm limites!


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

11/06/2025

COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DE CAMÕES

Ao longo do mês de maio, a equipa das Bibliotecas Escolares celebrou os 500 anos do nascimento de Luís de Camões com muitas atividades criativas e divertidas!    Todos os alunos, desde os mais pequeninos do pré-escolar até aos finalistas do 12.º ano, participaram nesta grande homenagem ao poeta.

                Foi um mês especial, onde aprendemos mais sobre um dos maiores autores da nossa língua — e provámos que Camões continua bem vivo entre nós!

  Cicla nas imagens seguintes e consulta os ebooks das atividades.







#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro

“LER E PARTILHAR… COM A COMUNIDADE”

Foi com entusiasmo e curiosidade que os utentes do CACI de Souto participaram em mais uma sessão da Hora do Conto, no mês de maio. desta vez dedicada ao fascinante mundo das colheitas em países tropicais, como o Brasil e diversas regiões de África.

Os participantes embarcaram numa viagem sensorial pelos campos quentes e férteis destes países, onde o clima tropical e as temperaturas elevadas permitem colher frutas e legumes duas vezes por ano.

Durante a sessão, exploraram-se as diferenças entre os produtos típicos destas regiões e os cultivados em Portugal. As frutas exóticas como manga, papaia ou maracujá despertaram a atenção e a curiosidade dos utentes, que também ficaram a conhecer legumes pouco comuns no nosso país, mas muito presentes na alimentação de outras culturas.

Mais do que uma atividade de leitura, a sessão proporcionou um momento de partilha, aprendizagem e descoberta, promovendo a inclusão e o contacto com outras realidades culturais e ambientais.


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

09/06/2025

OS PAIS / MÃES TAMBÉM GOSTAM DE LER

 

Nas nossas Bibliotecas Escolares e salas de aula, os livros ganharam vozes especiais!

Mães que adoram ler aceitaram o desafio de, no mês de maio, partilhar histórias com os colegas dos seus filhos. Entre contos divertidos, aventuras mágicas e momentos de ternura, todos ficam de ouvidos bem atentos.

Foi uma atividade cheia de emoção, que aproximou famílias, alunos e professores — e mostrou que ler juntos torna tudo mais especial!

 

Cicla na imagem seguinte para acederes a um ebook e ficares a conhecer os momentos de leitura e partilha.


#rbe

#bibliotecas escolares

#aeterrasdebouro

05/06/2025

VOLUNTÁRIOS DE LEITURA DÃO VOZ A LUÍS VAZ DE CAMÕES

             No Dia do Autor Português, a escola ganhou uma nova energia: os Voluntários de Leitura trouxeram as palavras de Camões até nós, com emoção e alegria.

         Foram momentos especiais, cheios de poesia e sorrisos. Uma forma bonita de celebrar quem escreveu e quem gosta de ouvir — porque ler é partilhar!


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro


APANHADOS A LER… E A GOSTAR!

    Num tempo em que os ecrãs dominam o dia a dia, alguns dos nossos alunos continuam a surpreender tudo e todos: foram apanhados a ler — e de livre vontade!  

          Durante os intervalos, nas salas e até no recreio, os livros tornaram-se companhia constante. Afinal, quando a leitura é divertida, ninguém resiste a abrir um livro!



#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro


04/06/2025

PLÁGIO: COPIAR NÃO É APRENDER

             Hoje em dia, com a internet à distância de um clique, copiar trabalhos ou textos parece fácil. Mas atenção: o plágio é desonesto e tem consequências graves.

Plagiar é apresentar o trabalho de outra pessoa como se fosse teu. Além de ser injusto com quem se esforça, prejudica a tua aprendizagem. Quando copias, não desenvolves o teu pensamento, a tua criatividade ou a tua voz.

Na escola (e na vida!), o mais importante é crescer com aquilo que realmente sabes e consegues fazer. Usa fontes para te inspirares, sim — mas dá sempre o teu toque pessoal e respeita o trabalho dos outros.

Lembra-te: trabalhos originais mostram quem tu és. Copiar apaga-te.


