31/12/2012

Desafios lançados  no  decorrer da Feira do Livro 2012
Na BE  de Terras de Bouro realizaram-se algumas atividades com os alunos que visitaram a feira, nomeadamente:
- No dia 3 de dezembro comemorou-se o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. Foi uma atividade dirigida aos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, inserida na realização da Feira do Livro. Assim, num primeiro momento foram mostradas imagens de pessoas com deficiência em vários contextos (na escola, no trabalho, a praticar desporto…), num segundo momento, os alunos ouviram uma música para introduzir a história que iriam ouvir em seguida: “O pequeno trevo” – um trevo que nasceu diferente dos outros trevos e que, por isso, vivia triste, amargurado e discriminado.
Por último, foi pedido aos alunos a elaboração de um desenho que ilustrasse a história que ouviram, para expor na biblioteca, sendo os três melhores premiados. Ei-los:

 
 - A oficina de escrita, com a atividade “Educar o pensamento” realizada em articulação com os docentes dos 5ª anos Susana Pinto e Filipe Gomes, a qual consistia em dar asas à criatividade e imaginação segundo a frase iniciada “Ler é…” e “O Amor é…”. A votação foi  no espaço da BE, com as frases numeradas num expositor e colocadas numa caixa selada.
Contados os votos, aqui ficam os vencedores:
1º prémio: frase nº 30, com 36 votos
2ºprémio: frase nº 4 com 13 votos
3º prémio: frase nº 19 com 11 votos
As frases eleitas pelo público são:
Nº30 - “Ler é … Aprender na nossa mente, imaginar, voar, descobrir novos mundos.”
Quévin Bica, nº 2 - 5ºB
Nº4 - “Ler é… descobrir sonhos e encantos, saborear a magia das estrelas, conhecer corações e paixões. Ler é ver aquilo que está por detrás de cada coração.”
Maria João, nº 18 – 5ºB
Nº19 - “Ler é … um sonho que começa desde pequenino e que acaba quando alguém encantar a fantasia das personagens.”
Inês Araújo, nº 7 – 5ºB

- Durante esta semana também foi feita uma atividade com as turmas dos 4ªanos da EB1 de Terras de Bouro, onde os alunos ficaram a conhecer as zonas funcionais da BE da EBS, como estava organizada e os recursos/equipamentos que oferece. Durantes estas visitas os alunos expuserasm as suas dúvidas e falaram de como estava esta BE esquematizada. Desta forma foi-lhes pedido uma planta da BE. O resultado foi engraçado pois foi visivel a dificuldade da maior parte dos alunos em fazer uma planda ou um esquema do espaço da BE. De forma a incentivá-los atribuíu-se um premio à melhor planta. Aqui está ela:


 
 

Sem comentários:

Publicar um comentário