20/11/2020

“NÓS LEMOS. NÓS SABEMOS” – “A OVELHINHA PRETA”

 (Ser Professor. Contar com a BE / Aprender com a BE)

    A iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE” continua…

    O trabalho de articulação da Biblioteca Escolar com a professora do 1º ano da EBS de Terras de Bouro, Carmo Cosme, resultou na dinamização da atividade “Nós lemos. Nós sabemos!”, para os alunos do 1º ano.

    Na sala de aula da turma, a professora bibliotecária realizou a exploração da capa do livro“A ovelhinha preta” com os alunos da turma. De seguida, procedeu à leitura da obra tendo por base o livro e uma apresentação interativa e foi realizada a exploração da obra, através do diálogo com os alunos.

    Posteriormente, foi apresentado à turma o vídeo “Caminho da lã”, no Youtube, que explica o processo desde a tosquia, à lavagem da lã, secagem, desembaraçamento, cardação, fiação, tingimento das meadas de lã, e por fim, através de desenhos e da combinação de cores, a lã é levada ao tear para se tornar um tapete.

    Depois os alunos, responderam a um breve questionário sobre a obra. os alunos que conseguiram melhor resultado foram

- Sandro Antunes

- João Carlos Rocha

- Sara Lopes

- Azaria Simões

    Por fim, mas não menos importante, foi realizada uma atividade de expressão plástica, na qual os alunos concluíram a construção de uma ovelha, ou branca ou preta, conforme o gosto de cada um.

    A atividade contribuiu para a exploração de uma obra da Educação Literária, para o treino da capacidade de atenção e concentração, para conhecimento do processo/caminho da lã, para a promoção de valores estéticos e abordagens lúdicas e para o desenvolvimento do controlo da motricidade fina, condição necessária para a aprendizagem da escrita.

Sem comentários:

Enviar um comentário