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

PLÁGIO E DIREITOS DE AUTOR


Formação de utilizadores

Durante o mês de maio, os alunos do 6.º ano participaram em sessões de formação dedicadas aos temas do plágio e dos direitos de autor. Estas sessões tiveram como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de respeitar o trabalho dos outros e para o uso responsável da informação.


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro


CANTINHO DOS DESAFIOS CONTINUA A CONQUISTAR ALUNOS!

 

Na nossa escola, os tempos livres têm ganho um novo sabor graças ao divertido Cantinho dos Desafios, uma iniciativa da Biblioteca Escolar que continua a fazer sucesso entre os alunos!

Durante os intervalos ou nos momentos livres, muitos alunos dirigem-se com entusiasmo a este espaço especial, onde os esperam desafios variados — desde enigmas e quebra-cabeças, a jogos de lógica e perguntas curiosas. Cada desafio é uma oportunidade para pensar, aprender e, claro, divertir-se!

A adesão tem sido fantástica! É um verdadeiro momento de partilha, criatividade e boa disposição, sempre com o selo da Biblioteca Escolar.

O Cantinho dos Desafios está sempre a crescer e promete continuar a surpreender. Quem será o próximo a resolver o enigma do mês de junho?


#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro


20/05/2025

AS MINHAS SUGESTÕES – A TUA VOZ CONTA!

Já conheces a nossa caixa de sugestões na Biblioteca Escolar?

Agora tens um espaço só teu para partilhares ideias, opiniões e desejos!

Gostavas de ver novos livros ou jogos na biblioteca? Tens ideias para atividades diferentes ou achas que há algo que podemos melhorar? Então escreve a tua sugestão e coloca-a na caixa!

A tua opinião é importante. Juntos podemos tornar a biblioteca ainda melhor!

 

Onde? Na Biblioteca Escolar.

Como? Escreve a tua sugestão (anónima ou com nome) e coloca-a na caixa "As minhas sugestões"!

Participa e faz a diferença!



#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro

14/05/2025

AS NOSSAS ESCOLAS FORAM RECONHECIDAS!

Temos boas notícias para partilhar com toda a comunidade escolar!

As nossas escolas receberam diplomas de reconhecimento pela participação na final da 2.ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura da Cávado!

Este diploma é muito mais do que um papel — é o reflexo do empenho, da paixão pelos livros e do talento dos nossos alunos, que representaram com orgulho as suas escolas e mostraram que ler é mesmo uma fixe e divertido!

Parabéns a todos os participantes, professores e Bibliotecas Escolares que fizeram parte desta aventura literária. Que este reconhecimento seja mais um incentivo para continuarmos a ler, a aprender e a crescer juntos... uma página de cada vez!



#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro




NOVIDADES LITERÁRIAS CHEGARAM ÀS NOSSAS ESTANTES

             Atenção, leitores curiosos e caçadores de boas histórias! As Bibliotecas Escolares têm novidades fresquinhas que prometem conquistar todos os gostos — do suspense que prende até à última página, à fantasia que nos transporta para mundos incríveis, sem esquecer os romances e os livros que fazem rir e pensar ao mesmo tempo.

Se procuras uma nova aventura, um herói improvável ou simplesmente aquele livro que não consegues largar... ele pode estar à tua espera na biblioteca!

Vem descobrir os novos títulos que chegaram — talvez encontres o teu próximo livro favorito. A biblioteca está de portas abertas, com lugar reservado para ti e para a tua imaginação. E lembra-te: requisitar um livro é dar início a uma nova viagem!

Passa pela biblioteca. Escolhe. Lê. Sonha.



#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro


13/05/2025

ESCOLA A LER MAIS E MELHOR

 

MOSTRA LITERÁRIA

Neste mês de maio o tema da Mostra Literária são os Autores Portugueses.



10 MINUTOS A LER

Nas nossas escolas, os livros ganham ainda mais espaço! Todos os dias, durante 10 minutos, os alunos param tudo... e mergulham nas páginas de uma boa leitura.

Pode parecer pouco, mas estes 10 minutos estão a fazer uma grande diferença: mais concentração, mais imaginação, mais palavras novas e até mais calma no dia a dia!



VOU LEVAR-TE COMIGO! / LEVA-ME CONTIGO!



