26/06/2012

Ler ao Entardecer

A atividade “Ler ao Entardecer”, subordinada à temática «O poema da minha vida», visou a partilha de leituras e reflexões que promovessem o gosto pela leitura e pudessem contribuir, de algum modo, para o desenvolvimento literário da Comunidade Escolar. A leitura faz parte da vida! Embora não percebamos, cada um de nós vive a leitura do mundo que nos cerca. A leitura a partir da partilha oral faz-se através da convivência na família, na escola e na sociedade. Neste contexto somos autores de nossa própria história e para fazer reviver o que existe na memória coletiva, nada melhor do que ler poemas, pois ao narrar um poema o docente/não docente reativa uma gama de leitores que vêm do início do desenvolvimento do ser humano até os nossos dias. São exatamente as vozes dos narradores de poemas/contos que fazem perpetuar tantos poemas/contos da tradição oral.

Esta atividade foi elaborada, afixada, divulgada por correio eletrónico e impressa num convite, da autoria gráfica do docente Emanuel Cruz e Carla Carvalho (elementos da equipa das bibliotecas), o qual mereceu elogios de todos. Aconteceu em horário pós-laboral na EBS de Terras de Bouro (às 18.15m) e em horário de almoço (às 13.30m) na EBS de Rio Caldo, novidade este ano, e efetuou-se nos espaços das Bibliotecas. Nos espaços físicos das BE, reorganizados de forma mais informal (na qual colaboraram ativamente as funcionárias das bibliotecas Anabela e Cristina Barbosa), foram instalados equipamentos multimédia (com a afincada colaboração do senhor Caniço e Cristina Barbosa), montadas uma mostra de livros de poesia portuguesa, do fundo documental das BE, de autores clássicos e de autores atuais, alguns da região e da própria terra, mostra essa decorada com arranjos florais. Foram também colocadas telas (previamente preparadas e ilustradas pela docente Celeste Rebelo) para registo das intervenções dos declamantes, e, criada uma zona para convívio e prazer/proveito gastronómico (elaboração pelos alunos do curso profissional Técnico de Restauração – Restaurante/Bar e pelos participantes).

Participaram 52 personalidades nesta atividade (33 docentes - do pré-escolar ao Secundário) 12 não docentes, 4 alunos do EFA, o Presidente da Câmara Dr. Joaquim Cracel Viana, a Vereadora da Educação Dra. Liliana Machado e o Técnico Luís Pinho.

Esta atividade foi animada por uma sessão musical promovida pelo par Luís Pinho/Sónia coura e Carla Carvalho/Ana Isabel Pereira, marcada pela boa disposição e descontração num ambiente informal, numa verdadeira partilha do prazer da leitura. Algumas das declamações foram acompanhadas de música e/ou apresentação power point tal como o próprio «cenário da atividade», destaque para a participação da docente Carla Carvalho, que além de fazer a apresentação da atividade, ler o seu poema também cantou “No Teu Poema”. Seguiu-se o registo do título e autoria dos poemas declamados pelos participantes tal como a identificação dos declamantes em tela preparada para o efeito; a qual foi exibida na Feira Pedagógica e será posteriormente afixada no espaço das BE. Por fim, em ambiente de agradável conversa, saborearam-se as «iguarias» confecionadas pelos alunos do curso profissional Técnico de Restauração – Restaurante/Bar e/ou trazidas pelos participantes.

Em modo de conclusão é importante referir que estavam previstas mais participações de docentes e não docentes, as quais por razões diversas não se verificaram, ora pelo horário ora por ser sexta-feira/início de fim de semana ora por ser fim do período letivo/fim de ano, possibilidades estas que não limitaram o sucesso da atividade “Ler ao Entardecer”. O objetivo de cada participante – partilhar e sentir o seu poema – foi cumprido com êxito.


Ler ao entardecer na EBS de Terras de Bouro
  


  
  





 

 Curso profissional Técnico de Restauração – Restaurante/Bar






Ler ao entardecer na EBS de Rio Caldo




Sem comentários:

Enviar um comentário