27/04/2021

 PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA

“O PRÍNCIPE NABO “ e “A FLORESTA”

     No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, foram realizadas no dia 26 de abril, sessões alusivas às obras da Educação Literária “O príncipe nabo” e “A floresta”. A oradora das sessões foi a professora e contadora de histórias Estefânia Surreira.

     A sessão alusiva à obra “O príncipe nabo” teve como destinatários os alunos do 5ºC e a sessão iniciou-se com a exploração do título da obra e a ilustração da capa do livro e foi apresentada a biografia da autora Ilse losa. De seguida, foi explicado aos alunos em que consiste o texto dramático e apresentada a estrutura externa da peça. No decorrer da sessão foi também realizada a exploração, oralmente, do primeiro ato da peça, tendo por base os conhecimentos prévios dos alunos. A sessão foi concluída com a reconstituição oral do primeiro.

     A sessão sobre a obra “A floresta” foi destinada aos alunos do 6ºC, tendo sido iniciada com a apresentação da biografia da autora Sophia de Mello Breyner Andresen e a exploração do título da obra.      De seguida, foi realizada a leitura, em voz alta, de vários excertos da obra e promovido um debate tendo por base um conjunto de questões. Para uma melhor compreensão da obra, foi apresentada uma síntese da mesma. No segundo momento da sessão foi realizada uma oficina de escrita, na qual os alunos, tendo por base, um dos excertos lidos, tiveram de dar continuidade à história. A sessão foi finalizada com a partilha oral dos textos produzidos pelos alunos. As sessões contribuíram, inequivocamente, para o conhecimento de mais duas obras literárias, para o treino da leitura e da escrita e para o desenvolvimento da criatividade e imaginação!

Sem comentários:

Enviar um comentário