#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Uma língua, muitos mundos: celebrámos o Dia Mundial da Língua Portuguesa!

 

No dia 5 de maio, a nossa escola vestiu-se de palavras, cores e culturas para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa — uma língua que une continentes, histórias e milhões de vozes.

A Biblioteca Escolar, em colaboração com o Grupo Disciplinar de Português, preparou uma exposição especial dedicada aos países de língua oficial portuguesa. Foi uma verdadeira viagem sem sair do lugar: de Portugal a Moçambique, do Brasil a Timor-Leste, passando por Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe — descobrimos tradições, curiosidades, autores e muito mais.

Também foi apresentado aos alunos, nos espaços de convívio da escola, um vídeo sobre este dia.

Os alunos e professores foram convidados a mergulhar na diversidade cultural do universo lusófono, celebrando o que nos une: a língua portuguesa, rica em sons, sabores e sentimentos.

Foi um dia de descoberta, partilha e orgulho nesta língua que nos liga ao mundo. Porque falar português... é falar com o coração!


#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro


FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO DE LEITURA DO CÁVADO

 

No passado dia 9 de maio, a cidade de Barcelos recebeu a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da CIM Cávado — e o nosso agrupamento marcou presença com muito orgulho e entusiasmo!

Ao todo, 12 talentosos alunos representaram-nos com distinção: quatro alunos do 1.º ciclo, três do 2.º ciclo, quatro do 3.º ciclo e um aluno do ensino secundário. Cada um deles mostrou, mais do que conhecimentos, uma verdadeira paixão pelos livros.

Um destaque especial vai para o pequeno grande leitor Martim Antunes, do 1.º ciclo, que se destacou na prova escrita e teve a oportunidade de subir ao palco para enfrentar a prova oral. Que emoção ver um dos nossos a mostrar que a leitura também se vive... de microfone na mão!

Parabéns a todos os participantes pela coragem, dedicação e amor pelos livros.



#RBE

#RIBLPC

#BIBLIOTECASESCOLARES

#AETERRASDEBOURO


“É HORA DE LER… E ESCREVER”

Histórias que Saem das Imagens – Oficinas de Leitura e Escrita Encantam os alunos do 1.º Ciclo

 

A imaginação ganhou asas nas oficinas de leitura e escrita dinamizadas para todas as turmas do 1.º ciclo. No início deste terceiro período letivo os alunos mergulharam no mundo das palavras e deram vida a histórias surpreendentes – tudo a partir de imagens e capas de livros.

Com lápis na mão e criatividade a transbordar, cada grupo de alunos transformou simples figuras em narrativas mágicas.

Mais do que escrever, estas oficinas incentivaram os alunos a observar com atenção, a interpretar imagens e a dar asas à imaginação. As salas de aula e a Biblioteca Escolar encheram-se de entusiasmo e de pequenas grandes ideias, mostrando que ler e escrever pode ser tão divertido como brincar no recreio.

No final, ficou claro que cada imagem tem mil histórias à espera de serem contadas – e que cada criança tem um pequeno autor dentro de si, pronto para criar.



#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

02/05/2025

A LEITURA É IMPORTANTE PORQUE…

Alunos Partilham Testemunhos Inspiradores 

Num mundo cada vez mais acelerado, parar para ler pode parecer um luxo – mas para muitos alunos, é uma necessidade.

A Biblioteca Escolar deu voz aos alunos, que partilharam testemunhos emocionantes sobre o impacto que a leitura tem e tem nas suas vidas.

Para o Lucas Pimenta, do 9.º ano, a leitura “é importante porque permite-nos ensinar, aprender palavras novas para enriquecer o nosso vocabulário”.

Os testemunhos revelaram uma verdade comum: a leitura não é apenas uma atividade escolar, mas uma ferramenta de crescimento pessoal. Entre romances, contos, poesia e até bandas desenhadas, os alunos reforçaram que ler é aprender, sonhar, e às vezes, encontrar-se.

Esta partilha mostrou que, mesmo na era digital, os livros continuam a ter um lugar especial no coração dos nossos jovens alunos. Como disse a Valentina Lameiras, do 7.º ano: “A leitura é importante porque navegamos entre mundos durante os momentos em que lemos”.

            Cicla na imagem seguinte para aceder ao ebook com os vários testemunhos!



#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

SEMANA CULTURAL NA ESCOLA

A Biblioteca Escolar foi palco de grande animação durante a Semana Cultural, ao dinamizar um conjunto de atividades criativas que colocaram os alunos em movimento — física e mentalmente! Entre páginas, pistas e palavras, na escola e na Biblioteca Escolar viveram-se momentos verdadeiramente literários.

O "Peddy Paper Literário" levou os participantes a percorrerem os corredores da escola em busca de respostas escondidas em livros e enigmas.

Já na "Caça ao Livro", a emoção foi tanta que muitos alunos confessaram sentir-se verdadeiros detetives à procura de um tesouro literário.

E para terminar, nas "Vozes Literárias" os alunos deram vida às palavras, com importantes testemunhos que mostraram que a leitura, quando partilhada, tem ainda mais sabor.

Os alunos aderiram com entusiasmo, mostrando criatividade, espírito de equipa e, acima de tudo, um enorme gosto pelos livros e pela leitura. A Biblioteca Escolar agradece a todos os participantes e promete continuar a surpreender!


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

30/04/2025

“O MELHOR LEITOR”

         É com grande entusiasmo que anunciamos os alunos que se destacaram como os melhores leitores do segundo período letivo!

Com dedicação, curiosidade e muitas páginas viradas, eles mostraram que a leitura é uma verdadeira aventura!

E os nossos campeões da leitura são...

Tiago Lomba (turma 5ºA – Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro)

Duarte Machado Rodrigues (Turma 2ºB – Centro Escolar)

João Rodrigo Fernandes (Turma 2ºB – Centro Escolar)

Tiago Sousa Santos (Turma 2ºJ – Escola Básica de Rio Caldo)

Camila Rodrigues Costa (Turma 3ºH – Escola Básica do Gerês)

Daniel Campos (Turma 1ºG – Escola Básica do Gerês)

João Duarte (Turma 1ºG – Escola Básica do Gerês)

Estes leitores incansáveis não só devoraram livros, como também inspiraram os colegas a embarcar no mundo mágico da literatura. Parabéns!

A leitura abre portas para novas descobertas e conhecimentos. Por isso, convidamos todos os alunos a continuar a explorar histórias, viajar através das palavras e, quem sabe, entrar na próxima lista dos melhores leitores!

#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

14/04/2025

O POEMA ENCANTADO

         No mundo mágico das palavras, os alunos do 1.º Ciclo embarcaram numa aventura encantadora com a atividade "O Poema Encantado". Esta viagem literária teve como tema central o medo — um sentimento que todos conhecemos, mas que, com a ajuda da poesia, se torna mais fácil de entender e enfrentar.

Durante a atividade, foram explorados dois poemas alusivos ao medo, que serviram de ponto de partida para momentos de partilha, reflexão e muita criatividade. Entre rimas, metáforas e um toque de imaginação, os alunos deram voz às suas emoções, descobrindo que até os maiores medos podem ser "encantados" com palavras.

Com lápis na mão e o coração aberto, os alunos completaram os poemas, mostrando que a literatura, mesmo para os mais pequenos, é uma poderosa ferramenta de expressão e crescimento pessoal.

Foram momentos cheios de coragem, magia e poesia — onde os medos ganharam formas, nomes e, no fim, houve muitos sorrisos.



 #rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

SEMANA DA LEITURA 2025: UMA FESTA DE PALAVRAS E EMOÇÕES!

         A Semana da Leitura 2025 foi um verdadeiro mergulho no mundo dos livros! Ao longo de vários dias, alunos, professores e até as famílias embarcaram em atividades incríveis, celebrando o prazer de ler em todos os momentos e lugares.

Leituras Partilhadas – Os nossos Voluntários de Leitura deram voz à poesia, encantando colegas com belíssimos poemas sobre livros e leitura. Foi um momento mágico, onde as palavras ganharam vida e emoção!

Ler Sempre, Ler em Qualquer Lugar – Os alunos do 2.º ciclo envolveram os seus pais numa experiência única! Juntos, partilharam canções, dramatizações, pesquisas realizadas, criaram momentos especiais e mostraram que a leitura pode unir gerações.

