27/04/2021

“LEITURAS À SOLTA”

     No mês de abril, nas sessões das turmas A e B do sétimo ano de escolaridade, foi realizada a leitura em voz alta do primeiro capítulo do livro “O rapaz dos sapatos prateados”, que aborda a questão da personagem da história querer ser poeta. De seguida, os alunos ouviram a música “A minha mãe” de António de Variações. Tal como a personagem da história, os alunos foram poetas por alguns momentos e construíram um poema para o Dia da Mãe.

     Nas sessões da iniciativa “Leituras à solta” para os alunos do sétimo C e D de escolaridade, foi dinamizada a actividade " Palavras à minha maneira". Os alunos inventaram dez palavras e respetivos significados, como se constassem no dicionário.

     Nas sessões das turmas do oitavo ano de escolaridade, nos alunos realizaram a audição da biografia da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen e resolução de um exercício de compreensão oral. Posteriormente, foi realizada a leitura e exploração do conto "O silêncio" da poetisa, no contexto da liberdade e do 25 de abril. A atividade foi finalizada com uma mini exposição das obras literárias da poetisa.

     As sessões da iniciativa “Leituras à solta” contribuíram para o treino das competências de leitura e de escrita e, também, para o desenvolvimento da criatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário