21/12/2020

Votos de um Santo e Feliz Natal


 

LENDA DE SÃO NICOLAU (PAI NATAL)

     Nicolau, filho de cristãos abastados, nasceu na segunda metade do século III, em Patara, uma cidade portuária na Turquia.

    Conta-se que foi desde muito cedo que Nicolau se mostrou generoso.

    Quando os pais de Nicolau morreram, o tio aconselhou-o a viajar até à Terra Santa. Durante a viagem, deu-se uma violenta tempestade que acalmou rapidamente assim que Nicolau começou a rezar. Ao voltar de viagem, decidiu ir morar para Myra, doando todos os seus bens e vivendo na pobreza.

    Quando o bispo de Myra da altura morreu, os anciões da cidade não sabiam quem nomear para bispo, colocando a decisão na vontade de Deus. Na noite seguinte, o ancião mais velho sonhou com Deus que lhe disse que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte, seria o novo bispo de Myra. Nicolau costumava levantar-se cedo para lá rezar e foi assim que, sendo o primeiro homem a entrar na igreja naquele dia, se tornou bispo de Myra.

    A ele atribuem-se vários milagres, tornando-se popular em toda a Europa, conhecido como protetor dos marinheiros, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças. É o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação das crianças.

    Transformou-se assim numa figura lendária que distribui prendas na época do Natal, visto em vida gostar de dar, principalmente às crianças mais desfavorecidas.

    Esta imagem, tal como hoje a vemos, teve origem num poema de 1823 de Clement Clark More, intitulado “Um relato da visita de S. Nicolau”, que este escreveu para as suas filhas. Não como erradamente é difundido, ter sido inventada pela Coca-Cola. Embora a sua publicidade ao longo do século XX tenha contribuído para reforçar essa imagem.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – FASE ESCOLA

Resultados

Após a realização das provas, sobre as obras selecionadas para cada ciclo de ensino, os alunos que representarão o nosso agrupamento na fase seguinte do concurso são:

- 1º ciclo (Duarte Pinto – EB de Rio Caldo; José Pedro – EB do Gerês; Maria Martins – EBS de Terras de Bouro; Vasco Landeira – EB do Gerês).

- 2º ciclo (Alexandre Soares – 6ºA; Bernardo Carvalho – 5ºC; Eduarda Silva – 5ºA; Simão Rocha – 5ºC).

- 3º ciclo (Ana Sofia Tinoco – 9ºB; Inês Madureira – 7ºA; Jorge Teixeira – 7ºD; Margarida Rocha – 7ºD).

- secundário (João Fernandes – 10ºB; Mariana Rodrigues – 10ºB; Mónica Palhares – 11ºA; Mónica Simões – 10ºA)


MARATONA DE CARTAS 2020 (AMNISTIA INTERNACIONAL)

     A equipa das Bibliotecas Escolares apela a toda a comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais, famílias...) a assinar os apelos deste ano: seis casos de pessoas que perante as injustiças que se cruzaram no seu caminho, tiveram a coragem de erguer a sua voz. Por serem corajosos, foram presos, estão a ser injustamente acusados ou correm risco de vida. Agora, é a nossa vez de não ficarmos em silêncio.

    É muito fácil assinar estes casos. Basta aceder ao seguinte link 

                          https://www.amnistia.pt/vencemosjuntos/

e preencher os campos solicitados. É importante não esquecer de inserir o código exclusivo do nosso agrupamento (YXWA).



EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 A APS (Associação Portuguesa de Seguradores) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo a defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros. A Associação tem vindo a publicar um conjunto de livros – coleção “Seguros e Cidadania”, que podem ser consultados no site da APS ou aqui no blogue. Os livros da coleção têm Fichas de Debate, para apoio aos Professores na discussão de temas de Educação Financeira.

Armadilha Digital

Catástrofes

Catástrofes e Grandes Desastres

Aquecimento Global

Encontro Acidental

O Risco Espreita

Talvez uma App

O Risco Espreita

Um Perito em Busca da Verdade

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA” - Conto de Natal

     No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, foi dinamizada uma sessão de leitura alusiva ao Natal, no dia 14 de dezembro, para os alunos do 5º ano da Escola Básica de Rio Caldo.

    A sessão de leitura foi dinamizada pela professora e contadora de histórias Estefânia Surreira, na qual realizou a leitura e exploração de dois contos de Natal “Sonho de neve” de Eric Carle e “As prendas do rei Leão”, do livro “As mais belas fábulas africanas” de Nelson Mandela.