Peddy Paper Literário – O desafio estava lançado! Com muita energia e espírito de equipa, os alunos do oitavo e nonos anos de escolaridade testaram os seus conhecimentos sobre livros através de desafios literários espalhados pela escola.

Caça ao Tesouro Literário – Com pistas misteriosas na mão, os nossos jovens detetives do sétimo ano de escolaridade, embarcaram numa aventura literária para descobrir títulos escondidos! Um jogo emocionante que provou que a leitura é sempre uma descoberta.

A Leitura é Importante Porque... – os nossos alunos refletiram sobre um tema essencial: por que é tão importante ler? E, com muita criatividade e entusiasmo, escreveram frases e textos inspiradores sobre o impacto da leitura nas suas vidas.

Foi uma semana cheia de entusiasmo, onde cada página virada foi um convite à imaginação. Porque ler é viver muitas vidas num só livro!

 

Cicla na imagem seguinte e acede ao ebook para ficares a conhecer melhor as atividades que foram dinamizadas!


 #rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

“SOU VOLUNTÁRIO DE LEITURA”

Durante a Semana da Leitura, a nossa escola encheu-se de poesia e emoção com a participação especial dos Voluntários de Leitura!

Estes alunos dedicados partilharam belíssimos poemas sobre livros e a leitura, espalhando inspiração por toda a comunidade escolar.

Com vozes cheias de entusiasmo e paixão pelas palavras, os nossos voluntários mostraram que ler é muito mais do que decifrar letras – é viajar, sonhar e sentir!

Cada leitura partilhada foi um convite para mergulhar no mundo dos livros e descobrir o poder da literatura.

Um enorme obrigado aos nossos Voluntários de Leitura por tornarem esta semana ainda mais especial!


            #rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

11/04/2025

DIA MUNDIAL DA SAÚDE ORAL

            O nosso Agrupamento de Escolas celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral, que se comemora a 20 de março, com uma atividade especial!

Em parceria com as senhoras enfermeiras da UCC de Terras de Bouro, todas as turmas (do Pré-Escolar ao ensino secundário) participaram em curtas sessões educativas onde aprenderam a importância de cuidar bem dos dentes e da boca. Afinal, um sorriso saudável começa com bons hábitos!

Durante estas sessões, os alunos descobriram dicas essenciais para manter a higiene oral em dia, como escovar os dentes corretamente, evitar excesso de açúcar e visitar o dentista regularmente.

E como surpresa, cada aluno recebeu um marcador de livros especial, para nunca se esquecer de que ler faz bem à mente, assim como escovar os dentes faz bem à saúde!

Vamos continuar a sorrir com saúde!



            #rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

BIBLIOFILME

 

No dia 4 de abril, as nossas bibliotecas transformaram-se em verdadeiras salas de cinema com a atividade Bibliofilme!

Os nossos pequenos espectadores, todas as crianças do Pré-escolar, assistiram a um vídeo inspirador sobre o meio ambiente e descobriram como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença no Planeta Terra.

Mas a diversão não parou por aí! Depois do filme, as crianças deram música ao conhecimento, aprendendo uma canção animada sobre a importância da reciclagem. Com muita energia e entusiasmo, cantaram sobre reduzir, reutilizar e reciclar.

Esta atividade não só proporcionou um momento educativo e divertido, como também ajudou a despertar nas crianças um maior sentido de responsabilidade ecológica. Afinal, o futuro do planeta começa com as pequenas ações de hoje!


#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterrasdebouro


ESCOLA A LER MAIS E MELHOR

 

MOSTRA LITERÁRIA

Nos meses de março e abril, o tema da Mostra Literária foi a poesia.


 MINUTOS A LER

As turmas continuam a dedicar 10 minutos diários à leitura.

Mas primeiro, há que escolher o livro de entre tantos que as Bibliotecas Escolares disponibilizam!!


VOU LEVAR-TE COMIGO! / LEVA-ME CONTIGO!


#rbe
#bibliotecasescolares
#aeterras de bouro


“VOU LER AOS MEUS AMIGUINHOS”

        Partilha de leituras entre as turmas da Escola Básica do Gerês, no dia 3 de abril.

