23/04/2021

DIA DA LIBERDADE – 25 de Abril


 

" O grande símbolo do 25 de abril, é o cravo. E que melhor símbolo para uma revolução pacífica do que esta linda flor que, ainda por cima, é vermelha e verde, as cores da bandeira nacional? O que talvez nem toda a gente saiba é a origem dos cravos colocados no cano das armas dos soldados que fizeram o 25 de abril.

A história é bonita e simples:

Uma senhora trabalhava numa empresa que ia comemorar um ano de atividade no dia 25 de abril. Tinham-na mandado comprar muitos cravos para a festa de aniversário. Nesse mesmo dia, pela manhã, quando a senhora chegou à empresa, já a revolução estava na rua e os patrões disseram-lhe para levar os cravos, pois, se ficassem ali, murchavam. –

A senhora trouxe consigo um grande molho de cravos e, quando encontrou os chaimites a subir para o Carmo, perguntou a um soldado:

– Vocês estão aqui a fazer o quê?

Eles explicaram que iam prender o Marcelo Caetano.

E um soldado perguntou:

– A senhora, não tem um cigarrinho?

– Não tenho cigarros, mas tenho cravos – disse a senhora.

E foi dando os cravos aos soldados, que os puseram nos canos das armas. Depois, disso, muitos cravos apareceram.

Muita gente foi buscar cravos e os soldados ficavam todos felizes por trazerem o sinal de alegria na lapela. E no cano das armas. "

 

José Fanha, Era uma vez o 25 de abril

 

            Visualiza o vídeo seguinte para compreenderes melhor o que foi o 25 de Abril:



Partilhámos também "O Tesouro", uma maravilhosa história que explica de forma exemplar o que aconteceu no dia 25 de abril de 1974. Porque a liberdade é um verdadeiro tesouro...



Sem comentários:

Enviar um comentário