    Além da leitura dos contos, foi realizada a exploração dos mesmos através do diálogo e a realização de uma pequena atividade de escrita sobre o conto “Sonho de neve”.

    Os alunos mostraram-se bastante interessados e participativos na sessão, tendo a atividade contribuído para proporcionar aos alunos o conhecimento de dois novos livros e para a sua sensibilização sobre a importância da leitura.


PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

 Oficina de Leitura e Escrita “Rosa, minha irmã Rosa”

    No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, foi dinamizada uma oficina de leitura e escrita criativa da obra “Rosa, minha irmã Rosa” de Alice Vieira , no dia 14 de dezembro.

    A oficina foi realizada pela professora e contadora de histórias Estefânia Surreira e teve como destinatários os alunos do 6º ano da Escola Básica de Rio Caldo.

    No início da sessão foi realizada uma breve apresentação da autora Alice Vieira e a exploração do título do livro.

    De seguida, foi realizada a leitura de alguns excertos do livro, através dos quais os alunos ficaram a conhecer a história de uma forma geral. À medida que foi realizada a leitura, foi realizada a abordagem de variadas temáticas – a família, a relação entre irmãos, a necessidade de aceitação de cada um. A referida abordagem foi realizada através do diálogo, tendo-se observado uma excelente intervenção dos alunos da turma.

    A atividade contribuiu para que os alunos conhecessem mais uma obra do Plano Nacional de Leitura e para o debate de questões tão atuais.

HORA DO CONTO

     No mês de dezembro a equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou a todos os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos, mais uma vez, sessões de leitura. O objetivo central é despertar nos alunos o gosto pelos livros e pela leitura.

    “A pequena árvore de Natal” para as crianças do Pré-Escolar da EB do Gerês e da EB de Rio Caldo.


    “Uma prenda de Natal” para as crianças do Pré-Escolar de Moimenta, Chorense e Carvalheira.



"A dieta do Pai Natal”, do livro “Histórias de Natal” para os alunos do 1º ciclo da EB de Rio Caldo.



“Tu é que és o Pai Natal?”, para os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade da EBS de Terras de Bouro.



“A oficina do Pai Natal”, para os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade da EBS de Terras de Bouro.




“O menino Nicolau e os amigos”, para os alunos do 5ºC da EB de Rio Caldo. A professora que dinamizou a atividade procedeu à leitura do primeiro capítulo do livro e, de seguida, os alunos escreverem um texto dando continuidade à história e dando “asas à imaginação”. No final da sessão, os alunos partilharam com os colegas o “seu final da história” e foi-lhes apresentado o final original da história.



“O espírito de Natal”, do livro “A árvore das histórias de Natal” para os alunos do 5º ano da EBS de Terras de Bouro.



“A menina dos fósforos”, para os alunos do 6º ano.





“LEITURAS À SOLTA”

     No mês de dezembro, nas sessões da iniciativa “Leituras à solta” para os alunos do sétimo e oitavo ano de escolaridade, foi lançado aos alunos um desafio de escrita.

    O desafio foi “O meu desejo de Natal…”, em que os alunos colocaram no papel os seus desejos, as suas vontades para o Natal que se aproxima.

    A atividade contribuiu para a reflexão individual de cada um dos alunos e para o treino das competências de escrita.

    Os desejos de Natal dos alunos serão compilados num ebook a divulgar oportunamente aqui no blogue, mas deixamos alguns desejos dos nossos alunos:

    “Ter a família toda reunida”. (Filipa Leitão, 10ºB)

    “Que os meus avós possam vir à minha casa”. (Carolina Pires, 7ºB)

    “Ser feliz”. (Ana Santos, 10ºB)

    “O meu desejo de natal é ter saúde, ter comida e ser feliz com a minha família”. (Diogo Silva, 9ºD)

MOSTRA LITERÁRIA “NATAL”

     No mês de dezembro o tema da “Mostra literária” foi o Natal.

    Assim estiveram expostos nas Bibliotecas Escolares o fundo documental, existente nas mesmas, alusivo ao Natal.

    O objetivo da iniciativa é a divulgação do fundo documental das Bibliotecas Escolares e a sensibilização dos nossos alunos para a importância da leitura.




LEITURAS DIFERENTES, LEITURAS IGUAIS

                                                          “A DIETA DO PAI NATAL”

    No dia 10 de dezembro, a professora bibliotecária em articulação com a professora Teresa Sousa da Educação Especial, dinamizou uma sessão de leitura do livro “A dieta do Pai Natal”, para as alunas do 7ºD, abrangidas pela Educação Especial.

    Na sessão, foi apresentado o conto e de seguida as alunas procederam à decoração de um pinheirinho de Natal.

    A atividade contribuiu para proporcionar às alunas o conhecimento de uma história relacionada com a época natalícia e para desenvolver a motricidade fina das alunas.

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

Oficina de Leitura e Escrita “A viúva e o papagaio”

    No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, foram dinamizadas oficinas de leitura e escrita criativa da obra “A viúva e o papagaio” de Virginia Woolf , no dia 11 de dezembro.

    As oficinas foram realizadas pela professora e contadora de histórias Estefânia Surreira e tiveram como destinatários os alunos do 5º ano da EBS de Terras de Bouro.

    As sessões iniciaram-se com uma breve apresentação da autora Virginia Woolf e explicadas as circunstâncias em que foi escrito o conto “A viúva e o papagaio”. De seguida, foi realizada a leitura integral do conto (na turma do 5ºA) e a leitura de dois excertos, no caso da turma 5ºB, uma vez que já haviam realizado a leitura da obra em contexto de sala de aula.

    Após a leitura, foi realizada a exploração oral da obra e os alunos resolveram um conjunto de questões sobre o conto.

    Nas oficinas de leitura e escrita criativa observou-se um excelente interesse e empenho dos alunos e as mesmas contribuíram para um maior conhecimento da obra e para a consolidação de conhecimentos adquiridos nas aulas de Português.



OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os alunos da turma D do 8º ano da Escola Básica de Rio Caldo, no âmbito da disciplina Educação para a Cidadania, elaboraram trabalhos alusivos aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Podes consultar os trabalhos aqui:

Trabalhos dos alunos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


09/12/2020

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

 Oficina de Leitura e Escrita “Trinta por uma linha”

    No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, estão a ser dinamizadas oficinas de leitura e escrita criativa da obra “Trinta por uma linha” de António Mota, ao longo deste mês de dezembro.

    As oficinas são realizadas pela professora e contadora de histórias Estefânia Surreira e têm como destinatários os alunos do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e os alunos do 3º e 4º ano das Escolas Básica de Rio Caldo e do Gerês.

    As oficinas iniciam-se com a exploração do título, da capa e de algumas ilustrações do livro. De seguida, é realizada a leitura dramatizada de alguns contos do livro “Trinta por uma linha”, com a colaboração ativa e entusiástica dos alunos! De seguida, os alunos realizam uma atividade de escrita tendo por base o conto “Os ratos das botas”.

    As oficinas têm contribuído para o conhecimento de mais uma das obras do Plano Nacional de Leitura, para a sensibilização dos alunos para a importância da leitura e para o treino das competências de escrita.





“A CAROCHINHA E O JOÃO RATÃO” – livro de atividades

 (Projeto Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita)

No seguimento das oficinas de leitura e de escrita da obra “A Carochinha e o João Ratão”, dinamizadas por Estefânia Surreira, para os alunos do 3º ano no mês de novembro, foi oferecido a cada aluno um livro com um conjunto de atividades alusivas à obra.

O livro contém inúmeras atividades e diversificadas que contribuirão, sem dúvida, para aplicação dos conhecimentos adquiridos durante as oficinas realizadas, e para o desenvolvimento de capacidades de leitura, escrita e atenção de forma lúdica!

A impressão dos livros foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Terras de Bouro, no âmbito do projeto Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita.




“VAMOS LER CIÊNCIA”

     Para comemoração do Dia Mundial da Ciência, que se comemora a 24 de novembro, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou a iniciativa “Vamos ler ciência”.

    A iniciativa contou com a colaboração dos professores do 2º, 3º ciclos e secundário, que nos dias 25 e 26 de novembro procederam à leitura em voz alta do poema “Lágrima de preta” de António Gedeão e “A queda das pedras” (um excerto do livro Física Divertida, de Carlos Fiolhais), nas suas turmas.

    A atividade possibilitou a comemoração da data de uma forma simples, mas ao mesmo tempo enriquecedora, já que recorreu-se à leitura de textos apelativos e relacionados com a ciência.



“LEITURAS À SOLTA”

Nas sessões das turmas de 7º ano, foi apresentado aos alunos o poema “Abecedário maluco” de Luísa Ducla Soares. E, tendo em conta o referido poema, os alunos inventaram e escreveram o abecedário de nomes da sua turma.

    As sessões com os alunos do 8º ano contemplaram a exploração da informação paratextual do livro “A bicicleta que tinha bigodes” de Ondjaki e a leitura do primeiro capítulo do livro. De seguida, os alunos realizaram uma atividade de escrita – “Ajuda o menino a escrever a história fantástica para ele/tu ganhar a tal bicicleta que tanto anseia”.

    Mais uma vez, as sessões contribuíram para motivar os alunos para a leitura e para o treino das capacidades de escrita!

“JE CONNAIS LES VERBES”

(Ser Professor. Contar com a BE / Aprender com a BE)

     No final do mês de novembro, a equipa das Bibliotecas Escolares e a professora de Francês, Balbina Dias, dinamizaram a atividade de articulação “Je connais les verbes”.

    Após a lecionação dos verbos Être, Avoir e os verbes do primeiro grupo (verbos terminados em ER) nas aulas da disciplina de Francês, os alunos resolveram resolveram um conjunto de questões sobre os conteúdos referidos.

    A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e o grupo disciplinar de Francês. Por outro lado, possibilitou aos alunos a aplicação de conhecimentos adquiridos nas aulas e a consolidação desses mesmos conhecimentos.

RECURSOS DOCUMENTAIS / Dezembro de 2020

 A equipa das Bibliotecas Escolares, para o mês de dezembro, apresenta as seguintes sugestões de leitura:








20/11/2020

“NÓS LEMOS. NÓS SABEMOS” – “A OVELHINHA PRETA”

 (Ser Professor. Contar com a BE / Aprender com a BE)

    A iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE” continua…

    O trabalho de articulação da Biblioteca Escolar com a professora do 1º ano da EBS de Terras de Bouro, Carmo Cosme, resultou na dinamização da atividade “Nós lemos. Nós sabemos!”, para os alunos do 1º ano.

    Na sala de aula da turma, a professora bibliotecária realizou a exploração da capa do livro“A ovelhinha preta” com os alunos da turma. De seguida, procedeu à leitura da obra tendo por base o livro e uma apresentação interativa e foi realizada a exploração da obra, através do diálogo com os alunos.

    Posteriormente, foi apresentado à turma o vídeo “Caminho da lã”, no Youtube, que explica o processo desde a tosquia, à lavagem da lã, secagem, desembaraçamento, cardação, fiação, tingimento das meadas de lã, e por fim, através de desenhos e da combinação de cores, a lã é levada ao tear para se tornar um tapete.

    Depois os alunos, responderam a um breve questionário sobre a obra. os alunos que conseguiram melhor resultado foram

- Sandro Antunes

- João Carlos Rocha

- Sara Lopes

- Azaria Simões

    Por fim, mas não menos importante, foi realizada uma atividade de expressão plástica, na qual os alunos concluíram a construção de uma ovelha, ou branca ou preta, conforme o gosto de cada um.

    A atividade contribuiu para a exploração de uma obra da Educação Literária, para o treino da capacidade de atenção e concentração, para conhecimento do processo/caminho da lã, para a promoção de valores estéticos e abordagens lúdicas e para o desenvolvimento do controlo da motricidade fina, condição necessária para a aprendizagem da escrita.

CONCURSO “NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS”

 Ser Professor. Contar com a BE (Aprender com a BE)

    No mês de novembro realizou-se mais uma atividade de articulação da Biblioteca Escolar com a professora titular de turma do 1º e 2º ano da Escola Básica de Rio Caldo.

    Após ter sido realizada, em contexto de sala de aula, a leitura e exploração das obras “A ovelhinha preta” (1º ano) e “A girafa que comia estrelas” (2º ano), os alunos participaram na atividade concurso “Nós Lemos, Nós Sabemos”. A atividade consistiu na realização de um questionário sobre a obra.

    Os vencedores foram: - Lucas Guedes Alves (1º ano)

- Luís Fernandes (1º ano)

- Diogo Ferreira (2º ano)

- Leonor Silva (2º ano)



DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

     Aprovada a 20 de novembro de 1959 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Declaração dos Direitos da Criança é uma carta, adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece os direitos e liberdades atribuídos às crianças, com o objetivo de lhes proporcionar o bem-estar e uma infância feliz e segura. Assim, os governos de todos os países que assinaram esta carta estão obrigados a fazer leis de forma a garantir que estes direitos são respeitados.

    Para comemorar esta data, a equipa das Bibliotecas Escolares organizou uma exposição com ilustrações dos direitos das crianças, cuja pintura foi realizada pelos alunos do 5º ano.