Os alunos da Turma 1ºG (1º e 2º anos de escolaridade) realizaram a leitura e a exploração oral da história "O Coelhinho Tremeliques" de Kes Gray.



#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

10/04/2025

MOMENTOS DE LEITURA / HORA DO CONTO

No mês de março e abril, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou sessões de hora do conto para todas as crianças do Pré-escolar do nosso Agrupamento.

A história apresentada e explorada foi “A viagem da abelha”.

Cicla na imagem seguinte e visualiza o vídeo da atividade!



#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

 

“OS PAIS / MÃES TAMBÉM GOSTAM DE LER”

Nos meses de março e abril, várias mães e pais das crianças do Pré-Escolar e do 1º ciclo realizaram sessões de leitura, nas quais compartilharam histórias, contos e livros com os seus filhos num ambiente acolhedor e inspirador.

Com esta iniciativa, pais e mães mostraram que o amor pelos livros pode começar em casa, tornando-se um legado valioso para as futuras gerações. E a expectativa é de que a iniciativa motive cada vez mais famílias a incluírem a leitura no dia a dia dos seus filhos.

Clica nas imagens...








 

#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro




“LER E PARTILHAR… COM A COMUNIDADE”

        No dia 19 de março foi dinamizada mais uma atividade para os utentes do CACI de Souto, na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

“APANHADOS A LER”

            Mais uma vez tivemos o prazer de testemunhar um momento inspirador: os nossos alunos foram surpreendidos imersos na leitura.

Num mundo cada vez mais digital, é gratificante vê-los dedicando-se ao hábito da leitura, ampliando os seus horizontes e enriquecendo os seus conhecimentos.

Que este entusiasmo pelos livros continue a crescer e a transformar vidas!"





#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro


“SER PROFESSOR. CONTAR COM A BE”

(APRENDER COM A BE)

No mês de março o trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os vários Grupos Disciplinares, no âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE” contemplou a realização da atividade “Mulheres na História” em articulação com a disciplina de Educação para a Cidadania.


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro


HISTÓRIAS DA AJUDARIS 2025

Histórias da Ajudaris é um projeto de empreendedorismo e inovação social, que anualmente centenas de crianças de todo o país escrevem histórias para ajudarem outras crianças. Os textos dos alunos são publicados num livro e todos os intervenientes no projeto recebem um certificado de participação!

Em sala de aula e na Biblioteca Escolar, os nossos alunos do 2º ciclo criaram textos alusivos ao tema proposto pela iniciativa Histórias da Ajudaris 2025 – Os valores.

Vamos viajar pelo mundo dos textos?

Só tens de ciclar na imagem e folhear o ebook.


#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro


04/04/2025

CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA DO CÁVADO

FASE MUNICIPAL

No dia 3 de abril realizou-se a Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado do concelho de Terras de Bouro.

Na parte da manhã, trinta e oito alunos dos quatro ciclos de ensino realizaram a prova escrita, na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, e na parte da tarde seis alunos de cada ciclo prestaram a prova oral no Auditório Municipal.

Os alunos que irão representar o nosso Agrupamento de Escolas no dia 9 de maio, em Barcelos, na fase intermunicipal do concurso são:

1º ciclo – Lucas Alves Santos (Escola Básica do Gerês), Maria Inês Ribeiro Pires Gonçalves (Escola Básica de Rio Caldo), Martim Machado Antunes e Vitória Simões Lisboa (Centro Escolar).

2º ciclo – Maria Leonor Rodrigues Oliveira (5ºA), Gabriel Martins Campos (5ºB), Guilherme Manuel Silva Rodrigues (6ºA) e Miguel Araújo Antunes (6ºA).

3º ciclo – Diogo Silva (7ºB), Dylan Sousa (8ºD), Hugo Eduardo Coelho Leitão (9ºA) e Pedro Miguel Dias Faria (9ºA).

Secundário – Filipe José da Silva Alves (10ºA), Maria do Carmo Coelho Amaro (10ºA), Samuel Guedes Alves (10ºA) e Simão Cosme Costa (12ºA).

Mutos parabéns a todos os alunos!




#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro

#semanadaleitura