15/01/2021

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

 SESSÕES “CAMÕES E OS LUSÍADAS”

    No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, estão a ser realizadas neste mês de Janeiro, sessões alusivas ao poeta Camões e à obra “Os Lusíadas”.

    A oradora das sessões é a professora e contadora de histórias Estefânia Surreira e tem como destinatários os alunos do 9º ano de escolaridade do agrupamento.

    Nas sessões foi realizada uma breve introdução sobre o poeta Luís de Camões, destacando-se a biografia do poeta, contextualização da época em que viveu e o contexto familiar do poeta.

    Relativamente à obra literária “Os Lusíadas”, a oradora contou a “lenda da gruta de Camões”, explicou o significado da palavra “Lusíadas”, realizou uma breve apresentação da epopeia, destacando a estrutura externa, o plano/tema central, o herói e o objectivo da obra.

    No final das sessões, a oradora realizou a leitura de um excerto do episódio do Adamastor.

    As sessões contribuíram, inequivocamente, para o conhecimento do poeta Luís de Camões e para alguns aspetos relevantes relativamente à obra “Os Lusíadas”, que os alunos vão ler e analisar no contexto das aulas da disciplina de Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário